Notícias

Publicado em fevereiro 27th, 2018 | por Emmanuel Deodato

Imersão BG: Lorenzo Il Magnifico

Fala galera! Hoje voltamos para a Itália, onde desvendaremos a história de um dos sobrenomes mais famosos de todos os tempos: Médici.

Nos acompanhe em Lorenzo Il Magnifico, lançado aqui pela Meeple BR Jogos, para entender um pouco mais sobre o passado desse personagem tão importante. Para um review do jogo, clique aqui.

No jogo, você precisa fortalecer a influência de sua família na nobre Florença, durante a Renascença, acumulando prestígio junto à Igreja, Militares e outras famílias.

Será possível crescer mais do que a família Médici? Será que Lorenzo encontrará Marco Polo? Bem, não, mas siga o texto!

Um homem magnífico: Lorenzo

O olhar de quem sabe o que é ter dinheiro. Créditos ThaFamousPeople

Lorenzo (para nós Lourenço) de Médici (também chamado de O Magnífico) foi um estadista italiano. Ele era soberano de facto da república Florentina e o mais poderoso e entusiasta patrono do Renascimento. Tendo sido um grande político, bem como apoiador de estudiosos e artistas. Apreciava as artes e o poder. Era visto desde jovem como um diplomata.

O avô de Lorenzo, Cosimo de Médici, fora o primeiro a alinhar os negócios da família com a liderança da República de Florença. Cosimo era um dos homens mais ricos da Europa e gastou boa parte de sua fortuna com ações governamentais e filantropia. Também ficou conhecido por ser um patrono das artes, tendo fundado inúmeros serviços públicos.

Lorenzo, considerado desde jovem o mais talentoso entre seus irmãos, recebeu educação diferenciada e privilegiada, entre estudiosos e artistas. Ele viajava constantemente em missões diplomáticas em nome de sua família, incluindo conversas com o Papa e outras figuras religiosas e políticas da época.

Após a morte de seu pai, em 1469, Lorenzo assumiu o controle e o papel de destaque nos negócios da família. Ele tinha ânsia por poder, tudo isso com apenas 20 anos.

Lorenzo e seu “reinado”

Aquela dúvida: vou ao meu banco hoje ou jogo um board? Artista Giorgio Vassari

Partindo da mesma forma de construção do poder realizada por seu avô e seu pai, Lorenzo governou Florença indiretamente. Ele utilizava de representantes infiltrados nos conselhos municipais, força junto à igreja, chantagens, ameaças e casamentos arranjados. Ainda que Florença tenha crescido exponencialmente sob o comando de Lorenzo, sua força beirava à de um déspota. Famílias rivais eram retiradas do poder político e de qualquer posição privilegiada, levantando a ira de muitos rivais.

Essa revolta culminou com o atentado de 1478, quando um grupo liderado por Girolamo Riario, Francesco Pazzi e Francesco Salviati (sob a anuência do Papa Sixto IV) atacou Lorenzo e seu irmão Giuliano na Catedral de Santa Maria Del Fiore. Giuliano acabou sendo atingido mortalmente, mas Lorenzo escapa com um leve ferimento. O ataque desperta a raiva da população de Florença que busca e lincha todos os envolvidos no atentado.

Revoltado com a morte dos conspiradores (dentre eles um sobrinho), o Papa Sixto IV decide punir a família Médici. Assim, ele excomunga Lorenzo e todo o governo de Florença, controlando a cidade via interdição.

Percebendo a fragilidade de suas forças (militares e políticas) Lorenzo se entrega e se torna prisioneiro do Rei Fernando I de Nápoles. Após passar meses cativo, com sua habilidade em diplomacia. acabou por conseguir ser solto. E isso, sem nem precisar mais do que 13 no D20 em lábia!

Esse sucesso possibilitou com que Lorenzo realizasse mudanças no governo de Florença, aumentando seu poder. Ao longo de sua vida, o célebre Médici buscou uma política de manter a paz e evitar os conflitos.

O patronato de Lorenzo

Lorenzo admirava e patrocinava vários artistas, dentre eles, Leonardo Da Vinci

A corte de Lorenzo incluía inúmeros artistas de respeito. Pode-se citar: Antonio del Pollaiuolo, Andrea del Verrocchio, Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Domenico Ghirlandaio e Michelangelo Buonarroti. Todos instrumentos da Renascença italiana.

Ainda que não financiasse diretamente todos os artistas, com sua influência Lorenzo garantia que outras pessoas fizessem esse patrocínio. Michelangelo viveu com Lorenzo e sua família por vários anos, sentando com a família à mesa.

Ainda que seu avô tenha iniciado a Biblioteca Médici (Biblioteca Medicea Laurenziana), foi Lorenzo quem a expandiu enormemente. Não poupou esforços para conseguir exemplares clássicos do mundo todo. Inclusive, mantinha uma oficina com o intuito de copiar tais livros, buscando disseminar a cultura na Europa.

Logicamente que cada atuação de Lorenzo sempre estava influenciada por seus interesses, como apontam alguns autores. A ida de Ghirlandaio, Botticelli, Pietro Perugino e Cosimo Rosselli até Roma, para pintar murais da Capela Sistina, é interpretada como uma forma de selar a aliança entre Lorenzo e o Papa Sixto IV.

Família Médici e uma rica história

A família Médici sempre conhecida por seu apoio aos artistas

Apesar de ter se originado na região da Toscana, os Médici se firmaram em Florença, dominando-a por vários anos (mesmo que de forma não oficial). A riqueza e influência da família tiveram início com o comércio de produtos têxteis, que passava pelo seu poder na guilda da Arte della Lana.

Os Médici não deixaram suas marcas apenas nas artes, mas nas construções espalhadas por toda Florença. Capelas, bibliotecas, hospitais e diversas infraestruturas públicas.

Uma clara contribuição dos Médici para nós

Além disso, criaram o Banco Médici, o maior e mais respeitado banco da Europa em sua época. Com sua força junto à Igreja conseguiu se utilizar da usura (prática proibida pela igreja) para fortalecer sua estrutura monetária. O sistema de créditos, depósitos e retiradas, criado pelo Banco Médici, tornou-se uma contribuição notável para a posteridade.

Da casa dos Médici saíram nada menos que quatro futuros Papas (um deles, filho de Lorenzo e outro o sobrinho do irmão assassinado). Sendo: Leão X, Clemente VII, Pio IV e Leão XI.

Lorenzo Il Magnifico: uma imersão artística

Será que Lorenzo apoiaria o artista Klemens Franz? Diz aí!

Diga-se aos quatro cantos de Florença que Lorenzo Il Magnifico é um jogo imersivo. A premissa do jogo já se faz bastante interessante: estamos controlando nossa família durante a Renascença italiana para nos tornamos os mais fortes e prósperos.

Alguma semelhança com a história da própria família Médici? Com certeza. Devemos buscar em nossas ações gerir a influência que possuímos sobre ramos diversos da vida de Florença. Isso inclui Igreja, população, construções, eventos patrocinados (as famigeradas cartas roxas), poderio militar e líderes (ou nobres?). É uma confluência da própria história de Lorenzo e sua família, retratada de forma “anônima” por nossos meeples.

Além desses pontos, o jogo nos propicia as duras punições da Igreja. Excomunhões (sofridas também na pele por Lorenzo) quando não fornecemos todo o apoio necessário.

Nem só de bons momentos era feita a Renascença

No jogo, tudo é bem amarrado, como as cartas e referências aos líderes. Ali encontramos Cosimo de Médici, Leonardo da Vinci, Sisto IV e o próprio Lorenzo, entre outros. Pontuações dos autores pela vida de Lorenzo, com personalidades refletidas por sua história.

O jogo te faz sentir em uma busca por afirmação. As famílias se chocam em uma disputa silenciosa, por trás dos panos, todas tentando alcançar a maior influência de toda Florença.

Considerações finais: Lourenço ficaria orgulhoso

Nem todos os seus familiares possuem a mesma capacidade de influenciar

Lorenzo il Magnifico é um jogo excelente. Seja por sua complexidade ou sua imersão. Já torcemos para a Meeple BR Jogos traga a expansão “Lorenzo il Magnifico: Houses of Renaissance” para nós.

Lorenzo Il Magnifico possui mecânicas bem construídas no jogo e uma dinâmica incrível na mesa, tudo bem amarrado com a proposta do tema. É possível se sentir buscando apoio aqui e ali, construindo sua reputação dentro dessas atuações. E a história se balanceia com a necessidade de equilíbrio do jogo.

Se você apostar apenas nas cartas azuis, ficará muito forte com as pessoas, com a população, mas e o resto? Se focar apenas nas cartas verdes terá muitas propriedades, mas será suficiente para controlar Florença? Tudo isso com a pitada de sorte dos dados.

Sorte nos dados?

Bem, existem diversas formas de evitar que os números te atrapalhem por completo. Mas eles estão ali, conspirando contra você. Para a sorte da minha esposa, eu tenho uma péssima mão para lançar. Sempre jogamos com números baixos e ficamos remoendo as nossas táticas. Enfim, Lorenzo possui uma bela história, com cantos obscuros e gerou um ótimo board game, sem tantos cantos.

Imersão BG

Muito obrigado a todos que sempre acompanham nossa coluna! Na próxima semana um pulo até o Egito, conhecendo uma personalidade cinematográfica!

Abraços!

Tags: , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑