Notícias

Publicado em Abril 18th, 2018 | por Gilberto Guerra

Mecânica BG: Colocação de Peças (Tile Placement)

Hoje falaremos sobre uma mecânica centenária, tendo entre seus precursores um dos jogos mais populares de todos os tempos, o centenário Dominó! Saiba mais sobre a Colocação de Peças, também chamada de tile placement.

Colocação de Peças

Uma peça mal colocada pode causar problemas na sua partida

Na mecânica de Colocação de Peças (Tile Placement), o jogador deve colocar as peças disponíveis a ele obedecendo as regras. Seu objetivo é fazer mais pontos ou de criar a melhor máquina de pontos. Geralmente há tipos diferentes de peças que fazem mais pontos quando combinadas com o mesmo tipo.

É uma mecânica muito simples e fácil de aprender, sendo feita analogia com dominó ou quebra-cabeças. Isso torna a Colocação de Peças uma das melhores mecânicas para se inserir novatos ao hobby e com sustância para agradar veteranos.

Sugestões de jogos

Carcassonne

Clássico da mecânica entre os jogos modernos. O fato de todos construírem um único tabuleiro de forma “cooperativa” sempre torna o resultado final admirável. Há muitas estratégias possíveis, ainda mais para quem gosta de contar peças no estilo “old school” do Dominó. Grande variedade de expansões garante alta rejogabilidade.

Colocação de Peças

Possui bastante interação, com frequentes furadas de olho nos amiguinhos

Kingdomino

Falando em Dominó, há esse lançamento recente que já se posicionou como o favorito de muitos amantes de jogos familiares. Rápido, simples e com design atraente, o jogo se torna muito viciante e ótima opção de gateway.

Colocação de Peças

Construa o Reino mais valioso e seja o vencedor!

The Castles of Burgundy

Jogo simples de ensinar, mas muito complexo para realmente ficar bom nele. O interessante é que você não sorteia os tiles para comprá-los. Mas sim, rola os dados para saber em qual local poderá alocá-lo para realizar a compra e para colocar a peça. São vários mapas individuais com características diferentes, que exigem estratégias diferentes.

Colocação de Peças

O que o jogo peca na qualidade dos componentes, ganha na excelência da aplicação da mecânica!

Terraforming Mars

É a mecânica que gera a terraformação e cria imersão no jogo. A possibilidade de colocar o tile é criada pelas cartas compradas, que geram os recursos, ou que o fazem colocar um tile diretamente. Caso a sorte não o favoreça, ainda é possível pagar mais caro para realizar as ações por projetos padrões.

Colocação de Peças

A disputa pelos melhores territórios é constante na terraformação de Marte

Imhotep

Por algum motivo você não gosta dos tiles clássicos de papelão? Em Imhotep você aloca cubos de seu suprimento de construção em barcos. Esses barcos quando atingem lotação mínima podem ser direcionados a locais que forneçam boa pontuação… ou não, caso seja feita por adversários.

Colocação de Peças

Um show de visual arquitetônico

Colocação de Peças: mecânica com muitas vantagens

A colocação de peças é algo muito natural em jogos, pois estamos acostumados com essa mecânica desde crianças. Quebra cabeças, blocos de montar, Dominó, etc, são exemplos de aplicação básica disso. Nos jogos modernos existem opções com a mecânica nos mais variados níveis de complexidade. Desde um Kingdomino que você joga em 20 minutos até um Keyflower em seis jogadores que pode chegar a 4 horas de partida. As ações da mecânica são intuitivas e com exceção dos jogos com complexas máquinas de pontos, gera pouca Paralisia de Análise.

Colocação de Peças

Saber colocar as peças: ciência ou arte?

Mecânica BG

Qual seu jogo favorito com alocação de peças? Consegue se lembrar da primeira experiência com a mecânica? Deixe seus comentários no tópico e até a próxima!

Tags: , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑