Notícias Diversão Offline 2019

Publicado em Maio 7th, 2019 | por Renato J. Lopes

Diversão Offline 2019: maior, melhor e sem cortes!

O dia estava chegando e a ansiedade batendo forte. Noites mal dormidas, pensamento longe na maior capital do país: São Paulo. E o pensamento somente nela, a maior feira de jogos analógicos da América Latina: Diversão Offline 2019. Mais uma vez estaríamos no centro de eventos São Luís, na área central da cidade da garoa. Ingressos esgotados para os dois dias de evento, com previsão de 8 mil pessoas circulando por ali. Como não criar expectativas?

A chegada

Dessa vez a equipe do Tábula Quadrada veio de lugares diferente, eu (Renato J. Lopes) de Curitiba e Francis Weslen de Maringá. O objetivo dessa vez era preparar conteúdos de diversas formas, mas sem aquelas extensas entrevistas. Não que não iremos fazer, mas dessa vez preferimos focar em outras coisas.

Diversão Offline 2019

Chegamos na entrada do evento marcado para abrir às nove para a imprensa, mas ainda tivemos que esperar um pouco. Aproveitamos o momento para trocar ideia com o André Zabuzeta do Jogatina BG e o Romir Paulino do canal Romir Play House. Nesse meio tempo passou uma galera, conversamos um pouco e aguardamos até a liberação oficial.

Os estandes

Neste ano foi a primeira coisa que nos impressionou: os estandes. Todos maiores, melhor decorados e esteticamente caprichados. O nível de profissionalização das editoras foi lá em cima, dignos de grandes eventos internacionais. Vamos falar sobre cada uma das partes dos estandes.

Centro

Logo na entrada estava a Galápagos Jogos, com mesas de Keyforge e diversos espaços para os seus outros jogos, com uma sala imersiva de D&D com direito a arena em miniatura. Muitos anúncios, com destaque para Gloomhaven, como você deve ter visto no nosso post de lançamentos. Muitos jogos à venda, inclusive alguns lançamentos, mas nada de desconto para o evento. O preço era o mesmo das lojas, o que desanimou de comprar algo ali. Eles estavam ao lado da entrada na área central.

Diversão Offline 2019

Na sequência tínhamos o espaço da RetroPunk Publicações seguido pelo da Redbox Editora com muitas mesas de Bunny Kingdom, Tsukiji e seus outros jogos. A editora não trouxe nenhum anúncio, mas tinha preços muito bons. Logo à frente estava o pessoal da Meeple BR Jogos com apenas um anúncio: Prehistory, mas muitas mesas de futuros lançamentos como Root, Ilha dos Dinossauros, entre outros. Outro destaque ficou por conta do Palco Meeple BR onde os canais podiam fazer lá seus materiais com transmissão ao vivo pelo Facebook. A gente participou e foi bem legal, clique e confira.

Diversão Offline 2019

Colado ao espaço da Meeple BR, estava a Conclave Editora. Ali você tinha muita novidade, com muitas mesas de Fae, Gnomopolis, Clank!, A Song Of Ice And Fire, Vampire: The Eternal Struggle e muito mais. O destaque ficou por conta dos anúncios: e Cleopatra e Western Legends. Estavam presentes no estande os game designers Igor Knop, Michael Shinall, Fábio Cury e Roberto Fraga.

Diversão Offline 2019

Para fechar a parte central, estava o estande da Grok Games. A editora que é a junção da Ludofy com a Mandala, trouxe várias novidades. Se no ano passado a galera fez fila para levar Fotossíntese, neste ano, Cartógrafos não deu para quem quis. No início do segundo dia já não havia uma unidade para venda. Os destaques ficaram por conta do anúncio de Anachrony, jogo diferentão de alocação de trabalhadores que muitos já sonhavam em ter a edição nacional. Também estava a venda Vast: As Cavernas de Cristal que também fez muito sucesso.

Lado direito

Do lado direito, até o fim do corredor se via uma gama de editoras com vitrines, mesas e equipes. Ali você via a Geeks’n’ Orcs com seu lançamento Unreal State e uma arena imersiva para Futboard, com direito a locução e tudo.

Na sequência a Bucaneiros Jogos com os seus jogos A Tales Of Pirates, Kingsburg, Teotihuacan e o seu anúncio Forum Trajanum. New Amsterdam que é o outro jogo prometido por eles não esteve presente no evento, por conta da arte que ainda está em desenvolvimento. O estande ficou muito cheio, sendo até difícil conseguir um lugar para jogar. A editora está conseguindo trazer grandes jogos apesar de seu pouco tempo. Já cria expectativas para os próximos anúncios serem do mesmo nível ou até maiores que os já aconteceram.

Diversão Offline 2019

Em seguida havia o espaço da Ludens Spirit com muitos protótipos os consagrados Grasse, Abstratus e muitos componentes. A empresa se especializou em oferecer meeples e peças para jogos, agora incluindo meeples de madeira de diversos formatos. Um show de produção!

Seguindo, tínhamos a New Order com seus materiais de RPG e a Calamity Games com seus jogos e anúncios.

Continuando tínhamos o espaço da PaperGames que estava com super promoções nos jogos. Esse é o tipo de ação que esperamos em eventos. Leve seus jogos para vender a um preço mais acessível para valorizar o seu consumidor. Nesse quesito, a PaperGames está a anos luz na frente de grandes publishers (ouviu, Big Lizard?). E apesar de ser uma editora de tamanho modesto, caprichou nos anúncios! Foram 9 f*** novos jogos! Alguns sendo mostrados em uma feira pela primeira vez em todo o mundo! Tem como não amar uma editora dessas?

Diversão Offline 2019

Por fim, havia a Dijon Jogos com a Potato Cat mostrando os seus novos jogos, Heróis de San Villano e Sereias, respectivamente. Colado com eles estava a Funbox Jogos que voltou a ser uma editora e chegou com 2 lançamentos à venda: Pablo e O Coelho e a Tartaruga. Também havia a possibilidade de entrar na pré-venda de Carnival Zombies.

Ali entre a Funbox e a Grok, estavam as meninas da Gorila 3D, com seus acessórios incríveis para jogos de tabuleiro. Indo de importados como In The Year Of The Dragon a jogos recém lançados como Wingspan. Os produtos fizeram sucesso no evento e deu pra ver muita gente levando pra casa os seus.

Lado Esquerdo

Esse foi o lado em que haviam os estandes menores, mas nem por isso menos importantes. Na entrada estavam Pensamento Coletivo, Precisamente Jogos, Jogarta e em seguida a entrada para a sala de palestras. Na sequência tínhamos a Área de Protótipos, Nerd Offline, The Game Maker, Ludo Table, Mitra Jogos, Lends Club e um espaço para jogatina livre.

Área de Palestras

Durante os dois dias aconteceram 12 palestras com foco no mercado de jogos, jogos como forma de inclusão, monitoramento, entre outros. Também aconteceram duas premiações, o Prêmio Ludopedia e Goblin de Ouro. A primeira focada nos jogos de tabuleiro, produtores de conteúdo e RPG. A segunda somente sobre o mercado nacional de RPG.

Acesse o site do Prêmio Ludopedia para conferir os vencedores deste ano e dos anos anteriores, clicando aqui. Em nossa live também comentamos os premiados, acesse aqui e confira.

Considerações

O evento claramente mostrou que cresceu e tem potencial para mais. Mais mesas para jogar, mais lançamentos, um tsunami de anúncios e muita gente legal reunida. No Diversão Offline você pode conversar com criadores de jogos nacionais e internacionais, criadores de conteúdo, editoras, jogadores e público em geral. É o ponto de encontro de quem gosta de jogos de tabuleiro e RPG.

Entre os pontos positivos estão a estrutura, a participação de cada vez mais editoras, um público maior e muitas novidades. Bom para quem queria jogar, para quem queria assistir as palestras, ou comprar aquele jogo tão desejado.

Entre os pontos que poderiam melhorar, está a questão da alimentação. Desta vez não teve espaço dentro do evento, era preciso sair da estrutura para encontrar comida e bebida. Acontece que ao fazer isso, você acabava ficando de 30 a 40 minutos fora do evento. Em uma atividade que tem apenas 8 horas de duração em cada dia, esse tempo te faz perder uma partida a mais ou uma palestra. Fez falta ter uma pracinha de alimentação, ainda que isso gerou mais espaço para jogatinas. Com toda a certeza, o próximo evento terá que ser em um espaço maior e mais adequado, de preferência com comida na estrutura.

Parabéns mais uma vez a toda a equipe da Geek Carioca que provou saber o que faz e ao que tudo indica vai continuar fazendo. Uma coletiva havia sido convocada no sábado para acontecer no final do evento no domingo, mas foi cancelada. Rumores apontam que não haverá mais o Diversão Offline no Rio de Janeiro nos mesmos moldes deste de SP. Parece que acontecerá um novo evento, mas ainda não temos nada confirmado. Aguardamos o anúncio oficial da produtora para mais novidades.

Assim, o Diversão Offline se mostra o santuário dos jogos de tabuleiro e RPGs, com muitas novidades, demonstrações de novos jogos e muita gente legal para conversar sobre todo esse universo. Impossível de não sonhar com um evento maior e ainda melhor nos próximos. Que venham muitos anos de DOFF!


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑