Notícias Diversão Offline SP 2018

Publicado em Março 13th, 2018 | por Renato J. Lopes

Diversão Offline SP 2018: um relato de amor aos jogos analógicos

Poderia ser um final de semana qualquer na maior cidade da América Latina. Tudo ocorria normalmente, a não ser por um detalhe. Logo ali, no centro de eventos São Luís, bem no centro da cidade havia um grupo de loucos por jogos. Sim, loucos! Por jogos de tabuleiro e RPG que se reuniram para a maior feira da América Latina de jogos analógicos: Diversão Offline SP 2018.

Poderia falar aqui que o evento foi bom, porque reuniu cinco mil pessoas. Ou porque ali era possível conferir as principais novidades do mercado de jogos de mesa (tabuleiros, RPG e cards). Ou mesmo pelos 26 estandes de empresas, ou as mais de 15 palestras e painéis. Mas, amigos, foi mais. Muito mais que isso! Mas, vamos com calma. Podemos começar do início?

A caravana e a chegada

Fomos em 3 pessoas aqui de Maringá, representando o Tábula Quadrada: eu (Renato J. Lopes), Francis Weslen e Danilo Pereira Ferraz. O objetivo foi fazer a cobertura com vídeos, entrevistas, fotos e esse texto que você lê. Mas, foi uma caixinha de surpresas com muita coisa boa, o tempo todo.

Diversão Offline SP 2018

Tudo pronto para a viagem

Depois de 9 horas de estrada, chegamos na capital Paulista, na manhã do sábado. Fomos no hotel deixar as coisas rapidamente e corremos para chegar cedo ao evento. Muita gente ainda estava arrumando os seus estandes, o que impossibilitou de tentarmos entrevistar alguém. Mas, ficamos ali, analisando a estrutura, vendo os estandes, as salas e tudo tomar forma. Aquela sinfonia barulhenta era encantadora. O que parecia um grande salão cheio de coisas começou a ganhar vida.

Os estandes

Você entrava e já dava de cara com o estande grande e bonitão da Redbox Editora, logo atrás o lindo espaço da Mandala Jogos. Ali estava tudo verde, com clara indicação de que o Fotossíntese seria o astro do final de semana. Mas, naquele momento nem dava pra imaginar. Dali dava pra ter uma visão geral de todos os estandes que preenchiam o espaço do salão de eventos.

Diversão Offline SP 2018

Alguns dos estandes no evento

Destaque ainda para os estandes da Meeple BR Jogos que tinha um palco para receber os geradores de conteúdo. O da Conclave Jogos com muitas mesas com seus novos jogos, novidades e a presença constante do simpático Christophe Boelinger. Que cara sensacional! Fora a simpatia de toda a equipe que ali estava ensinando os jogos e atendendo.

Ainda vale a pena destacar o espaço Catarse com muitos protótipos sendo jogados e os finalistas do concurso, realizado em parceria com a editora New Order. O vencedor foi o Meeple Up, de Sanderson Virgolino.

Pra fechar os espaços de destaque, temos que citar o auditório Galápagos, que foi onde aconteceram as palestras e oficinas. Havia ainda, muitos estandes de editoras, lojas e outras empresas pelo evento. Cada um com coisas legais e que valiam a pena conhecer.

O sábado

Nossa programação no sábado era incerta. Era conversar e trocar ideia com o pessoal, dar uma passada na sala de palestras e por fim, ir à premiação do Prêmio Ludopedia. Afinal de contas, éramos indicados na categoria Melhor Mídia Escrita.

E assim, fizemos. Fomos encontrando pessoas, designers, jogadores e trocando ideia com essa galera. É muito bom poder conversar pessoalmente com tanta gente que se conhece pela internet. Altos papos no sábado, com especial atenção para os designers Gustavo Barreto e Marcos Macri. Eles estavam ali no meio da multidão, falando dos seus jogos, trocando ideia com todo mundo.

Diversão Offline SP 2018

Só gente boa. Faltaram fotos ainda.

Batemos também um papo bem legal com a galera da Conclave que em breve você vai ver em vídeo aqui. Ainda demos uma passada em vários estandes de editoras, na sala de palestras, na área de protótipos e foi bem divertido. Durante o dia alguns anúncios aconteceram, mas vamos falar na sessão específica do texto.

Prêmio Ludopedia

No final da tarde de sábado, aconteceu o prêmio Ludopedia. Pra gente, era algo muito esperado, pois estávamos indicados como melhor mídia escrita. Já era um prêmio estar ali entre os grandes nomes da escrita nacional. E Aí, Tem Jogo? Deathmach e TTZO. Qualquer um que levasse, seria merecido pela qualidade do trabalho. Mas, ficamos ali acompanhando a premiação.

Diversão Offline SP 2018

Galera do Covil faturando o prêmio de melhor Podcast

Primeiro as categorias jogo infantil. Belo Jardim da Mitra Jogos, levou o prêmio nas categorias voto popular e jurados, na categoria autor nacional. Internacional ficou por conta de Animal Upon Animal da Conclave Editora, também nas duas categorias. Nos jogos família autor nacional, Dwar7s: Outono de Luis Brueh, lançado pela Mandala levou nas duas categorias. Na autor internacional, foi Kingdomino da PaperGames, em ambas as categorias.

Em jogo Expert do Ano, autor nacional, Reinos de Drunagor levou em ambas as votações. Na de autor internacional, voto popular foi Terraforming Mars, enquanto o escolhido pelos jurados foi Great Western Trail. Nas mídias, Covil dos Jogos levou podcast (com Nordicast) e audiovisual.

Vencedores categoria Mídia Escrita

Na categoria melhor mídia escrita, tenho que falar com calma. Estar ali na final, entre os cinco melhores, foi uma grande conquista. Foi um momento em lembrar os 3 anos de trabalho no site. Todas as dificuldades e desafios vencidos, passaram na mente. E a certeza de que fizemos um bom trabalho até ali, mas não seria dessa vez. Até que anunciaram o nosso nome. Fiquei 2 segundos olhando o universo rodar silenciosamente. Parecia que não era o nosso nome. Olhei para a tela e vi a nossa logo. Não restou dúvida, era nosso!

Diversão Offline SP 2018

Francis, Renato e o prêmio

Fui meio desacorçoado até o palco. Comecei a falar, tentei não chorar (o Francis em silêncio, só observando o momento esperado). Tentei não ser dramático. Acho que consegui. Era momento de agradecer a todos que apoiaram e a todos que concorreram e junto com a gente tenta fazer do nosso país, um lugar mais amigável e divertido. Uma terra onde a jogatina seja livre e em todo lugar. Não sei se consegui falar isso na hora, mas juro que tentei. Vi a live do Siga o Coelho (meu canal de audiovisual preferido) e acho que não fiz muito feio. Parabéns a equipe Ludopedia que fez uma bela premiação. Ricardo Gama, Emerson Lopes e Carlos Almeida (Vegeta), mandaram muito bem!

Diversão Offline SP 2018

Galera do Tábula e Ludopedia

Depois disso, fomos para o hotel, com a cabeça indo longe e voltando. Lembrando 3 anos de história e luta. O cansaço bateu e dormi. Estava me preparando para viver mais um dia de sonho.

O domingo

Chegando no evento, no domingo cedo, deu pra ver que já estava todo mundo preparado para o evento. Então, aproveitamos e fomos conversar com as editoras e fazer vídeos com elas. Aproveitamos o dia também para conversar com os convidados internacionais.

Primeiro com Michel Fischman (Bureau del Juegos) que nos passou um pouco da realidade dos BGs na Argentina. Em seguida, falamos com Eric Lang (CMON) sobre seus jogos e game designer. O cara é muito simpático! O tempo todo brincando e zoando com a galera, fazendo chifrinho nas fotos. Por último, voltamos a falar com o Chris Boelinger, numa conversa que misturou inglês com português.

Diversão Offline SP 2018

Algumas entrevistas e bate-papos do domingo

Ainda conseguimos um tempo para conversar com a Fernanda Sereno que junto do Allan Melo e o Alexandre Melo de Brito, organizam a parada toda. Sim, somente 3 pessoas organizam esse evento gigante. Foi um bate papo muito legal sobre jogos, livros e Netflix.

Aproveitamos que conseguimos adiantar as entrevistas para testar o excelente Gnomopolis do Igor Knop e Patrick Matheus. Um divertido jogo de meeple building! Vale a pena conhecer. Ainda tivemos a grata surpresa de fazer um overview de Triora: a Cidade das Bruxas, do Michael Alves. Ele e o Fábio Ribeiro da Meeple BR Jogos nos receberam e jogaram com a gente algumas rodadas do jogo.

Os anúncios e surpresas

Quis deixar aqui um espaço para os anúncios e surpresas que aconteceram durante o evento. Podemos dizer que as principais aconteceram com Conclave, Galápagos (que fez anúncios nos dois dias), Mandala e Sherlock S. A. Mas teve muito mais coisas.

Diversão Offline SP 2018

Galápagos fazendo seus anúncios

Quem foi ao evento, pode levar para casa grandes jogos anunciados recentemente. Na Ludofy, você conseguia levar Indian Summer e Peloponnes Card Game. Na PaperGames já tinha Luna e Mahnattan Project – Chain Reaction. Na Conclave você conseguia adquirir Tikal, Amun-Re e Above and Below. A Potato Cat estava com Café Express. A Geeks n’Orcs com Melvin vs Kronk. Por fim, a grande surpresa: Mandala estava entregando Banquete a Odin e Fotossíntese, sendo que este último nem havia tido pré-venda. Resultado: filas para comprar o jogo durante todo o evento e esgotado no final. Foi a primeira vez vi ou ouvi falar de algo parecido.

Agora sim, os anúncios do Diversão Offline SP 2018

Vamos falar sobre os anúncios por editora. Os destaques ficaram para Mage Knight pela Galápagos Jogos e Kanban pela Sherlock S.A. Editoras que já haviam feito anúncios anteriores, deixaram em exibição suas novidades. Me acompanhe:

Dijon Jogos: Maracanã.

Bucaneiros Jogos: A Pirates Tale e Kingsburg 2ª edição.

Ludofy: Feudum e Troyes.

Sherlock S.A: Mistfall e Kanban Driver’s Edition.

Meeple BR Jogos: Musa, Arquitetos do Reino Ocidental, Colt Express e Altiplano.

Conclave: Flamme Rouge, Teseu, Honshu e Archaeology: The New Expedition.

Mandala: uma linha de jogos infantis, do mesmo criador do Dr. Eureka, como Dr. Micróbio, Dr. Béquer, Jungle Treasure (com nova arte e nome Hacka), Masks of Moai, Kang, Cortex Challenge e Princess Legend.

Galápagos Jogos: Mage Knight (Ultimate Edition), Dice Forge, Massive Darkness, Zombicide: Green Horde, Five Tribes, Azul, Sagrada, expansões para Blood Rage, expansões para Eldritch Horror, Civilization: a New Dawn e Fallout Board Game.

O tão esperando Kingsburg segunda edição, no estande da Bucaneiros jogos

Outras coisas e obrigado pelos peixes

Foi uma experiência muito rica, apesar de ter jogado muito pouco. O contato com a galera de editoras, lojistas, designers e outros canais foi muito legal. Uma experiência rica, que só é possível em um lugar assim. O evento conseguiu congregar tudo isso, junto com a galera do RPG que também estava fortemente presente no evento. Tínhamos ali grupos como o Jogarta, editoras como Retropunk, New Order, Jambô e Redbox que atende muito bem a esse público. O mais legal, todo mundo convivendo de forma harmônica.

Foi muito legal conhecer de perto toda essa galera que move o mundo dos jogos de tabuleiro no Brasil e de certa forma, influenciam o mundo. Tentei fazer uma lista com nomes, mas ficou bem cumprida, hehe. A todos que conversaram conosco, muito obrigado pelo carinho. Desde organizadores, game designers, editoras, lojistas, canais e público em geral, dava pra sentir o clima de amizade e busca de um objetivo comum. Foi sensacional! Se você não foi, perdeu! A dica é: anote aí na sua agenda os dias 4 e 5 de agosto, a próxima edição, que acontece no Rio de Janeiro. Vai ter muita coisa boa por lá.

A organização mandou muito bem (apesar de um pequeno atraso no início do evento) e estava tudo perfeito. A única coisa que incomodou um pouco, foram as falas de propaganda de uma loja que ficava usando o microfone do salão para chamar o povo. A maioria das vezes incomodou mais do que foi útil.

A gente se despediu, olhando para o pessoal desmontando os estandes, esperando o Uber para a rodoviária, sentindo que estava acabando um dos melhores finais de semana da vida. No coração o sentimento de dever cumprido e vontade de fazer cada vez mais pelo mundo dos board games. Conte com a gente, galera! Bora levar a palavra dos bgs pelo mundo!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑