RPG

Publicado em janeiro 20th, 2016 | por Caio Romero

Despreparado? Nunca! A preparação de sessões de RPG em 5 fases

Se você joga RPG, já deve ter ouvido o mestre da sua mesa reclamando da falta de tempo pra preparar a aventura ou algo assim. Não dá pra negar. Assim como a dificuldade de reunir a galera pra sequenciar uma campanha, a falta de tempo e o trampo dos mestres é um dos fatores que leva muita gente a engavetar os livros de RPG e partir pra outra (boardgames que o digam).

Hoje em dia, vários sistemas tentam aliviar a barra do mestre de certa forma. O lance de narrativa compartilhada é uma constante nos RPGs da atualidade e a agilidade e praticidade de sistemas modernos – como o “jogar pra ver o que acontece” presente em Dungeon World – ameniza um pouco desses problemas. Mas aí você olha o seu d20, brilhando pra você em cima da mesa, e bate aquela vontade de jogar alguma coisa que exija mais preparação, que exija aquele empenho hardcore pra elaborar uma jogatina massa, uma campanha, e por que não?

Calma, existe um jeito! Existe salvação pra você em apenas um termo: organização.

Exatamente, mestre. E é bem disso que trata o livro Despreparado? Nunca! de Phil Vecchione. Como descrito na capa, o livro realmente chegou pra ser “O Guia Completo dos Mestres para a Preparação de Sessões”. Curtiu a ideia? Você pode adquirir o livro no site da Pensamento Coletivo… mas só depois de ler todo o post.

Sem muito papo, vou tentar resumir: pretendo trazer uma sequência de posts curtos sobre cada fase/etapa da preparação descrita no livro. A ideia é falar um pouquinho sobre e tentar exemplificar, quando possível, cada etapa em separado.

Então… vamos lentamente. O livro descreve a preparação dividindo-a em cinco fases:

Brainstorm

Seleção

Conceitualização

Documentação

Revisão

O que eu achei mais bacana é que essas cinco fases não se restringem apenas à preparação de aventuras de RPG… percebi, logo de cara, que poderia usar isso até no trabalho! O nome do livro não mente! É pra nunca ficar despreparado mesmo! A primeira dessas etapas é o Brainstorm e é dela que vamos tratar no próximo post.

Como eu disse, o propósito é bem esse: posts curtos pra que você não se canse e realmente esteja preparado para o que der e vier. Fique de olho, acompanhe nossos próximos posts que mais e mais coisas legais vêm por aí!

*Agora sim, como prometido, tá aqui o link pra adquirir o livro. =)

Tags: , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Mochileiro de palavras, músico de brincadeira, ilustrador de passatempo, RPGista de carteirinha e mestre Pokémon das antigas.



Voltar ao Topo ↑