RPG

Publicado em Janeiro 11th, 2017 | por Rafa Almeida

Espírito do Século: RPG Pulp pós primeira grande guerra

Olá, pessoal! Retornamos das miniférias!

Não é segredo para ninguém que a gente curte cenários, RPG e filmes Pulp. Quem acompanha o Tábula já viu vários sistemas nessa pegada aparecendo por aqui. Para retornar ao trabalho, resolvi falar de um sistema não tão conhecido, mas que é fantástico.

eds_capa_final

Arte da capa do livro Espírito do Século

Ambientado nas histórias Pulp

Espírito do Século é um RPG ambientado nas histórias Pulp durante a primeira guerra mundial. Para quem não sabe, o gênero Pulp foi um dos principais meios de entretenimento entre os anos de 1930 e 1950. Eram lançadas revistas contendo histórias incríveis, vilões malignos e mocinhas em perigo.

Foi nessa época que surgiram muitos dos autores que todos gostam e idolatram hoje, como H.P. Lovecraft e Robert Erwin (Conan), além de vários personagens que são referência para quadrinhos até hoje como Flash Gordon ou Doc Savage.

O clima de Espírito do Século premia personagens heróicos, mas não se preocupe! Mesmo que você não conheça o cenário Pulp, os autores se preocuparam em apresentar todo o cenário e colocar os jogadores no clima. Existe um capítulo dedicado ao tema.

A edição nacional foi lançada no Brasil pela Retropunk Publicações. O livro é em preto e branco e todas as ilustrações foram feitas pela brasileira Germana Viana, que conseguiu reproduzir de forma fenomenal o ambiente e todo o clima do gênero Pulp. Como eu disse anteriormente, o livro contém muitas referências sobre personagens dos anos 30, histórias e muito conteúdo de ambientação que aumentam a imersão de jogador e narrador no sistema.

espirito-do-seculo-rpg-d_nq_np_550601-mlb20366166807_082015-f

Uma das páginas de personagem

Criação de personagem

A criação de personagem oferece uma infinidade de opções para escolher. Inclusive, faz parte do jogo gastar um tempo aqui para ter um personagem único e excêntrico, começando pelo nome. É preciso um nome que cause um certo impacto, como Mad Max ou Pulse.

A ambientação básica coloca os jogadores no período pós primeira grande guerra. Dessa forma, os jogadores devem, após escolher o nome, detalhar o que fizeram durante a guerra. Se participaram efetivamente ou não e o que o personagem vai fazer depois, isso gera vários ganchos e dá mais profundidade ao personagem. Isso também é imprescindível para os Aspectos, Vantagens e Perícias do personagem.

Aspectos, Vantagens e Perícias

Desses detalhes os jogadores irão extrair informações importantes, pois não há nada engessado. Baseado em uma citação, jogador e narrador vão criar 10 aspectos baseados nessa citação. Por exemplo: se em minha ficha eu escrevo que sou Aprendiz do Estilo Mestre Bêbado e que consigo beber e lutar escapando de golpes com destreza, serão criados 10 aspectos baseados nessas habilidades para o personagem que serão utilizados durante o jogo.

Depois de ter os Aspectos definidos, é hora de compor as Perícias do herói. No total, o sistema possui 28 perícias para serem escolhidas e estão divididas em três categorias: Física, Mental e Social.

O jogador vai escolher dentre as perícias obedecendo algumas regras: uma perícia excelente ou excepcional que concede + 5 de bônus, duas perícias espetaculares que concedem + 4 de bônus, três perícias ótimas que concedem + 3 de bônus, quatro perícias boas e cinco perícias razoáveis que concedem + 2 e + 1 de bônus respectivamente. Essas bonificações irão influenciar os resultados das rolagens de dados.

Por último, mas não menos importante, é hora de escolher as Façanhas do personagem. Ele se assemelha ao sistema de vantagens do Storyteller ou Gurps mas não existe desvantagens, já que estamos falando de personagens heróicos. As façanhas irão fornecer bônus para as jogadas ou qualidades sociais e mentais de seu personagem, inclusive habilidades especiais (lembra muito o sistema de qualidade e defeitos de WOD).

O sistema é FATE/FUDGE, nós já falamos sobre ele e você pode conferir tudo aqui.

Bem pessoal, é bom estar de volta! Estamos animados com o ano de 2017. Sei que irá ter muitas novidades no mundo do RPG no Brasil, pois já temos vários financiamentos coletivos aprovados que chegam ainda esse ano. Muitos planos também para o Tábula Quadrada! Então curta nossa página no Facebook, nos siga no Instagram e se inscreva em nosso canal do YouTube. Você vai ficar sempre atualizado com notícias, reviews de jogos de tabuleiro, unboxing e promoções.

Um sucesso decisivo, um excelente ano a todos e um ótimo jogo!

Tags: , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑