RPG

Publicado em agosto 17th, 2016 | por Rafa Almeida

Abismo Infinito: um jogo de horror psicológico no espaço

É o quarto milênio e as missões espaciais se tornaram uma necessidade desde que a Terra deixou de ser um bom lugar para viver e fundar colônias em planetas desconhecidos se tornou uma necessidade.

Você faz parte de uma equipe de astronautas se dirigindo à lugares distantes na galáxia para exploração e pesquisa e, enquanto a espaçonave desliza entre as camadas do universo rumo ao ponto programado da missão, você está dormindo em uma câmara de contenção e animação suspensa.

Mas, é quando você acorda que os problemas começam …

Para qualquer fã de Star Trek, ou do aclamado clássico Perdidos no Espaço, esse sistema se torna não apenas opcional na estante, mas uma obrigatoriedade. Abismo Infinito é o vencedor do concurso Faça Você Mesmo, criado pela Secular Games em 2011, com arte de John Bogéa, mesmo ilustrador de Terra Devastada e foi lançado aqui no Brasil pela RetroPunk Publicações (está fora de estoque, mas dá pra achar em alguma loja online). Um jogo de horror psicológico em que os protagonistas (jogadores), são astronautas, distantes no espaço, perdidos e  lidando com uma trama de pesadelos e manifestações de seus medos.

maxresdefault

O jogo vem com livro, cd e escudo do mestre

Com um sistema bem simples, pequeno e muito leve, Abismo Infinito traz “Call Of Cthulhu” para aventuras espaciais. Neste sistema o personagem não evolui como em outros tantos sistemas de RPG, ele começa na verdade em seu ápice de sanidade mental e força física, assim como jogos da Arkham Files como Eldritch Horror ou Mansion of Madness. No decorrer do jogo, ao enfrentar os perigos, vão se degenerando tanto sua saúde física quanto mental. Os atributos do jogo refletem isto e são divididos entre Ferimentos (saúde física), Medo Particular (sanidade) e Sonolência. Há também âncoras que são coisas que o prendem à realidade e se perdidas levam o personagem a completa loucura.

Os personagens são astronautas incumbidos desta missão, que vão viajar em naves espaciais com as mais altas tecnologias que o ser humano é capaz de construir, como motores de dobra, Inteligência Artificial desenvolvide e androides plenamente funcionais, desafiando os limites do espaço, do tempo e da realidade.

Existe um equilíbrio bem aparente. Quanto mais âncoras o personagem tem, mais dados ele pode rolar para determinar um sucesso em algum desafio imposto pelo narrador. Quanto mais âncoras o personagem possui, igualmente maior é o número de medos pessoais e sonolência que são justificados pelo maior conhecimento e esforço despendido para realizar a ação (mais dados). Basicamente durante o jogo você deve escolher se vai ficar mais ferido (o que pode levar o personagem a morte), mais sonolento (que pode levar a uma catatonia ou estado vegetativo), ou mais apavorado de medo (que pode levar à loucura).

Âncoras são as motivações que o personagem tem para um dia retornar a Terra, ou algo que ele espera encontrar depois desta missão. Resumidamente é a esperança do personagem, obviamente que quanto mais motivado, mais desejo de viver ele tem e menos motivado (menos âncoras), menos desejo de continuar existindo.

Voltando ao horror psicológico, os personagens entrarão em contato com seus medos e fobias, indo de encontro ao que sempre acreditaram, e ao que consideram possível ou não de existir. O jogo se desenrola em uma narrativa com basicamente três estágios, o sendo que o último deles, a Redenção, pode nunca acontecer. O primeiro estágio é o Despertar, quando a realidade começa a se mistura à fantasia, e o horror do desconhecido se instaura, levando todos a sentir medo constante. O segundo estágio é o Inferno, aqui as manifestações tomam forma, literalmente atingindo o físico ou sanidade dos personagens, e uma das maravilhas desse sistema é que leva a coletividade ao extremo, pois mesmo que um personagem passe por todos os estágios pode acabar preso a outro personagem não redimido. A Redenção acontece quando o personagem se redime, enfrenta seus medos, vence e retorna para casa, por isso, caso o jogo não termine, pode não acontecer.

Abismo-Infinito

As ilustrações conseguem nos levar ao universo sombrio similar de Alien ou Dead Space

Abismo Infinito é um jogo tenso e maravilhoso em que os personagens lutam por uma causa maior, lidando com seus medos, buscando uma forma de sobreviver e de preferência ajudando os outros membros da tripulação a fazerem o mesmo, e quem sabe um dia voltar para voltar para casa, o planeta Terra.

Recomendo a todos esse sistema, vale a pena ter em sua prateleira, não apenas para coleção, pois é um sistema inovador que consegue nos levar a uma espécie de experiência social. Espero que tenham gostado. Curtam nossa página no Facebook e fiquem por dentro das novidades!

Tags: , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑