Artigos

Publicado em março 16th, 2016 | por Caio Romero

Despreparado? Nunca! A preparação e a revisão

Chegamos ao momento, infelizmente, deixado de lado por muitos mestres. Por mais qualidade nas mesas de jogo, é hora da Revisão.

Desligue-se de sua preparação. Deixe suas anotações dormirem de um dia para o outro. Relaxe e, depois de um tempo, retorne aos seus rabiscos com a magia “Revisão” devidamente preparada. Seja minucioso. Procure brechas e furos na trama que talvez você não tenha notado durante as outras etapas.

Seja crítico. O plano do seu vilão realmente faz sentido na ficção? As cenas planejadas estão bem amarradas? Há risco dos personagens “travarem” em algum ponto da sessão? Se sim, o que é possível fazer para retomar o fluxo da narrativa e o rumo do jogo?

despreparado-nunca_v10_5579e03619a86-9

Peraê, parece que tem algo errado…

Se você perceber que alguma ideia não é tão forte quanto parecia ser em outras etapas, volte! Retorne à etapa que for preciso. Gere mais ideias e apanhe o que pode dar um caldo. Ou desate os nós da conceitualização e trabalhe de outro modo, expandindo suas ideias e tomando nota de um jeito diferente do que havia pensado previamente.

Quanto mais cuidado houver na Revisão, maior será a qualidade da sua sessão de jogo.

Em resumo, a preparação precisa ser algo natural. Essas etapas são um auxílio. Um jeito de ajudá-lo a compreender seu processo de preparação de sessões, ou incentivá-lo a desenvolver o seu próprio método de preparação.

Mantendo o lance dos posts curtos mais uma vez, por hoje é só. Espero que tenham curtido a série. E é lógico que mais e mais coisas legais vêm por aí! =D

Tags: , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Mochileiro de palavras, músico de brincadeira, ilustrador de passatempo, RPGista de carteirinha e mestre Pokémon das antigas.



Voltar ao Topo ↑