Notícias Trajan

Publicado em outubro 17th, 2017 | por Emmanuel Deodato

Imersão BG: Trajan e o império de Trajano

Fala galera! Neste novo episódio da coluna Imersão BG prepare-se para viajar até a antiguidade. Adentre no império Romano e demonstre o seu poder de governar. Trajan, do designer Stefan Feld, nos leva a conhecer o básico da administração romana durante o período do imperador Trajano. É preciso cuidar do senado, do fórum, dos portos, avançar militarmente, construir o futuro romano e não se esquecer dos anseios populares.

Trajano

O imperador Trajano

Impossível retratar sobre o envolvimento do jogador com o jogo sem antes entender a sua origem – inclusive do nome escolhido. Trajan, ou Trajano, refere-se a Marco Úlpio Nerva Trajano (18 de setembro de 53 – 9 de agosto de 117), um dos principais imperadores romanos. Trajano foi declarado pelo senado romano optimus princeps (melhor governador). Durante sua administração, o império romano atingiu sua maior extensão territorial. Mas Trajano também é reconhecido por sua administração voltada às obras públicas e aos cuidados dos interesses sociais.

A Administração de Trajano

O fórum de Trajano ao fundo e a famosa Coluna de Trajano ao centro

Se o império romano atingiu seu ápice territorial graças as habilidades militares de Trajano, seu legado é muito maior. Trajano construiu monumentos que perduram até hoje. Como o Fórum de Trajano, o Senado e a famosa Coluna de Trajano, monumento criado para homenagear as campanhas militares bem sucedidas. Originalmente a coluna não tinha a imagem de São Pedro em seu topo, mas os cristãos a colocaram lá depois. Outra teoria aponta que a Coluna fora criada para nortear a construção do fórum romano.

 

O mercado de Trajano

Durante os períodos de paz, Trajano estruturou sua atuação voltada para a vida civil e foi tão aclamado quanto antes. Além dos monumentos mencionados, foi o responsável por uma grande revitalização das estradas romanas. Entendia ser importante atuar voltado aos interesses da sociedade, buscando equilíbrio e crescimento.

Dentre outras construções memoráveis, encontram-se os arcos de Trajano, monumentos que comemoravam as vitórias militares. Alguns desses arcos sobreviveram ao tempo e podem ser vistos até os dias de hoje. No tabuleiro do jogo, bem como no tabuleiro individual, pode-se observar homenagens aos arcos, que também funcionam como referencial para os objetivos.

Mas ele não construiu apenas monumentos históricos. O imperador também fomentou o comércio e a agricultura, investiu nos portos, nos aquedutos e em projetos sanitários.

O Pão e Circo do Império Romano

Um dos arcos de Trajano que sobreviveu ao tempo

Uma das políticas mais conhecidas (e estudadas em sala de aula) é a do panem et circenses. O estudo sobre a política do pão e circo gera debates até os dias de hoje.  Vemos teorias que apoiam a visão de política de cabresto e outras que indicam uma visão mais voltada à necessidade da população. De qualquer forma, a estrutura dessa política é simples: fornecer ao povo a satisfação de seus interesses básicos para amenizar o descontentamento com a situação da época.

Habilmente, Trajano se utilizou dessa estrutura de pensamento, tendo realizado, inclusive, um festival de gladiadores que durou aproximadamente três meses. Entre corridas de biga, lutas com animais e embates de gladiadores, o evento contabilizou notáveis onze mil mortos. O público estimado do evento foi de cinco milhões de pessoas ao longo do evento.

Trajano criou também uma política de doação de alimentos chamada alimenta que era voltada a ajudar crianças carentes e órfãs. Junte essa política com a maior expansão militar do império romano. Acrescente a estrutura civil conquistada pelas inúmeras construções e chegará ao resultado da adoração de Trajano.

A interação da história com o jogo

O belo tabuleiro do jogo

A interação promovida pelo designer entre história e tabuleiro é incrível. Após as explicações anteriores, é fácil perceber que todas as ações no board game Trajan remetem a uma estrutura verdadeira da atuação desse imperador.

É preciso construir! O tabuleiro possui a área de construção civil, na qual você pode enviar trabalhadores para ganhar pontos e bônus por construções inéditas. Para cada primeira construção feita você recebe uma ação extra. Ela também serve para pontuar de forma bastante expressiva com construções repetidas. Afinal, em um grande império não pode haver apenas uma construção de cada tipo. Aqui, é nítida a relação com a história de Trajano e seu expansionismo civil durante os períodos de paz.

Além disso, outra forma de pontuar rapidamente é utilizando o porto. Podem ser feitas remessas de produtos de forma variada e todas fornecem pontuação interessante. O imperador não deixou de alavancar o comércio durante seu império, tendo revitalizado inúmeras estradas e expandido a atuação dos portos.

A área do tabuleiro relativa à construção civil

Seguindo, é possível realizar ações militares. Elas possibilitam recolher fichas e marcas inúmeros pontos. A atuação do jogador aqui é ligada diretamente com a política expansionista de Trajano, atacando as províncias e enviando soldados para tomar o local. O expansionismo militar do imperador é reverenciado claramente.

Ainda, é possível conseguir fichas importantes atuando no fórum, sendo possível conquistar diversas vantagens estratégicas aqui. Liga-se esse espaço do jogo com um dos monumentos mais importantes ligado a Trajano: seu fórum.

O jogador pode ainda, buscar a conquista de objetivos finais do jogo indo no espaço do senado e angariando o maior número de votos possíveis. A política romana da época estava intimamente relacionada com a atuação e pensamento do senado.

Pão e circo em Trajan

Por fim, durante o jogo, cada jogador deve se preparar para solucionar o pão e circo romano. A população irá expor suas demandas, suas necessidades e será preciso cumpri-las, ou perder pontos pelo erro.

Como explicado anteriormente, Trajano soube estruturar sua atuação não apenas na área militar ou da construção civil, mas atendendo aos anseios da sociedade e cabe ao jogador encontrar esse equilíbrio.

A população anseia por comida, religião e diversão, representados respectivamente pelo pão, pela pira e pelo capacete de gladiador. É impossível não relacionar esses três itens com a cultura do império romano.

O tabuleiro do jogador de Trajan

Como última referência pode-se notar a presença do arco de Trajano no tabuleiro e sua miniatura nos tabuleiros individuais. Ele concede a ação de uma nova ficha de Trajano, um objetivo que se cumprido, fornecerá um bônus imediato. Tendo sido os arcos construídos em forma de homenagem às campanhas militares e ao prestígio do imperador, o jogo expõe essa ação de maneira interessante. Essa fornece uma interação direta entre o jogador com Trajano, que lhe fornece uma exigência.

Considerações finais

A coluna de Trajano

Um jogo belíssimo, de estrutura simples, mas de conteúdo Gigante (ficando bom em referência clichês). Trajan é um jogo desafiador. Em partes por sua mecânica e em partes, por desafiar o jogador em um tema incrível.

Atrelar a história de um dos maiores ícones do império romano a um jogo de tabuleiro não é tarefa fácil (na verdade, fazer essa ligação entre realidade e jogo é sempre complicado), mas, o designer consegue fornecer uma visão correta da administração romana e da forma de atuar do imperador em referência.

Em Trajan, todas as ações são pensadas na história de Trajano e seu império. Todos os efeitos tem congruência histórica e tudo isso é bem amarrado. Durante o jogo, enquanto as necessidades da população surgem, você se sente compelido a fazer pontos e buscar o equilíbrio necessário. Não fará nada bem à sua pontuação final não atender as demandas.

O tabuleiro possui uma arte simples, mas refletida em imersão: atos históricos e notáveis do imperador homenageado. Não ficamos nem um momento sem lembrar da figura e da sua história.

Espero que tenham gostado de mais uma coluna do Imersão BG e nos encontramos em um novo episódio na próxima semana. Quem sabe dando um passeio pela França?

Abraços!

Tags: , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑