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Publicado em julho 11th, 2018 | por Gilberto Guerra

Mecânica BG: Jogadores Com Diferentes Habilidades e Tabuleiro Modular

Neste texto vamos encerrar a lista oficial de mecânicas da coluna Mecânica BG. Hoje falaremos de duas mecânicas que sempre que presentes aumentam muito a rejogabilidade do board game. Quando bem aplicadas, apenas acrescentam na experiência: jogadores com diferentes habilidades e tabuleiro modular agradam jogadores novatos e experientes!  

Jogadores Com Diferentes Habilidades

A mecânica jogadores com diferentes habilidades consiste na possibilidade de escolha (consciente ou aleatória) de personagens, raças ou facções que possuem habilidades diferenciadas. Tais habilidades fornecem vantagens no decorrer da partida. Cabe ao jogador o planejamento de como melhor utilizá-las. Via de regra, todos os jogos cooperativos têm jogadores com diferentes habilidades.

Habilidades e Tabuleiro Modular

A habilidade do seu personagem pode determinar o nível de dificuldade da partida

Tabuleiro Modular

Tabuleiro modular é a mecânica em que o tabuleiro possui múltiplas peças, o que permite combinações diferenciadas. O objetivo é propiciar a possibilidade da aplicação de diferentes estratégias, conforme as combinações do mapa.

Habilidades e Tabuleiro Modular

O designer não pode exagerar na quantidade de módulos do tabuleiro

Jogadores com Diferentes Habilidades e Tabuleiro Modular

A combinação de ambas as mecânicas,  jogadores com diferentes habilidades e tabuleiro modular, acrescenta aos jogos muitas possibilidades. Jogos de civilização já perceberam isso há muito tempo, mas isso merece outro texto futuro. Jogos de estratégia tem cada vez explorado mais essas vertentes.

Sugestões de jogos

Jogos cooperativos

Já foram sugeridos no texto da mecânica cooperativa. Jogos de civilizações poderão ser tratados com profundidade em oportunidade futura. Assim, neste artigo iremos sugerir apenas os jogos euros. Embora também existam party games e jogos familiares com as mecânicas:

Clans of Caledonia

Jogo com ambas as mecânicas. As habilidades dos clãs podem proporcionar um direcionamento na sua produção ou na forma de sua expansão territorial. O tabuleiro modular em quatro partes garante uma dinâmica diferenciada na escolha dos territórios para expansão.

Habilidades e Tabuleiro Modular

Se o seu clã ganha dinheiro com whisky, seja o rei do whisky

Projeto Gaia

São 14 facções com habilidades bem diferenciadas e o tabuleiro modular é composto por 10 setores. Tal combinação proporciona uma rejogabilidade superior ao do seu irmão mais velho, Terra Mystica.

Habilidades e Tabuleiro Modular

Agora é a vez do espaço ser Terraformado!

As Viagens de Marco Polo

Aqui as habilidades dos personagens influenciam o jogo de forma gritante. A maioria dos personagens conseguem contornar as regras. Isso acontece de uma forma tão explícita que dificilmente uma estratégia tem sucesso sem utilizá-las o máximo possível. Poucos euros possuem essa mecânica de forma tão evidente como em Marco Polo.

Habilidades e Tabuleiro Modular

Importante alocar o dado onde seu personagem consegue burlar as regras do jogo a seu favor

Scythe

As facções têm habilidades bem diferenciadas entre si desde o começo da partida. E novas habilidades são obtidas com a liberação dos Mechas. Além disso, o tabuleiro individual de ações também é sorteado, fornecendo novas combinações a cada partida. Esse tabuleiro individual “modular” (facções e ações) elevam muito sua rejogabilidade.

Habilidades e Tabuleiro Modular

Liberar Mecha é sempre bom, melhor ainda quando se ganha moedas!

Catan

Ícone dos tabuleiros modulares. Em seu jogo base temos 19 tiles de territórios que são sorteados para formar o mapa. Com a expansão para 5 a 6 jogadores, chega-se a 30 tiles de territórios. Entre os jogos consagrados, não há outro com tamanha modularidade de tabuleiro.

Habilidades e Tabuleiro Modular

Tabuleiro modular raiz de Catan!

Mecânicas da Rejogabilidade

Ambas as mecânicas aqui tratadas acrescentam muita diversidade de estratégias aos jogos. Muitos desses jogos levam à reflexão após a partida sobre o caminho traçado e o que mudaria com determinada habilidade. Ou sobre a diferença favorável de pontuação que poderia ser obtida se tal parte do mapa estivesse mais próxima. Essa sensação estimula o jogador a querer repetir a experiência.

Por outro lado, há situações em que a aplicação da mecânica pode não ser bem-sucedida. Jogadores com diferentes habilidades que desbalanceiam o jogo podem desestimular já no começo da partida.

As Viagens de Marco Polo é um dos que dividem opiniões, de que dependendo do personagem que sobrar para você, a derrota já está praticamente decretada. Escolha de personagens por meio de leilão, como em Terra Mystica, vem se demonstrando uma boa solução. Jogos com personagens com habilidades severamente direcionadas, que limitam a liberdade dos jogadores, pode também não agradar a todos.

Já com tabuleiros modulares, certas configurações dos tabuleiros podem favorecer muito quem inicia escolhendo terreno inicial. Outras combinações podem “travar” a partida, alongando demais sua duração. Em Catan, caso o tijolo e a madeira saiam aglomerados e com numeração de baixa probabilidade (02, 03, 11 ou 12). Jogando em 4 pessoas, pode-se preparar para uma duração de partida em torno de 50% acima do normal.

Habilidades e Tabuleiro Modular

“O quê?!? Duas horas de partida para sair madeira e você me furta ela com o ladrão!?!”

O fim do Mecânica BG

Aprecio muito ambas as mecânicas. Elas são sempre bem-vindas na mesa e me estimulam a repetir o jogo por mais e mais vezes. Atualmente 60% de minha coleção possui jogadores com habilidades diferentes.

E você leitor, gosta das mecânicas? Quer compartilhar algum caso sério de desbalanceamento? A coluna Mecânica BG fica por aqui. Deixe seus comentários e até agosto, quando iniciarei uma nova coluna pelo Tábula Quadrada!

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