Notícias

Publicado em Março 7th, 2018 | por Gilberto Guerra

Mecânica BG: movimento de área, em grade e ponto a ponto

A mecânica de movimento consiste em mover uma peça do jogo de uma área para outra. Geralmente, em busca de recursos ou outras vantagens para a partida. Embora simples, ao longo dos anos a ação de mover passou por variações. Atualmente os jogadores possuem uma ampla gama de escolhas de mecânicas de movimentação. Dificilmente ao menos uma não o agradará.

Para se ter ideia da antiguidade da mecânica, o jogo africano Mancala (cerca de 7.000 anos atrás), tem sua origem a palavra árabe nagaala que significa “mover”. Nele, você deve coletar sementes e semeá-las.

movimento

Devido o misticismo sobre o jogo, apenas homens de alta posição o jogavam

Via de regra, na movimentação, as peças depois de serem inseridas no tabuleiro não são retiradas dele ao final do turno. A não ser por morte, derrota ou eliminação. Há uma quantidade de espaços fixa ou variável, para a movimentação. Comumente há mais de uma possibilidade de caminho a ser tomado.

Recomendação de jogos com movimentação

As recomendações dos jogos foram realizadas conforme variações da mecânica.

Movimento de área

O tabuleiro é dividido em áreas de tamanhos variáveis, podendo mover para dentro ou fora dela. Isso vale para qualquer direção, desde que adjacentes ou ligadas. Mecânica muito comum em jogos ameritrashes em geral. Muito desses jogos são cooperativos já falamos por aqui. Jogos com controle de área também bebem desta fonte, como já visto por aqui. Entre os jogos que usam essa mecânica estão Blood Rage, Kemet, Mice & Mystics, entre outros.

movimento

Blood Rage é um jogo bem interessante com movimento em áreas que vão sendo destruídas durante a partida

Movimento em Grade

Aqui temos o tabuleiro dividido em grades de tamanhos iguais. A movimentação pode ser mista e não apenas ortogonal. Em Istanbul e Yokohama, somos mercadores em busca pelos melhores produtos e a movimentação em grade deve ser bem calculada para otimizar seu percurso. Se o seu gosto envolve mais interação, em Scythe tem a movimentação em grade com controle de área forte. E em Arcadia Quest temos muito confronto entre jogadores.

movimento

Belas miniaturas em confrontos frequentes em Arcadia Quest

Movimento ponto a ponto

Na mecânica, o tabuleiro possui pontos conectados por linhas por onde deve ser feita a movimentação. Geralmente, as casas no percurso possuem ações disponíveis. Great Western Trail é um jogo novo que já virou referência nessa mecânica. As Viagens de Marco Polo é uma opção mais leve, que mistura também a alocação de trabalhadores com excelência. O movimento ponto a ponto também pode ocorrer de forma programada, como em Lords of Xidit, mas essa mecânica é assunto para outro texto.

movimento

Mover-se mais, realizar mais entregas de gado ou aproveitar todos os espaços de ação?

Rolar e Mover

Considerada a ovelha negra do sistema de movimentação. Sua principal crítica é que “o jogo joga você”, pois a mecânica não oferece muitas escolhas ao jogador. Banco Imobiliário, Jogo da Vida, Detetive e Hero Quest são jogos clássicos da mecânica que geralmente não agradam jogadores mais experientes. Entretanto, alguns jogos modernos conseguiram implementar a mecânica agradando perfis de jogadores. Camel Up e Fórmula D, por exemplo a utilizaram com sucesso na temática de corrida. O recente Merlin conseguiu dar mais opções ao jogador ao utilizar o sistema de alocação dos dados rolados e com itens colecionáveis.

movimento

Camelos impulsionados por dados

Quem fica parado é poste e quem tem limite é município!

Mecânica tão presente nos jogos e com tantas variações que dificilmente uma delas não agradará ao seu perfil de jogador. É uma mecânica tão básica e necessária para certos jogos que não conseguimos imaginá-los sem ela. Entre suas variações, a que merece maior cuidado ao ser levada para a mesa é a Rolar e Mover, cujo o ranking da Ludopedia tem seu melhor posicionado o Hero Quest, na posição 135!

movimento

Não há muito que fazer além de se lamentar em Jogo da Vida

Mecânica BG

Qual a sua variação favorita da mecânica? Tem algum jogo com rolar e mover entre seus favoritos? Deixe sugestões nos comentários e até a próxima!

Tags: , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑