Notícias

Publicado em Maio 26th, 2017 | por Mr. D

Confira os indicados ao Spiel des Jahres 2017

E aí galera, beleza?

Vamos cortar o papo furado e ir pro que interessa! O Spiel des Jahres é o Oscar dos board games com duas grandes categorias: Kennerspiel (jogos estratégicos) e o Spiel (jogos mais family). Vamos conhecer os jogos indicados nas duas.

Indicados ao Kennerspiel des Jahres 2017

Invasores do Mar do Norte (Raiders Of The North Sea)

Confirmado pela Meeple BR no Brasil, esse jogo de Shem Phillips é o seu segundo  da série “Mar do Norte”. Ambientado num cenário viking, esse jogo passou pelo Kickstarter meio despercebido quase na mesma época do Blood Rage e do Champions of Midgard. Porém, ele tem uma pegada totalmente euro com alocação de trabalhadores num tabuleiro que me lembrou o Village, exceto pelas pilhagens e invasões!

Uma belíssima caixa

O jogo comporta de 2 a 4 pessoas e também envolve gestão de mão e de recursos. Possui algumas cartas com take that. Nele você precisa montar seu grupo de vikings para invadir e guerrear. Como um bom euro, vence quem tiver mais pontos de vitória no final.

EXIT: The Game
Talvez você, assim como eu, esteja se perguntando: que merda de jogo é esse!? Cadê o Great Western Trail?! Alexander Pfister mim gravida!

Enfim, esse não é apenas um jogo, mais uma série de 3 jogos com temas diferentes (The Abandoned Cabin; The Pharaoh’s Tomb e The Secret Lab) que foram indicados ao prêmio. De Inka e Markus Brand (os mesmos de Village), essa é uma série de jogos de enigmas no estilo “escape the room”. Você usa cartas, um mecanismo de decodificação e um livro guia da aventura que comporta até 6 jogadores.

Alguns dos componentes do jogo

Os jogos tem uma sensação parecida com a do T.I.M.E. Stories, porém são jogos separados. Eles não parecem oferecer a possibilidade de expansões para aumentar a longevidade do jogo, ou seja, eles estão na pegada atual de jogos descartáveis. Bom, não temos mais informações, pois é um jogo que contém spoilers já que depende da continuidade da história.

Terraforming Mars

Esse é o franco favorito ao prêmio. Embora algumas pessoas digam que ele é mais pesado do que os jogos que costumam levar o Kennerspiel. Outros dizem que o hype é real. Descobriremos logo com o lançamento da edição nacional pela Meeple BR.

Esse jogo de Jacob Fryxelius aceita de 1 a 5 jogadores (sim, tem um modo solo ¬¬’) e além de muito estratégico, tem o tema bem presente no jogo. Você realmente se sente como um colonizador de Marte.

Quem disse que não existe vida em Marte?

O jogo usa gestão de mão e possui um número absurdo de cartas (mais de 9000! 200 diferentes) que te dão várias possibilidades de ações. Você pode se focar num objetivo específico construindo um combo ou diversificando suas ações. Como comprar títulos, minerar, aumentar a temperatura ou elevar os níveis de oxigênio na atmosfera. Enfim, um euro com um tema diferente e vence quem tiver mais pontos, como sempre!

Indicados ao Spiel des Jahres 2017

Magic Maze

Esse é um party game cooperativo super rápido (15 min) de 1 a 8 jogadores. Nele cada um tem uma função específica e todos os jogadores devem trabalhar juntos para mover os 4 personagens. Que são: um bárbaro, um elfo, um anão e um mago. Eles estão dentro de um shopping mágico e precisam chegar até seus itens específicos e depois até a saída.

Ilustrações fantásticas e um jogo da hora

Os tiles são colocados através de ações específicas e aumentam a rejogabilidade. Além disso, o jogo possui vários níveis diferentes e com isso aumentam os detalhes e a dificuldade da missão. Dois detalhes importantes: normalmente, ninguém pode falar durante o jogo e existe uma ampulheta que não pode zerar. Portanto, o ritmo é alucinante.

Wettlauf nach El Dorado

A “Corrida para El Dorado” é mais um jogo do Dr. Reiner Knizia (sério, o homem não para!). Nele, os jogadores (2 a 4) tentam vencer o tabuleiro modular (variedade! Yay!) numa corrida até El Dorado. Para se mover, os jogadores jogam as cartas adequadas ao tipo de terreno e podem comprar novas cartas para seu deck no mercado (sim, é um deck building!).

Não, não é Catan

O jogo não inventa nada novo mecanicamente, mas tem um tema que se encaixa muito bem. Tem boa variedade por causa do tabuleiro modular e parece ser muito divertido. Só tome cuidado pro seu amiguinho não travar sua passagem!

Kingdomino

Esse bonito jogo de Bruno Cathala, que está chegando no Brasil pela PaperGames, é um jogo de alocação de peças. Nele cada jogador (2 a 4) compra um terreno e coloca em seu reino. A beleza do jogo é que as peças de terreno são como peças de dominó. Por isso o nome do jogo Kingdom é reino, e domino é dominó (dãr)!

Os componentes do jogo

Simples, porém estratégico, é outro jogo que parece ser muito divertido e que estou louco pra ver na mesa!

Esses são os indicados para o Kennerspiel e para o Spiel des Jahres desse ano!

Qual jogo você acha que faltou na lista? Algum injustiçado? Algum overrated?

Quais são seus favoritos? Façam suas apostas e até a próxima!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑