RPG

Publicado em agosto 3rd, 2016 | por Rafa Almeida

Chopstick: violência e corrupção em Chinatown

“Quando você decide entrar na Yakuza, você se torna um soldado de um exército. Você passa por um ritual tradicional, troca-se xícaras de saquê com um chefe, então ele lhe diz que é seu pai, e você é filho dele”.

Ykeushi (Yakuza)

Inspirado nos filmes chineses de artes marciais e ação da década de 80 e 90 (e também 60 e 70 com o mestre Bruce Lee), além de games de luta e beat’em ups (em que o personagem atravessava a cidade inteira esmurrando malfeitores), o jogo de interpretação CHOPSTICK (nome em inglês dos tradicionais “pauzinhos” japoneses, conhecidos como hashi) mostra toda violência e intriga vivenciada no submundo de Chinatown. Nele poderemos interpretar um membro da Yakuza, ou da Tríade, um policial corrupto ou um apenas um morador jogado ao meio de todo o caos e guerra de gangues.

Chopstick-kit-incenso

O pacotão para quem participou do financiamento

Chopstick: Corrupção e Violência em Chinatown é um RPG do estúdio Flying Ape, idealizado por Igor Moreno e Guilherme Nascimento. O jogo utiliza o sistema de regras FATE em sua composição mais simples, o Fate Acelerado (nós já falamos sobre ele e você pode conferir AQUI). O jogo conseguiu completar com sucesso seu financiamento coletivo e deve estar chegando para todos seus apoiadores em breve e depois para venda nas lojas.

Em Chopstick, os personagens se encontram em Chinatown, onde devem sobreviver. A cidade está dominada por gangues como a Yakuza, a Tríade e a Gangpae Coreana. A força policial é corrupta e o povo vive a mercê da violência, do medo e da extorsão. Os personagens lutarão contra esse sistema opressor, ou podem agravar o sistema se filiando a uma das gangues.

Mesmo sabendo que Chopstick utiliza o sistema Fate Acelerado, ele difere em alguns pontos, que tornam o sistema mais imersivo e único, principalmente na criação de personagens, rolagem de dados e combate.

Na criação de personagem é necessário distribuir os atributos considerando os três pilares das artes marciais. Corpo, mente e espírito. A ficha é batizada de “Dossiê Criminal” e não tem valores de atributos, tornando mais imersivo o sistema. Este dossiê inclui família, ofício, laços criminosos e toda história do personagem.

Chopstick-(12)

Algumas fichas de personagens personalizadas

Existem três modos de jogo distintos, modos estes que estamos sempre acostumados a ver em filmes, seriados e jogos orientais. Seriam eles um cenário mais realista (Estilo Gritty), em que ferimentos podem ser em sua maioria mortais ou no mínimo extremamente devastadores. Narrativa de ação (Estilo Action) como nos filmes de Jackie Chan ou Jet Li (atores orientais famosos por suas atuações em filmes de artes marciais), que possui lutas incríveis, fugas e correria. E por fim, o estilo fantástico (Estilo Wire-fu), em que os personagens podem ser lutadores incríveis com poderes divinos, dominando a arte marcial em sua forma mais poética e perfeita como no filme “O Tigre e o Dragão”.

GRITTY: no estilo gritty uma abordagem dominada fornece um bônus de +1 e uma não dominada não confere bônus algum. Já o destaque soma +2 às rolagens e o defeito confere um modificador de -1.

ACTION: no action uma abordagem dominada fornece um modificador de +2 e uma não dominada confere +1. O destaque do personagem tem um bônus de +3 e o defeito não confere bônus algum.

WIRE-FU: já no estilo wire-fu as abordagens dominadas conferem um bônus de +3 e as não dominadas +2. O destaque adiciona +4 às rolagens, enquanto o defeito confere apenas +1.

Outra inovação  está nos dados rolados. No lugar dos quatro dados Fate/Fudge utilizados tradicionalmente no sistema, entram os dados orientais. Estes possuem os numerais 4 e 1 pintados de vermelho e por conseguinte trazem mecânicas diferenciadas inspiradas em jogos de azar, especialmente o dado mentiroso (吹牛) e o sic bo (骰寶). Esse tipo de jogo está enraizado nas culturas orientais, desde o pachinko (パチンコ) no Japão ao dado mentiroso (吹牛 ou 色子) na China continental ou o dai siu (大小) em Macau, apostar é parte do cotidiano desses povos. As regras originais do Fate foram adaptadas para dar ao CHOPSTICK a sensação de um autêntico jogo de azar oriental.

Os tradicionais pontos de destino de FATE, viraram as “Moedas de Sorte”, apesar de seu funcionamento básico ser mantido, como uma regra opcional um jogador pode optar por abrir um biscoito da sorte real que ele tenha consigo, pagando uma moeda de sua reserva. A frase contida no papel poderá ser usada pelo jogador como um aspecto até o final da sessão, recebendo uma utilização grátis, o que torna ainda mais imersivo e realmente nos remete ao universo de Chopstick.

moedas

As moedas da sorte

Fantástico! Quando penso que podemos viver o que viveu Brandon Lee e Dolph Lundgren em “Massacre no Bairro Japonês”, vivenciar todas essas histórias onde a honra e a violência se misturam a toda poesia e mistério que envolve as associações mafiosas orientais, um mundo de arte, história e conceitos milenares, a mão do dado até treme!

Então, com nosso Chopstick em uma das mãos e os dados na outra, eu convido a todos a entrar neste maravilhoso mundo e curtir (ou não) a vida em Chinatown. Inclusive recomendo a todos o Frango Xadrez do Shigueru, não se incomode com os gritos no fundo do restaurante, o tempero vale a pena.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑