Notícias

Publicado em Fevereiro 7th, 2018 | por Gilberto Guerra

Mecânica BG: Controle de Área

O controle do melhor território é um desejo humano que existe desde a pré-história. Ao longo das eras, muitas guerras foram travadas por esse motivo. A mecânica abordada nesta quinzena explora esse instinto primitivo: o controle de área!

Chega de mansinho como se fosse aliado e…

O controle de área é uma mecânica que premia o jogador que majoritariamente controle uma área com seus componentes. Há certa similaridade com a mecânica de leilão, pelo fato do controlador ser aquele que despende maior quantidade de recursos para a área desejada. Eles podem ser unidades ou meeples. Em jogos com unidades, é comum a existência de confrontos pela área desejada.

Sugestões de jogos com Controle de Área

Controle de área é uma mecânica com muita interação e, por natureza, invasiva. Força o jogador a não se apegar a sua “zona de conforto”. As sugestões de jogos foram feitas por grau de “agressividade” necessária para se tomar a área do amiguinho:

Carcassonne e Méxica

Clássicos da modalidade, o controle de área é feito por alocação de seus trabalhadores em maior quantidade ou por valor de suas construções. Deve-se pensar com cuidado na jogada, pois os recursos de domínio são limitados e pouco renováveis.

Arquitetos cabeçudos que você respeita!

Vale dos Monstros e Barony

Jogos rápidos e com regras simples. Em ambos é possível expulsar as unidades de seus adversários na disputa pelo controle de área. Em Vale dos Monstros os jogadores possuem habilidades diferentes. Já em Barony, o controle de área pode ser feito por componentes com habilidades e valores diferentes.

Pronto para ganhar território

Cyclades e Scythe

Em ambos é possível, e até normal, vencer sem entrar em muitas situações de combate. Nestes jogos com belíssimas miniaturas o território controlado costuma acumular recursos e/ou fornecer pontuação, o que sempre desperta a ganância do adversário.

Controlar a fábrica é sempre tentador!

Kemet e Cry Havoc

Jogos onde o filho chora e a mãe não vê. Os combates são intensos, com várias unidades diferenciadas em belas miniaturas. Mesmo que você não foque seu jogo em estratégia de ataque, ainda precisa estar preparado para se defender.

Invadindo um planeta hostil

Muita tensão e interação

Jogos com a mecânica de controle de área são recomendados para quem gosta de partidas com interação. As constantes alterações no tabuleiro e influência das decisões dos adversários, também o tornam de difícil planejamento a longo prazo. Isso faz com que os jogos sejam mais táticos do que estratégicos. Não é recomendado para pessoas sensíveis que costumam levar ataques de adversários para o lado pessoal.

Devido a popularidade de jogos clássicos com essa mecânica no Brasil, tais como Xadrez e War, podem ser boas opções para apresentar novatos ao hobby que já os conhecem. Caso os iniciantes em questão não tenham gostado destes clássicos, bom ir com cautela, começando pelos menos “agressivos”.

Você gosta da mecânica? Conhece bons jogos para sugerir? Deixe nos comentários e até a próxima.

Tags: , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑