RPG

Publicado em julho 6th, 2016 | por Caio Romero

FATE: um RPG flexível e poderoso

Já ouviu falar de FATE? Cara, a Solar mandou pra gente um kit lindão desse RPG que parece ser muito da hora. Sabe aquele sistema de regras que você pode usar pra jogar qualquer coisa com o seu grupo? O FATE é exatamente isso.

IMG_1839

Escudo do mestre, FATE Básico, FATE Acelerado e Dados Fudge

“Ah, Caio… tá falando bem de RPG genérico?”

Rapaz, tô. Tá certo que o FATE não tem um cenário próprio (por enquanto) ou uma temática fixa, mas… é aí que está a parte mais bacana dele. FATE cai como uma luva em qualquer coisa que você e seus amigos estiverem a fim de jogar. Sério, vai por mim.

IMG_1841

FATE Sistema Básico

Tá querendo jogar uma campanha mais séria, com um cenário desenvolvido pelo seu grupo de maneira consistente? FATE é pra você. O FATE Básico traz tudo que você e seu grupo precisam para construir aventuras mais que bacanudas.

IMG_1840

FATE Acelerado (FAE)

Tá de bobeira, querendo um jogo mais rapidão? FATE também é pra você. O FATE Acelerado é perfeito pra, sem complicação, pegar os dados e já sair jogando. Aliás, vou só dar uma pincelada em alguns elementos do FATE Acelerado (também conhecido como FAE) pra te deixar instigado a conhecer melhor essa belezinha. :)

IMG_1844

Planilhas de personagem e informações do escudo do mestre

Criar personagens nunca foi tão fácil

A parte mais legal é que você realmente cria quase tudo. Comece bolando um conceito, uma afirmação curta que defina seu personagem, e uma dificuldade (algo que afete seu personagem negativamente). Depois disso você elabora alguma outra característica. Pra explicar melhor, essas paradas são descritas no livro como aspectos e, basicamente, são fatos que você estabelece sobre o seu personagem. Os aspectos são um lance diferenciado no FATE. Dá até pra dizer que são as verdades que você e seu grupo estabelecerão em jogo, seja a respeito dos personagens ou do cenário.

É bom deixar claro que FATE não é um RPG de narrativa compartilhada. Contudo, as descrições dos jogadores, que não o narrador, têm um quê de mestre, já que todo mundo cria e interage com os aspectos criados em jogo. Isso é um ponto bem interessante do FATE.

O FATE Acelerado traz um sistema de abordagens. Em resumo, as abordagens são bem semelhantes aos atributos de quaisquer outros RPGs. É uma solução pra acelerar o jogo, mas acaba perdendo um pouquinho da pegada proposta pelo sistema que, pra mim, é o seu maior diferencial.

Dados Fudge?

Sim. FATE usa dados de 6 lados um pouco diferentes. Dois lados possuem um sinal “+”, outros dois um sinal “-”, e duas faces em branco. Você pode adquirir esses dados no site da Solar, ou usar dados comuns: 5 e 6 para “+”; 1 e 2 para “-”; 3 e 4 para as faces em branco.

Um jogo resumido em 4 tipos de ações.

Diga o que pretende fazer e considere o tipo de ação pretendida: criar vantagem (criar ou usar aspectos), superar (vencer obstáculos de oposição passiva ou ativa), atacar (ferir alguém em conflito ou controlá-lo), ou defender (proteger-se de ataques ou ações opostas de criar vantagem). Não vou entrar em detalhes agora (prefiro explicar o funcionamento de jogo com o reporte de alguma sessão que tivermos), mas a coisa é bem simples e extremamente funcional. Depois de identificar sua ação, você rola 4 dados e verifica o resultado: para cada “+”, some 1; para cada “-”, subtraia 1; para cada resultado em branco, não faça nada. Aplique os bônus adequados e você terá um número como resultado.

A escala e as resoluções: o seu total (nos dados e modificadores) deve ser comparado ao número alvo (semelhante às classes de dificuldade e armadura no D&D). Dependendo do valor, você pode conseguir uma das quatro resoluções: falha, empate, sucesso e sucesso com estilo.

IMG_1846

A escala

Danos e consequências são calculados de um jeito um pouco diferente em FATE. Existem caixas de estresse que são assinaladas conforme você sofre dano físico ou mental. Além disso, seu personagem pode sofrer um tipo de dano um pouco mais agravado, que o sistema denomina consequência, podendo ser dividido em suave, moderado, severo ou extremo.

Outra coisa legal em FATE é como o sistema trata a movimentação dos personagens. Diferindo da pegada de grids e miniaturas, FATE traz as zonas. Basicamente, podem ser elaboradas com pedaços de papel espalhados pela mesa de jogo, representando áreas específicas que estão interligadas no cenário. Esse esquema simples casa muito com a proposta do sistema, já que as zonas podem possuir trocentos aspectos de situação e riscos reais em jogo.

Ah, por hoje é isso. Espero que tenham curtido essa maravilha ou ao menos estejam curiosos pra conhecer o FATE melhor. Fiquem realmente atentos aos nossos próximos posts que mais e mais coisas legais – e brutais – vêm por aí! =)

Tags: , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Mochileiro de palavras, músico de brincadeira, ilustrador de passatempo, RPGista de carteirinha e mestre Pokémon das antigas.



Voltar ao Topo ↑