RPG

Publicado em maio 18th, 2016 | por Caio Romero

Habitica: transforme sua vida num RPG

Como assim transformar minha vida num RPG? Vamos com calma que eu explico. Habitica é mais ou menos um gerenciador de tarefas. Já ouviu falar dessas paradas? Se pá você até usa um no seu trabalho. Então, o lance é que o Habitica (antes conhecido como HabitRPG) é um programa open-source, fruto de um financiamento coletivo, que vai te ajudar – tanto quanto o seu gerenciador de tarefas do trampo – e ainda vai tratar a sua vida como se fosse um RPG eletrônico.

A coisa é simples. Ao criar sua conta, você começa a parada toda como um Guerreiro de nível 1. Nesse ponto, o Habitica traz pra você alguns exemplos de Hábitos, Tarefas Diárias e Afazeres. Você pode manter alguns dos exemplos, excluir os que não fazem sentido para a sua rotina e, é claro, criar novas tarefas. A parte mais legal é que, quando você “resolve” cada tarefa, você ganha recompensas por isso. E quando você deixa de fazer algumas dessas tarefas, o seu personagem perde vida e pode até morrer. Tá precisando de motivação pra viver direito? Habitica vai te ajudar. xD

01

Atinja metas e divirta-se

Hábitos são as tarefas que você faz com maior frequência, as mais rotineiras e tal. O bacana é que você pode classificar os hábitos tanto bons quanto ruins. Ou ainda bom e ruim ao mesmo tempo (dependendo da escolha). Ou seja, você pode criar algo como “Comer comida verdinha / Bacon gorduroso bacanudo”; quando comer comida saudável, você clica no “+” e ganha recompensas por isso; do contrário, clique no “-” desse hábito e perca vida (se bem que, nesse caso específico, bacon é vida, né?).

Tarefas Diárias são as coisas datadas que fazem parte da sua rotina. Eu mesmo fico com a louça aqui em casa de segunda, quarta e sexta-feira. Pra isso, criei uma tarefa diária “Louça” e escolhi esses dias na edição da tarefa. Ou seja, se cumprir a tarefa nesses dias, ganho recompensas. Do contrário, mesmo esquema: perco vida.

Afazeres são as tarefas que você faz com menos frequência, ou as bombas que vão surgindo ao longo do dia. Adicione afazeres e edite-os como desejar.

02

Organize suas tarefas

Beleza. Mas e o que são as recompensas?

Recompensas são moedas, experiência e outras coisinhas legais. O dinheiro é contabilizado em moedas de ouro e prata, sendo que 100 moedas de prata valem uma de ouro. A experiência é o que te fará subir de nível e desbloquear novas funções em jogo. E as “coisinhas legais” são ovos, comidas e poções.

A partir do nível 3, você poderá obter um mascote. Pra isso, você precisa de um ovo e ao menos uma poção de eclosão (a poção necessária para que o mascote “saia” do ovo). Depois disso, você pode alimentar seu mascote para criar uma montaria.

Com as moedas, você pode adquirir novos equipamentos para o seu personagem, deixando-o cada vez mais forte e lindão. Além disso, você pode gastar suas moedas em Recompensas que você mesmo criar, como estímulo e motivação ao cumprimento de alguma tarefa.

Sacou que tem um lance de honestidade no game, né? Você pode sair clicando em tudo que é hábito e criar falsas tarefas pra ganhar experiência e ouro, mas… não faz sentido nenhum. O propósito do Habitica passa longe disso.

03

Algumas das recompensas do jogo

Tá, mas se o Habitica trata a minha vida como um RPG eletrônico, cadê as quests? Os grupos? Cadê? Cadê?! Opa, achou mesmo que iam deixar isso fora do Habitica? Você pode convidar seus amigos, criar uma Equipe, entrar para uma Guilda e derrotar os Chefões! É isso mesmo. O jogo traz algumas missões que você vai liberando conforme sobe de nível. A primeira delas, por exemplo, é derrotar a Basi-Lista. Em resumo, nessa missão você causa dano no chefe por cada hábito positivo, tarefa diária e afazeres cumpridos. Em contrapartida, sofre dano por cada tarefa diária não cumprida.

Mas se eu posso formar um grupo, esse grupo precisa de membros com funções diferentes. Cadê as classes? Lute bravamente contra seus maus hábitos e suba até o nível 10! Nesse ponto, é possível escolher uma nova classe: Guerreiro, Mago, Curandeiro e Ladino.

04

O primeiro chefão!

Curtiu? Crie sua conta e não perca tempo! Agende uma tarefa diária por lá “Checar as novidades do Tábula Quadrada” que mais e mais coisas legais vêm por aí. Fique atento!

Tags: , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Mochileiro de palavras, músico de brincadeira, ilustrador de passatempo, RPGista de carteirinha e mestre Pokémon das antigas.



Voltar ao Topo ↑