Reviews

Publicado em Março 26th, 2018 | por Renato J. Lopes

Fotossíntese: as árvores somos nozes

Fotossíntese: as árvores somos nozes Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.2


User Rating: 0 (0 votes)

Se você pensou que já tinha visto tudo quanto é tipo de tema, ainda não conheceu Fotossíntese. Nesse divertido jogo de controle de área, somos árvores crescendo e expandindo os domínios no bosque. Para isso, precisaremos da luz do Sol para conseguirmos semear, desenvolver, crescer e colher sementes que nos dão pontos de vitória. Confira!

Componentes

A Mandala Jogos produziu o jogo inteiramente aqui no Brasil, em sua própria gráfica. Isso garante uma certa qualidade ao jogo, mas os cortes de algumas peças vieram com problemas. É preciso muito cuidado ao tirar as árvores, principalmente as azuis e as verdes. A arte é linda e os componentes também. Uma produção quase perfeita.

O que vem na caixa: 1 manual de regras, 1 tabuleiro de bosque, 1 segmento de sol, 4 marcadores de rodada, 4 tabuleiros de jogador,  1 marcador de primeiro jogador,. 24 marcadores de pontos, 4 marcadores de pontos de Sol, 24 tokens de sementes (6 de cada espécie), 32 árvores pequenas (8 de cada espécie), 16 árvores médias (4 de cada espécie) e 8 árvores grandes (2 de cada espécie).

Fotossíntese

Um jogo que vai ficar muito bonito na mesa

O jogo

Fotossíntese é um jogo bem diferente. Árvores dominando território e pontuando por área mais fértil. O legal é que para realizar as ações você precisa captar pontos de sol. Sem isso, você fica travado no jogo. Então é preciso sabedoria na hora de escolher o lugar para plantar, crescer e pontuar. Afinal de contas, somente uma das espécies de árvores reinará sobre o bosque. Será a que fazer mais pontos com as fichas de sementes!

Preparação do jogo

Coloque o tabuleiro de bosque no centro da mesa. Cada jogador recebe o tabuleiro e as peças da sua espécie de árvores. As peças são colocadas em seus respectivos lugares do tabuleiro, sobrando somente 1 árvore média, 4 pequenas e 2 sementes. Essas são suas peças iniciais.

As fichas de pontuação são separadas por tipos de folha (de 1 a 4), em ordem decrescente (maiores em cima, menores em baixo). Em partidas com 2 jogadores, retire as fichas de 4 folhas. Escolha a quantidade de rodadas que vão jogar nessa partida (3 ou 4) e coloque os marcadores ao lado do tabuleiro com o número 1 em cima.

O jogador mais novo começa com o marcador de primeiro jogador. Ele coloca uma de suas árvores pequenas disponíveis, em um espaço na borda do tabuleiro. Depois, todos os outros jogadores fazem o mesmo. Novamente o primeiro jogador e os outros jogadores colocam uma segunda árvore pequena. Por último, coloque o segmento de sol na posição inicial do tabuleiro (marcada por uma imagem de sol). Agora está tudo pronto para a partida começar.

Fotossíntese

A natureza vai fazer o seu trabalho

As rodadas

Fotossíntese acontece em rodadas. Cada rodada é dividida em 2 fases: Fotossíntese e Ciclo da Vida.

1- Fotossíntese

O jogador inicial, move o sol para o próximo espaço. Nesse momento, todos os jogadores ganham pontos de sol por suas árvores plantadas que não estejam na sombra de outra árvore. A árvore pequena ganha 1 ponto, a média 2 e a grande 3.

Uma árvore está na sombra se houver em sua frente (na direção do sol) uma árvore do mesmo tamanho ou maior que ela mesma. A árvore pequena faz sombra em 1 espaço, a média em 2 e a grande em 3. Então, uma árvore grande faz sombra em 3 espaços atrás dela para todas as árvores. A média faz em 2 espaços, menos para a grande e a pequena em 1 espaço, somente em outra pequena.

Cada jogador marcar no seu tabuleiro individual os seus pontos de luz.

Fotossíntese

As três árvores azul pequena, verde média e laranja grande estão recebendo sol. Apenas a verde média que está atrás da laranja grande está na sombra

2- Ciclo da Vida

Depois de ganhar os pontos de luz, os jogadores gastam para fazer suas ações. Eles podem fazer quantas ações quiser e puder. A única restrição, é que eles não podem ativar o mesmo espaço duas vezes. Caso um jogador não gaste todos os seus pontos de sol, ele pode guardar para as próximas rodadas. As ações disponíveis são: comprar, plantar, fazer crescer uma árvore e colher.

A) Comprar

Os jogadores gastam pontos de luz, para liberar outros componentes para colocar no jogo. As árvores e sementes que já estavam liberadas, não precisam ser compradas. Sempre que for feito uma compra, o jogador pega o mais barato (mais embaixo no tabuleiro). Sempre que um componente for voltar para o tabuleiro, vai para o lugar mais caro (mais em cima). Os valores estão indicados ao lado de cada componente.

Fotossíntese

O custo de compra está indicado ao lado dos componentes

B) Plantar

Plantar uma semente custa 1 ponto de luz. Você sempre utiliza uma de suas árvores para plantar. A pequena permite plantar em um espaço de distância, a média 2 e a grande 3. Os espaços podem ser para qualquer direção e podem pular espaços com sementes ou árvores. Lembre que não é possível utilizar o mesmo espaço naquela rodada. Então, nâo é possível plantar duas sementes da mesma árvore. Assim como não é permitido evoluir uma árvore e plantar.

Fotossíntese

Plante pensando na futura árvore

B) Fazer crescer uma árvore

O jogador vai pagar pontos de luz para que uma árvore cresça e se desenvolva. Só é permitido evoluir cada árvore uma vez por rodada e por um nível. Ainda é preciso ter a peça comprada e liberada para uso nessa rodada.

Para evoluir uma semente em uma árvore pequena, paga-se 1 ponto de luz. Uma pequena para uma média, 2 pontos. Uma média em uma grande 3 pontos.

Fotossíntese

Evolua sua árvore para ganhar mais pontos de luz

D) Colher

Você pode retirar uma árvore grande do bosque, gastando 4 pontos de luz. O jogador pega uma ficha de pontuação de cima da pilha correspondente ao terreno em que a árvore estava. Depois, ele coloca a árvore de volta no tabuleiro. Se não houver mais fichas daquele tipo de terreno, ele pega do terreno menor.

Fotossíntese

O jogador retira a árvore e pega uma das fichas

Final de rodada

Depois que todos os jogadores fazerem suas ações, o primeiro jogador anterior, passa o marcador para o jogador à sua esquerda. Quando o sol der uma volta no tabuleiro, tira-se o contador de rodadas de cima e coloca-se na caixa.

Final de jogo

A partida termina quando uma das condições final de jogo acontecer: o mundo estar completo, a sacola estiver vazia ou todos os jogadores passarem a vez. Se a partida terminar com o mundo completo ou a sacola vazia, os jogadores terão o tempo de 30 segundos vezes o número de jogadores para realizar qualquer ação. Quando o tempo acabar, os jogadores não poderão realizar mais ações e seguem para a contagem dos pontos de Influência Divina.

Pontuação final

Depois que o sol dar três voltas no tabuleiro, o jogo termina. Cada jogador conta os pontos das fichas de sementes que adquiriu no jogo e soma aos pontos por pontos de luz no seu tabuleiro. A cada 3 pontos, o jogador ganha 1 ponto de vitória. Quem fizer mais pontos, ganha o jogo.

Fotossíntese

O jogador com mais pontos de vitória venceu e salvou o planeta

Considerações

Fotossíntese é um jogo simples, mas inteligente. Ele tem tudo para se tornar um clássico e envelhecer muito bem. Poucas ações, poucas mecânicas, mas estrategicamente profundo e bem temático. Cada ação está ligada a uma parte do desenvolvimento de uma árvore.

Você planta a semente, faz a árvore crescer, se desenvolver e ganha pontos pela fotossíntese. No final você colhe as sementes daquela árvore e tira ela, pois envelheceu e sua sombra vai atrapalhar as outras árvores a se desenvolverem.

Gostei muito da arte do jogo, das mecânicas e de toda a ideia do jogo em si. Ele te faz pensar e analisar a cada rodada, qual é a melhor jogada. Você fica se questionando se é melhor aumentar a quantidade de árvores, ou desenvolver as que já tem. Na hora de colher, também fica a dúvida: vale a pena eu colher agora e pegar mais pontos de vitória, ou esperar um pouco mais e ganhar mais pontos de luz?

A produção nacional ficou boa, apesar de alguns problemas na faca de corte dos componentes. Como foi a versão produzida para vender no Diversão Offline SP 2018, pode ser que nas próximas eles corrijam isso.

O que me deixou um pouco pé atrás com o jogo, é a questão da rejogabilidade. Depois de algumas partidas, você acaba pegando o jeito do jogo e consegue jogar bem, mesmo que não ganhe. De certa forma ele lembra um pouco um xadrez com plantas. Com isso, é possível pegar o jeito do jogo e fazer sempre  as melhores jogadas.

Dica de estratégia

Tome sempre cuidado para não ficar sem pontos de luz. Sem eles, você não faz nada. Espalhe bem suas árvores, mas não demais. Planeje-se para ter ao menos uns 2 ou 3 lugares que você ganha muitos pontos e um pouco menos nos outros.

Em alguns momentos, é importante calcular se você vai ganhar mais pontos que os outros na hora de colher. Às vezes compensa esperar mais uma ou duas rodadas por conta dos pontos de luz. Na última rodada, invista nas árvores que você já tem. Não invente de plantar, pois vai perder pontos preciosos.

Tente chegar ao centro primeiro. E fique ali ganhando pontos de sol até uma boa parte do jogo, até que não exista mais tempo para os outros jogadores plantarem e colherem nesse espaço.

O que gostei em Fotossíntese

  • Simples, mas com sustância.
  • Arte linda e maravilhosa.
  • Mecânicas ligadas à temática.

O que não gostei em Fotossíntese

  • Produção nacional.
  • Rejogabilidade.

Indicado para

Fãs de jogos de jogos de controle de território, jogos com o tema ecologia, iniciantes e experientes.

Tags: , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑