Reviews capa Comic Hunters

Publicado em outubro 23rd, 2020 | por Renato J. Lopes

Contato Imediato: Comic Hunters (SPIEL.digital)

Você conhece os jogos de tabuleiro da Bucaneiros Jogos com as franquias da Marvel? Eles são 3: Marvel Battlegrounds, Spider Web e Comic Hunters. Todos estavam disponíveis para jogar durante a SPIEL.digital, dentro das atividades do SPIEL Brazilian Pavilion. Mas, neste texto, vamos falar sobre Comic Hunters e porque ele é o mais legal dos três.

Comic Hunters

Já pensou em ser o maior colecionador de quadrinhos da Marvel? É o que você será em Comic Hunters, jogo de Robert Coelho, com ilustrações de Diego Sá e claro, as capas de quadrinhos originais.

Em Comic Hunter, os jogadores terão 3 períodos de captar quadrinhos e organizar sua coleção para pontuar no final do jogo por quantidade, variedade e destaques. A cada período, os jogadores vão ter 3 momentos para adquirir cartas que podem entrar em sua coleção ou servir como pagamento para baixar cartas na coleção.

o tabuleiro de Comic Hunters
O tabuleiro central de Comic Hunters

Preparação

No início do jogo, os jogadores escolhem suas cores e pegam seus marcadores, colocando ao lado dos destaques e 1 no número 15 da trilha de valor de acervo. São retiradas cartas de acordo com a quantidade de jogadores (em 2 ou 3 saem os heróis Capitão América e Homem-Aranha) e criado o baralho da convenção que é formado por 8 cartas de cada um dos decks (1, 2 e 3). O marcador de jogador inicial é dado para quem comprou um quadrinho pela última vez, sendo que ele vai usar ele somente na primeira fase de Sebo.

Os números dos decks, mostram o quanto as cartas dali são valiosas, sendo que o número representa o seu valor. Isso também mostra o quanto os quadrinhos ali são raros. Os de número 1 são da era contemporânea, dos anos 2000 até hoje. Os do deck número 2 são da era moderna, entre os anos 80 e 90. Os do deck 3 são da era clássica, contemplando os quadrinhos antes dos anos 80.

O heróis são sorteados de acordo com a seguinte ordem: 1 símbolo de herói na primeira linha, 3 símbolos na segunda linha e os 4 restantes na última linha. Isso mostra quanto cada coleção de cada herói valerá, contando a partir de 3 cartas do mesmo herói.

Também são sorteados os destaques e colocados nas trilhas na parte inferior do tabuleiro. Para as primeiras partidas é recomendado jogar com os destaques Número 1 na primeira trilha, Primeira Aparição na segunda trilha e sortear mais um entre os restantes. Estes são: Novo Visual, Edição Especial e Confronto Memoráveis.

As rodadas

Cada partida de Comic Hunters é dividida em 3 rodadas, sendo que elas possuem 2 fases: 

Garimpar Tesouros: você tem 3 oportunidades de adquirir HQs de diversas épocas.

Organizar as Coleções: forma organiza e amplia a sua coleção de HQs dos heróis e marca os Destaques conquistados.

Tudo isso acontece seguindo o marcador de itinerário que irá mostrar cada momento e mecânica a ser utilizada entre as possíveis.

Garimpar Tesouros

Existem 4 formas de garimpar tesouros que serão revezadas em cada uma das 3 rodadas, sendo que somente a Convenção é comum a todas as fases. Ao final de cada fase, o primeiro jogador escolherá quem será o primeiro jogador na próxima fase, exceto na Loja, em que todos os jogadores jogam simultaneamente. Vamos ver como funciona cada uma das mecânicas.

Loja

A Loja é um draft de cartas, em que cada jogador compra 4 cartas do deck 1 e escolhe uma e depois passa as restantes para o jogador à esquerda (na 1ª rodada) ou à direita (na 2ª rodada). Isso acontece até que cada jogador tenha 4 cartas selecionadas.

Loja Comic Hunters
Na loja você fará um draft

Sebo

O deck número 2 é utilizado e tem uma mecânica parecida com a do jogo Coloretto. Abrem-se fileiras com uma carta cada, na quantidade de jogadores. Depois, os jogadores, começando pelo que tiver o marcador de primeiro jogador, poderão em sua vez fazer uma das duas opções: abrir uma carta e colocar em uma fileira, ou pegar todas as cartas de uma fileira. Cada fileira pode ter o máximo de 4 cartas, caso não tenha mais lugar para colocar, o jogador é obrigado a pegar todas as cartas de uma fileira.

Sebo Comic Hunters
No sebo, os jogadores aumentam a fila ou recolhem uma delas

Site de Leilão

É aqui que conseguiremos as cartas mais raras de nível 3. Para isso, são abertos lotes sendo que o primeiro precisa ter 5 cartas e o último 3. Entre eles pode haver lotes de 4 cartas, para completar a quantidade de jogadores. Em 4 jogadores, por exemplo, existirão 2 lotes de 4 quartas. Em 2, nenhum.

O custo de cada lance será pago na trilha de acervo em que cada jogador começa com 15. O custo pago do lance vencido será descontado daquela trilha. Os pontos que sobrarem no final do jogo, são convertidos em pontos.

Quem estiver em posse do marcador de primeiro jogador, dá um lance em um dos lotes. Em seguida cada jogador pode aumentar o lance ou passar. Quem passar, não participa do leilão do lote atual. Isso acontece até que somente um jogador tenha dado um lance e os outros passado. Ele pega aquele lote para sua mão e não participa mais da fase de leilão. 

Em seguida, seguindo pela ordem de turno, o jogador que ainda estiver no leilão, escolhe um lote e dá o seu lance. O leilão acontece da mesma forma que no primeiro e isso acontece até que sobre somente um lote. O jogador que não venceu nenhum leilão fica com o lote restante, pagando 1 por cada carta que comprar.

leilão Comic Hunters
No leilão você conquistará as cartas mais valiosas

Convenção

No início do jogo, o baralho de Convenção é formado por cartas dos 3 decks, conforme  já falamos no início do texto. Durante as fases de organizar coleção, as cartas que são usadas para pagar as cartas baixadas, também são colocadas nesse deck.

Na fase da Convenção, são abertas as cartas em um grid de 5×5, com o espaço central vazio. Nisso, ficam 24 cartas abertas na mesa. 

O jogador inicial, movimenta 1 carta dentro dos espaços vazios adjacentes. Na sequência, pega todas as cartas de um mesmo herói que estiver em uma linha ou coluna. Isso continua com cada jogador fazendo isso 1 vez em sentido horário. Depois, o último jogador faz novamente sua ação e os outros repetem o mesmo, em sentido anti-horário.

Depois, as cartas que sobram viram o novo monte de convenção que será utilizado na próxima fase.

A convenção é sem dúvida uma das mecânicas mais interessantes

Organizar as Coleções

Após cada convenção, existe a fase de Organizar as Coleções. Cada jogador vai baixar cartas para sua coleção, separando por cartas do mesmo herói. O mínimo de cartas baixadas para iniciar uma coleção são 2 e posteriormente qualquer quantidade de cartas podem ser adicionadas naquela coleção.

O detalhe é que cartas que tem mais de um símbolo de herói, só pode ser utilizada em uma coleção. Posteriormente, durante a fase de organizar as coleções, uma carta que tenha o símbolo de  outro herói, pode ir para outra coleção, desde que não deixe o herói em que estava com menos de 2 cartas.

Os custos para baixar as cartas é igual ao número de seu deck e para pagar esse custo, os jogadores precisam descartar outras cartas, que também valem de acordo com o seu deck, sendo 1, 2 ou 3, de acordo com a raridade da carta.

Depois disso, o jogador verifica quais destaques cada carta lhe dá. Para ver isso, olhe os símbolos de destaque utilizados no jogo e o que está em cada carta. A carta faz andar na trilha daquele destaque, de acordo com o seu número. A de número 1 vai andar 1 espaço, a de 2, 2 espaços e a de 3 esta mesma quantidade de espaços.

Abaixo as cartas baixadas e acima o pagamento por elas

Final de jogo e pontuação final

O jogo termina após a fase de Organizar as Coleções do terceiro período. Nesse momento são contabilizados os pontos:

Tamanho das coleções: para cada coleção com 3 HQs ou mais de cada carta de herói, marque os pontos de acordo com a quantidade de cartas na coleção, seguindo a tabela de Tamanho das Coleções dos Heróis conforme indicado no tabuleiro.

Variedade de coleções: de acordo com a quantidade de coleções, a partir da terceira coleção, os jogadores recebem pontos, seguindo a tabela do tabuleiro.

Destaques: cada trilha de Destaque dará pontos de acordo com a posição na trilha, de 15 a 3 pontos. Isso pode variar de acordo com o número de jogadores.

Acervo: os pontos não utilizados no acerto durante os leilões, são convertidos em pontos.

O jogador que possuir mais pontos no final, é o vencedor. No caso de empate, o desempate é pela quantidade de  destaques.

coleção Comic Hunters
Bela coleção final em Comic Hunters

O que achei de Comic Hunters

Digo com sinceridade de fã da Marvel, os três jogos que a Bucaneiros lançou ficaram sensacionais. Um mais pesado em regras (Marvel Battlegrounds), um leve (Spider Web) e um de peso médio: Comic Hunters. A questão é que entre os 3, Comic se tornou meu preferido.

Primeiro porque ele une bem a temática de garimpar e colecionar quadrinhos com mecânicas de aquisição de cartas muito interessantes e que simulam a vida real. Compras nas lojas é até que fácil, mas tem que em alguns momentos contar com a sorte de ter aquela HQ contemporânea que você queria nas bancas. No sebo você encontra alguns exemplares um pouco mais antigos, mas às vezes precisa levar um lote que pode sair um pouco caro. No leilão é briga de foice para ver quem leva as revistas mais desejadas e o evento em que você precisa se movimentar para encontrar o que deseja.

Como são poucas regras, vai ser um jogo que terá muito alcance com jogadores casuais e que sejam somente fãs dos quadrinhos e não de jogos de tabuleiro. O fato dele ser extremamente temático, vai atrair muitas pessoas desse universo para dentro dos board games.

Adorei também a mecânica dos destaques, a valorização que muda a cada partida das coleções de heróis, o acervo que serve como dinheiro no leilão e dá pontos. Além das magníficas artes dos jogos e cada uma das formas de adquirir cartas.

Pra mim é um dos melhores lançamentos nacionais dos últimos anos e é um jogo que quero levar comigo pra onde for. Ele é estratégico o suficiente para satisfazer jogadores mais experientes e leve o suficiente para apresentar a novos jogadores. 

Jogo bom, jogo bonito, jogo formoso. Durante a semana pré e durante Essen, joguei ele umas 3 vezes e cada partida foi totalmente diferente uma da outra. Isso me faz concluir que ele além de todos os aspectos que citei, tem uma rejogabilidade alta e longa vida na coleção. Se você gosta de set collection, quadrinhos e Marvel, precisa conhecer esse jogo.

É preciso dar o mérito para a equipe Bucaneiros e o designer Robert Coelho por essa obra-prima do designer nacional, pois conseguiram fazer um trabalho sensacional, acima da média.

Para quem é o jogo:

Jogo feito para fãs de quadrinhos, de set collection, Marvel e jogos de peso médio.

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Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



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