Notícias Mecânica BG: Cooperativo - o lado mais amistoso do tabuleiro

Publicado em fevereiro 21st, 2018 | por Gilberto Guerra

Mecânica BG: Cooperativo – o lado mais amistoso do tabuleiro

Hoje a mecânica é para aqueles que gostam de competir contra o amiguinho, mas às vezes querem jogar no mesmo time. Ou então para aquele grupo que prefere encontrar soluções em conjunto para os desafios do tabuleiro. É o Cooperativo, ou jogo em equipe.

A mecânica cooperativa visa a criação de uma equipe de jogadores com diferentes habilidades. Motivados por um objetivo comum, buscam soluções para os desafios impostos pelas regras do jogo. Geralmente por meio de um deck de eventos. Todos ganham juntos ou perdem juntos, a menos que o jogo seja semi-cooperativo. Neste caso, que é uma variação da mecânica aqui tratada, em alguma parte do jogo, o objetivo individual do jogador pode divergir do coletivo, gerando conflitos.

Por mais inusitada que seja a habilidade do seu personagem, você ainda pode ajudar seu time

Jogos cooperativos geralmente possuem uma boa história de fundo e componentes de qualidade para garantirem a imersão dos jogadores. Possuem também níveis de dificuldades, assim como missões diferentes para se obter um certo nível de rejogabilidade.

Muitos jogos cooperativos são conhecidos popularmente como “ameritrashes”, por possuírem mecânicas simples com nível de sorte moderado a elevado. Porém, há também jogos cooperativos mais estratégicos, agradando a públicos diferentes.

Sugestões de Jogos Cooperativos

Os jogos cooperativos, devido ao seus atrativos voltados a imersão do jogador, podem seguir duas linhas distintas de sugestões:

A primeira linha é referente ao tema do jogo, utilizado com muita eficácia para atrair novos jogadores ao Hobby. Alguém fã de The Walking Dead é propenso a se atrair por board games como Dead of Winter e Zombicide.

A qualidade dos componentes ajuda no clima de imersão

Para quem gosta de fantasia medieval há um leque ainda maior de opções, sendo o Mice & Mystics um dos mais populares entre iniciantes. Os fãs de HP Lovecraft também podem ser agraciados com um vasto universo de jogos. Eldritch Horror é atualmente um dos mais conceituados pela crítica e valor de mercado acessível.

Personagens ratos: sempre carismáticos!

A segunda linha de sugestões é referente às mecânicas auxiliares. Jogos como Pandemic e Robinson Crusoe: Aventuras na Ilha Amaldiçoada, apresentam fortes elementos dos eurogames, que se contrapõe ao fator sorte. O jogo líder absoluto atual no ranking BGG (geral, temático e estratégico) é o Gloomhaven. Ele se apresenta como uma ótima junção entre euro e cooperativo, mas infelizmente, devido a sua tiragem limitada e preço elevado, poucos jogadores tem acesso.

Utilizando-se da variação semi cooperativa, Dead of Winter e Battlestar Galactica, introduzem um elemento de preocupação a mais, não podendo confiar totalmente na atitude do aliado. O objetivo individual dele, ou insanidade adquirida, em certo momento pode ir contra o interesse coletivo.

Mecânica “Paz e Amor”? Então agrada a todos?

Certamente jogos cooperativos possuem um público cativo e fiel. Também tem a vantagem da facilidade de introduzir um novato no hobby, pois contorna a barreira da “aversão ao novo”, proporcionando aliados. Se o novato conhecer e gostar de RPG de mesa, as chances de agradar são ainda maiores. O grande fator amistoso presente na jogatina ainda faz dos jogos cooperativos um grande aliado para entreter crianças e familiares.

Diversidade de opções melhores do que Jogo da Vida para se jogar com a família

Jogadores que gostam de interpretação de papéis e colaboram para um clima de imersão ao tema, costumam ter os jogos cooperativos entre os seus favoritos. Por outro lado, jogadores que priorizam a competição e variáveis estratégicas costumam evitar jogos cooperativos.

Outro fator que incomoda alguns jogadores, é que a “inteligência artificial de papel”, quando superada, torna determinada missão ou o jogo todo, desinteressante para a mesa, diminuindo assim a rejogabilidade. Em algumas ocasiões, as ações programadas para os NPCs podem não ser coerentes com o momento do jogo. Outra crítica é que o comum perfil de Jogador Alfa, se existir no grupo, irá atrapalhar a experiência para todos.  

Mecânica BG: Cooperativo

Pessoalmente, eu reconheço o valor dos jogos cooperativos para o hobby. Entretanto, está entre as mecânicas que menos dou prioridade na escolha do jogo da vez. Mas isso se deve ao fato de eu sempre jogar em grupos competitivos. Você conhece jogos cooperativos que tenham agradado jogadores de euro? Qual seu jogo cooperativo preferido para apresentar a novatos? Deixem nos comentários sugestões e até a próxima!

Tags: , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑