Notícias Contato Imediato: Twilight Imperium

Publicado em Janeiro 17th, 2018 | por Renato J. Lopes

Contato Imediato: Twilight Imperium (Fourth Edition)

E aí, galera! Começo neste post, uma nova coluna: Contato Imediato. O objetivo é falar sobre as primeiras impressões de um jogo, sem muitos detalhes sobre as regras e outras coisas. Ela não vai ter uma periodicidade certa, mas de acordo com o que for acontecendo vamos postando. Na primeira começamos com um sucesso: Twilight Imperium (Fourth Edition)! O jogo está prometido para ser lançado este ano pela Galápagos Jogos.

Pra começar, é importante saber que eu não joguei nenhuma das versões anteriores do jogo, mas sempre tive a curiosidade. Dessa vez, estava em Curitiba, o amigo Anderson Butilheiro do DeathMatch me convidou para uma partida na Funbox Locadora. Prontamente fui!

Antes de ir, dei uma lida por cima no livro de regras (24 páginas), assisti um vídeo e parti para descobrir essa maravilha do ameritrash internacional. Me preparei psicologicamente para um jogo com 10 horas de duração, mas foi bem menos que isso!

Naves espaciais e muita treta

O jogo

Em Twilight Imperium (Fourth Edition) cada jogador luta pela conquista galáctica, liderando uma entre dezessete facções. A dominação galáctica acontece através de poderio militar, manobra política e barganha econômica. As diferentes facções oferecem experiências bem diferentes, com diversos caminhos para a vitória. Tudo acontece com um planeta no centro da galáxia: Mecatol Rex, centro econômico e político de toda a galáxia.

Nessa versão do jogo, o objetivo é fazer 10 pontos antes que os outros jogadores, ou fazer mais pontos depois de 10 rodadas. Os pontos são conquistados por meio de objetivos secretos e objetivos comuns que ficam abertos na mesa. Todos os jogadores podem cumprir os objetivos comuns, mas somente 3 secretos. Também é possível conquistar pontos com cartas de ação e com cartas de promissória.

Então, peguei ali as raças que haviam sobrado (fui o último a chegar) para escolher uma. Olhei todas e a que me chamou mais atenção foi a dos Emirados de Hacan, raça conhecida por suas habilidades no comércio. Pensei comigo: “se a raça está na capa, é boa!”. Um imponente leão estampa a frente da ficha e peguei sem medo. O pessoal estava terminando de fazer o setup para uma partida de 4 jogadores, arrumei minhas peças, peguei as cartas de tecnologia e de promissórias.

Contato Imediato: Twilight Imperium

Um bonito leão comanda os Emirados de Hacan

Rodada

A rodada acontece em 4 fases: Estratégia, Ação, Estatus e Agenda. Na fase de Estratégia cada jogador escolhe uma carta de estratégia que vai corresponder a ação que ele vai fazer naquela rodada e a ordem de iniciativa do turno.

Na fase de Ação, é quando acontece a maior parte das ações. Os jogadores revezam-se em turnos podendo fazer uma das ações possíveis, que podem ser táticas, estratégicas ou de componente.

Na fase de Estatus acontece a pontuação de objetivos, abre-se um novo objetivo, os jogadores recebem cartas de ação, entre outras coisas que são preparações para a próxima rodada.

E por último, após um jogador conquistar Mecatol Hex, acontece a fase da Agenda. Nela os jogadores votam em agendas políticas que realizam efeitos no jogo.

Peças muito bonitas enfeitam o tabuleiro

O que achei de Twilight Imperium (Fourth Edition)

Um verdadeiro jogo-evento que passa mais rápido do que você imagina. As mecânicas são simples, batalhas bem objetivas e tudo muito temático. Apesar de ter um tempo de duração bem longo, é uma experiência que vale a pena. É o tipo de jogo que você não vai jogar toda semana, mas jogá-lo ocasionalmente é bem legal.

Faço uma comparação, (guardadas as devidas proporções) com uma partida de Through The Ages (TTA). Nela você tem que pensar muito a frente e se fazer algo errado no começo, vai acabar cumprindo tabela na partida da metade para a frente. No TI4, isso não aconteceu, pelo contrário. Passei a metade e o final do jogo com esperanças de brigar pelos primeiros lugares.

A descoberta de tecnologias é algo interessante, pois todos possuem um deck igual, com apenas duas cartas específicas de raça. Cada jogador acaba desenvolvendo de uma forma, o que faz com que seja bem diferenciada a “árvore de tecnologias” de cada um. Cada tecnologia precisa de alguns requerimentos que as próprias cartas dão, ou alguns planetas.

Conquistar planetas é necessário para ter recursos para construir e comprar coisas no jogo, além de ter poder político para as votações, além de tecnologias e objetivos que podem exigir certos planetas. Conquistá-los é relativamente fácil e já que a maioria não dá pontos (somente Mecatol Hex), não vale a pena se apegar a eles.

Foque nos objetivos! Eles dão a vitória, então deve ser a parte principal de sua estratégia. Claro, para conquistá-los você vai precisar desenvolver tecnologias, coletar recursos, conquistar planetas… mas, tenha em mente que o que você precisa conquistar são os objetivos.

Contato Imediato: Twilight Imperium

A partida estava tão animada que o pessoal fez a fase de pontuação mesmo depois do jogador azul ter vencido o jogo

Veredito Twilight Imperium (Fourth Edition)

Twilight Imperium (Fourth Edition) é um jogo recomendado para quem gosta de jogar jogos longos, não tem problema com um pouco de sorte, take that e combate direto. Se algum desses não fazem sua cabeça, fuja do jogo. Ou melhor, experimente ao menos para ver como é. Uma partira é uma experiência para uma vida!

Se quiser saber como foi a pontuação da partida, confira aqui.

Tags: , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑