RPG

Publicado em março 9th, 2016 | por Caio Romero

Despreparado? Nunca! A preparação e a documentação

Passados os momentos de Brainstorm, Seleção de ideias e Conceitualização, chega a hora de pôr a mão na massa de verdade. Eis a Documentação! Planos mirabolantes, mapas, esquemas de masmorras, esboços e anotações de encontros… tudo isso precisa ser documentado e devidamente registrado.

É comum que a Documentação seja confundida com o processo de preparação como um todo. Contudo, ela é apenas o quarto passo dessa caminhada.

despreparado-nunca_v10_5579e03619a86-124

Plano no papel e bora executar! Sem pressa.

Pra resumir, vou deixar duas dicas que me ajudam muito nesta etapa. A primeira delas: “pense no meio”. Como será a sua documentação? Com o que você mais se adapta? Uma caderneta velha ou OneNote? No meu caso, a primeira opção serve até de inspiração. Mas, enfim, veja o que casa mais com o seu estilo. Odeia escrever? Grave uns áudios e use-os como registro. Dá-se um jeito nisso fácil.

A segunda e última dica que tenho acerca da Documentação: “encontre a medida”. Exatamente. Descubra o seu “necessário”, nem mais… nem menos. Pouca documentação pode travar o seu jogo em algum momento. Porém, o mesmo pode acontecer se você tiver folhas e mais folhas de texto pra se (des)orientar. Mas entenda que isso é muito pessoal. Há quem lide bem com pouca Documentação e tem quem necessite de mais registros. Sem segredo algum: dose a mão e boa.

Mantendo o lance dos posts curtos, por hoje é só. Ah, fique atento ao próximo e último post dessa série. E, claro, mais e mais coisas legais vêm por aí! =D

Tags: , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Mochileiro de palavras, músico de brincadeira, ilustrador de passatempo, RPGista de carteirinha e mestre Pokémon das antigas.



Voltar ao Topo ↑