Notícias

Publicado em outubro 30th, 2015 | por Jonathan Sampaio

0

M.U.L.E. – jogo que inspirou boards vira board

M.U.L.E. (abreviação do inglês “Multiple Use Labor Element”) foi um jogo de computador, publicado na década de 80 para Atari. Durante muito tempo ele foi fonte de inspiração para jogos de tabuleiro (já ouviu falar em alocação de trabalhadores?), e agora se  tornou um, e dos mais calorosos.

post-mule3

A versão de M.U.L.E. para Atari

Neste jogo criado pelo Finlandês Heiki Harju, você é uma das espécies pioneiras e industriais de uma Federação Galáctica e juntamente com seus companheiros colonizadores, tenta resolver os problemas do distante Planeta Irata.

Os jogadores reivindicam parcelas de terra e instalam, robôs (os M.U.L.E.s também chamados de mulas) para trabalhar para eles. As mulas produzirão bens que os colonos poderão usar ou vender para a obtenção de lucro ou apenas para estocar e produzir ainda mais lucro num futuro próximo.

post-mule1

Para a exploração e construções, os jogadores precisarão de alguns requisitos, tais como:

  • Smithore: um metal que serve para ser vendido para a fabricação das mulas. Com o Smithore é possível aumentar a produção de um jogador;
  • Crystite: um mineral de luxo (para ostentar), com um preço altamente volátil. Ela não é necessária nada no Planeta Irata, mas podem ser exportados para outros planetas na tentativa de obter grandes lucros (a não ser que você seja roubado por piratas espaciais);
  • Comida: necessária para que os jogadores possam tomar ações de desenvolvimento, como preparação das terras ou Instalação/Montagem de mulas.
  • Energia: necessária para poder MULAR (usar os múltiplos elementos de trabalho) e você saberá o valor da energia quando você ficar sem.

Em M.U.L.E. não é bom você contar com a ajuda dos seus amigos colonizadores (a zoeira impera), a não ser que role aquele velho interesse na participação de alguns lucros (e todos se tornam amigos de novo). Você pode jogar com 3 ou 4 jogadores, com aproximadamente 120 minutos por partida. O jogo tem previsão de lançamento no cenário internacional para novembro de 2015 pela editora finlandesa Lautapelit.fi (distribuidora de Nations e Eclipse), ou seja, já já está saindo do forno para desfrutarmos.

Bora andar de mula robótica, ou vai preferir seguir na orgânica?

post-mule2

Tags: , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Estudante de direito, gosta mais de card games do que pizza. Está planejando criar sua própria facção em Smash Up.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo ↑