Artigos Qual é a do Old Dragon Aprimorado?

Publicado em dezembro 13th, 2017 | por Caio Romero

Qual é a do Old Dragon Aprimorado?

Tela dividida: este texto de um lado e o pdf mais lindo do mundo do outro. Ao som de Reign In Blood, a ideia é conferir essa obra fodástica que o Dan Ramos da Redbox Editora cedeu pra gente e, ao mesmo tempo, registrar as minhas primeiras impressões do jeito que rolar. “Novo Old Dragon?”, “Old Dragon Aprimorado?”, chame como quiser! Tá por fora? Então prepare-se!

Com lançamento rolando na CCXP, essa belezinha já está entre nós! É o novo Livro Básico do “RPG de aventuras clássicas de fantasia” (como descrito na capa, agora dura, moh dahora) mais querido do Brasil! Tô puxando sardinha não. É que é bom mesmo. Jogo Old Dragon já faz um tempo, participo dos Old Dragon Days anuais e não poderia deixar de falar desse tomo, colorido, de capa dura… Coisa linda de ver!

Cores em Old Dragon?

Mas vamos ao que interessa! A capa, sem conferir muito, aparentemente é como a de antes, mesma ilustração e tal. Na sequência: cores! “Ah, Caio, mas Old Dragon tem de ser preto e branco, é old school e blá blá…”. Ó, não tem que ser nada não! Tá lindo assim, coloridão. Tanto que nem precisa gastar saliva nesse assunto – e na seção “O que é um RPG old school” não há nada sobre a obrigação de ser preto e branco [plaquinha do sarcasmo levantada]. Vai por mim, as artes estão bacanudas demais! Logo na introdução você já entende o porquê das cores. :)

Do começo…

Já no sumário dá pra notar que tiveram um cuidado bacana pra que o livro fique fácil de manusear e encontrar TUDO. Exatamente. O sumário ganhou mais uma página e cada seção é detalhada com várias subseções que não existiam nas impressões anteriores. O texto está mais espaçado e tá bem de boa de se localizar. Sem falar que o a5 é vida! Por ser menorzinho, a agilidade com o livro físico na mão é sensacional.

Altas mudanças assim! :D

Ah, lembra que eu falei da seção de introdução? CARA, a arte coloridona de agora é baseada na arte das impressões anteriores! Não tinha me dado conta disso e só posso dizer que tá LINDO DEMAIS! Antes que me esqueça, um detalhe importante e muito interessante: a diagramação de duas colunas de antes não existe mais. Vou mentir não, eu gosto do texto em colunas, porém, no formato a5 que é menor, não achava bacana. Penso que ficou melhor assim.

Tá organizadinho o conteúdo?

Enquanto os trovões de Raining Blood rolam no meu fone de ouvido, percebo que na seção de Atributos, em vez de uma tabela para cada atributo, há a descrição de cada um deles. Há também uma tabela roubando uma página dupla, que resume o funcionamento de todos os atributos. Achei isso bem bacana. As tabelas individuais de atributo de antes podem causar alguma confusão em jogadores iniciantes, o que não é problema agora.

Em resumo, é aí que queria chegar: o conteúdo do livro, numa primeira bisbilhotada, parece estar mais organizado. Ponto positivo registrado! Outra coisa muito show são as caixas de ajuda que aparecem ao lado do texto. A nova diagramação permite que esses textos de auxílio realmente auxiliem! Fora que a paleta de cores tá muito gostosinha de ver: várias páginas ostentam boxes e tabelas coloridas suavemente pra deixar a parada toda funcional e bonitona. Sem falar que todas as páginas possuem uma marcação na lateral da seção atual. Do tipo “Capítulo 1 • Atributos”, por exemplo, o que só melhora o lance da funcionalidade.

Personagens e sexualidade

Geral já falou disso no Facebook, mas é um assunto que nunca é demais e tem de entrar em pauta sempre! Os caras fizeram questão de destacar as questões de gênero e sexualidade (num daqueles boxes coloridões que eu citei) e só merecem os parabéns por isso.

Detalhes atualizados nas classes

De cara, dá pra notar que algumas coisinhas foram alteradas. Quer um exemplo? A tabela de afastar morto-vivo do Clérigo. Aparentemente, tá mais de boa pra entender e parece não haver mais distinção quanto ao tipo de morto-vivo. Acho show, se pá era meio desnecessário mesmo. Parece que o foco agora são os dados de vida do morto-vivo.

Já que tô falando do Clérigo, vou nem contar muito, mas agora rola até um panteão maroto com trocentas divindades. Na boa, sinto cheiro de cenário e só acho lindo. Legião? Só o futuro dirá! Ou já disseram algo e eu perdi. :/

Outro exemplo de mudança pra melhor é a alteração feita nos Talentos de Ladrão. Ao que tudo indica, “Mover-se em silêncio” e “Esconder-se nas sombras” agora são “Furtividade”. Além disso, tem mais coisas diferentes que nem vou entrar em detalhes aqui.

Old Dragon “Aprimorado” mesmo! x)

Ah, as ilustrações! Muita referência às artes antigas pode ser encontrada. Na seção do Ladrão tem uma arte que acho sensacional e é praticamente uma versão aprimorada da arte antiga. Só surpresa boa até agora quanto à arte. Sério, sem exagero, tá muito legal.

E as regras? Tá tudo bem explicado?

Como eu disse, a diagramação já ajuda muito na organização do conteúdo. Mas, olha, o conteúdo em si também teve melhorias. Um exemplo é o trecho que explica a Jogada de Proteção. O modo como era escrito nas impressões mais antigas poderia confundir facilmente a galera que tivesse um primeiro contato com o livro. Agora tá bem melhor explicado, com destaques no texto, exemplos nas caixas de ajuda e o caramba a quatro pra ajudar a compreender tudo que é mecânica.

Mais uma vez, as ilustrações são um show a parte. O capítulo 5, sobre os Equipamentos, com as tabelas e artes coloridas está muito organizado. Nesse ponto eu não tenho mais dúvidas de que a nova diagramação só ajudou nisso.

Falando em tabelas, a parte com a listagem dos itens gerais está diferente. Em vez de trocentos itens juntos numa tabela só, agora há uma divisão entre os itens gerais que compõem cada kit: básico, explorador, ladrão… além de propriedades, moedas e outras coisinhas mais.

Aventurando-se

No capítulo seguinte, o “Aventurando-se”, dá pra ver que as regras de Capacidade de carga foram alteradas. Sem checar muitos detalhes, só de ver a tabela dá pra ver que teve alteração pra melhor.

A página com as ilustrações simulando os tipos de visão tá muito mais bacana colorida. Precisa nem dizer, bem melhor pra descrever como funciona Visão no Escuro, ou a luz proporcionada por uma vela ou tocha. As cores deram uma mão boa aqui.

O funcionamento das portas secretas e armadilhas também mudou. Além dos dados de seis faces, agora você também rolará dados de dez ou doze faces, dependendo da situação ou raça do seu personagem.

Hora da porrada: o combate

Passando o olho pelo capítulo, notei que parece haver um erro na tabela de Ajuste de situação. Nada que vá estragar sua experiência: na verdade um +2 no lugar de um -2 no modificador de “Outro grupo atento”. Alguém estava desatento aqui e também no escudo do mestre antigo (que também tinha esse errinho), tanto que o escudo do mestre novo está certinho.

A iniciativa mudou. Agora ela é jogada com 1d20+DES só uma vez, no início do combate. Na real, não sei se gostei disso. Eu gostava da iniciativa “presa” ao tipo de ação que você quer fazer, mudando a cada rodada, rolando d10 e somando algo relativo à ação pretendida.

CHEGOU!!!
Neste exato momento, enquanto faço esse texto, chegou o meu Old Dragon “Aprimorado” físico! Tinha encomendado com um primo que foi na CCXP e… tá aqui, na mão! Desculpa, gente. Até pra não estender muito, a resenha vai ficar por aqui. x)

Não tinha hora melhor pra chegar! :D

 

No geral, a primeira impressão com o material tá bem bacana! Agora é por na mesa, juntar a galera e rolar os dados. :D

Perdão pela interrupção brutal e perdão também por não mostrar mais imagens do interior do livro. Na verdade, evitei integrar ao post imagens que ainda não foram divulgadas abertamente pela editora. Sei que, na live de anúncio, o livro foi folheado praticamente inteiro, mas não me atrevi a estragar a sua surpresa ao folhear o livro assim como eu estou fazendo agora! No mais, fica na boa que mais e mais coisas legais vêm por aí! Siga a gente no Facebook, no YouTube, que por hoje é só.

Tags: , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Mochileiro de palavras, músico de brincadeira, ilustrador de passatempo, RPGista de carteirinha e mestre Pokémon das antigas.



Voltar ao Topo ↑