Notícias

Publicado em Maio 2nd, 2018 | por Gilberto Guerra

Mecânica BG: Force sua Sorte! (Push Your Luck)

Quem nunca fez uma jogada arriscada em uma partida de Board Game? A própria definição de jogo consiste em haver uma probabilidade de vitória ou de derrota. Não sendo nenhuma delas certas até que a partida esteja desenvolvida. Saber até que ponto arriscar suas jogadas não é uma ciência exata para a maioria dos jogos, pois o fator “sorte/ azar” pode fazer toda a diferença. A mecânica Force sua Sorte (push your luck) leva esse sentimento ao extremo.

Force sua Sorte!

Passar pela tensão de uma roleta russa com um sorriso no rosto, eis o segredo para se divertir com push your luck

Forçar a sua sorte significa arriscar-se para tentar obter melhores ganhos. Esse risco envolve receber uma penalidade pesada, perdendo tudo ou quase todos os recursos que obteve até então. Você terá que repetir uma ação, até decidir parar, gerenciando o risco da melhor forma que puder. Para valer a pena, a recompensa precisa ser muito tentadora, oferecendo relevante vantagem frente aos oponentes caso haja sucesso. Possibilidade de obtenção de recursos para mitigar a sorte são comuns nessa mecânica.

A mecânica é antiga e já utilizada nos jogos de baralhos tradicionais`. Isso inclui “21” e “Black Jack”, além de outros jogos comuns em Cassinos. De fato, podemos atribuir a um renomado brasileiro a popularização da mecânica por essas terras. Os Programas Silvio Santos, desde seus primórdios nos entretém com a torcida pela vitória ou pela derrota alheia em seus jogos.

Push Your Luck

Nem o dono do jogo está livre do azar

Sugestão de Jogos

Codinomes

Aqui a sorte ocorre em escolher palavras que podem ou não pertencer a sua equipe. Caso você escolha a palavra do “assassino”, perde imediatamente. A cada jogada você fica mais dependente da sorte para vencer.

Force sua Sorte!

Em busca dos integrantes de sua equipe

Quartz

Jogo brasileiro que para mim, está entre os melhores da mecânica. Nele você é um anão minerador em busca de cristais preciosos. Mas todo cuidado é pouco! Alguns cristais são instáveis e geram explosões que te faz perder todos os cristais acumuladas no turno.

Force sua Sorte!

Belos componentes, mas vale o risco de juntar todos?

King of Tokyo

Jogo de monstros que brigam para ser o Rei de Tóquio. Mas estar no controle de Tóquio envolve riscos. Rolar os dados que você na tentativa de conseguir algo melhor, é forçar a sorte. Optar por ficar no centro da cidade sendo alvo de todos quando seus pontos de vida não estão em níveis aceitáveis, é forçar a sorte. Ser eliminado da partida que pode se estender dependendo do número de jogadores é uma punição forte.

Force sua Sorte!

Sobreviver em Tóquio! A única forma de conseguir a vitória!

Port Royal

Jogo de cartas simples e divertido. Nele você é um comerciante em busca dos melhores negócios. O jogo é uma corrida para se conseguir 12 pontos de influência. Por ser uma corrida as recompensas e punições por se revelar cartas de navios são condizentes. Se você revelar dois navios da mesma cor e não puder afugentar, todas as cartas são descartadas. Logo,  ninguém pega cartas. Se você arriscar e conseguir quatro navios de cores diferentes, consegue uma carta adicional. Se conseguir navios de todas as cinco cores, pega duas cartas a mais.

Force sua Sorte!

Revelar 5 navios de cores diferentes? Um risco que nunca assumi

Force sua sorte gera conflito de emoções

Force sua Sorte é uma mecânica que não agrada a todos. Entre os jogos que possuem essa mecânica, apenas Codinomes integra o top 100 no ranking da Ludopedia. Enquanto a sorte sorri para você, a diversão é atingida. Mas quando o azar aparece (e ele vai aparecer), apenas seus adversários é que estarão sorrindo. Essa característica faz com que o perfil de jogador que curte o force sua sorte, seja o que não leva jogos tão a sério. São players que se importam mais com a diversão do que com a vitória. Ou seja, o público padrão de party games.

Force sua Sorte!

Calcular as probabilidades? Precisa ser gênio ou aborrecer os amiguinhos com o AP

Entre as mecânicas comuns em Party Games, o Force sua Sorte está entre as que mais me divertem. Geralmente é uma boa pedida para quando após uma partida de jogo pesado resta um tempo para o grupo. E você? Gosta da mecânica? Tem alguma sugestão de jogos? Obrigado pela participação e até a próxima.

Tags: , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑