RPG

Publicado em março 15th, 2017 | por Rafa Almeida

0

NeoGhaluni: RPG de fantasia urbana

NeoGhaluni é um RPG de fantasia heroica urbana. Nele os protagonistas são heróis em um cenário próximo ao nosso nível tecnológico, porém em uma terra chamada NeoGhaluni. Neste cenário convivem as mais diferentes espécies inteligentes, passando de Humanos e Anões – clássicos em jogos de fantasia – até espécies únicas como Teshis e Loxodontes. Este RPG foi desenvolvido por Diego Bernard e Jorge Valpaços da Lampião Game Studio, parceiros no desenvolvimento das nuances do cenário, de regras avançadas e da reformulação do sistema de jogo.

centro-de-alfel3

Uma enorme ilustração da cidade

O cenário

Temos um cenário complexo com divisões políticas extensas, com diferentes continentes, países e cidades com suas peculiaridades. Além dessa descrição do cenário, temos um sistema de simples aprendizado e construção de personagens. Nele existem 3 atributos centrais e perícias associadas, com o centro da mecânica sendo o lance de 1d20, eventualmente modificado por d6s.

Não há variação de dificuldades. Todos testes devem bater o número alvo 12. Mas como isso se dá? Bem, lance 1d20 e some ao valor de uma perícia. Contudo, há muitas nuances que podem ser apresentadas.

Habilidades únicas

Modificadores circunstanciais e habilidades únicas podem alterar bastante sua sorte, sendo o próprio sucesso do teste condicionado a circunstâncias narrativas. Atingir o valor da dificuldade 12 indica um positivo com erro, que seria o sucesso com um custo.

A moralidade ou os pressupostos éticos são mensurados em NeoGhaluni por meio da Conduta. Ousadia, Disciplina e Bondade são atributos que também entram em jogo, concedendo modificadores e elementos circunstanciais que afetam diretamente a experiência de jogo. Em outros termos, se você possui Bondade 1 (um valor baixo) e está agindo de forma cruel, você recebe um bônus em seu teste ou pode refazê-lo caso falhe. Contanto que você interprete de qual forma sua vilania não deixou, por exemplo, você deixar o seu adversário viver, ainda que desarmado.

item-especial-3

Alguns dos veículos

Robôs, motos e outros veículos

No lugar de um cenário medieval, aqui temos robôs, motos, automóveis e aviões (e não são do forró). As armas de fogo estão banidas por uma questão relacionada à política internacional, porém os conflitos internos não são poucos.

Muitas são as motivações para ser um aventureiro em NeoGhaluni. Você pode ter a sua profissão comum, ser um mercenário contratado ou ainda um viajante. Há muitas possibilidades de jogo para se aventurar em Alfel, o continente densamente apresentado no jogo.

Uma terra reconstruída

No cenário de NeoGhaluni se passa em uma terra que se reconstruiu após um apocalipse. Deuses e homens guerreavam e uma deusa se sacrificou, garantindo a permanência da vida do mundo. No passado, repleto de tecnologia, robôs eram criados em construções chamadas de Matrizes de Vida. Eles eram o ápice do desenvolvimento humano.

Contudo, após o cataclisma que quase assolou completamente a humanidade, a tecnologia bélica foi restringida. As políticas internacionais criaram inúmeras fontes de tensão para esse novo mundo que se apresenta.

p+ígina-neoghaluni-2

Um esboço das páginas

As 3 grandes questões em NeoGhaluni

Para além da criação dos personagens e de sua Conduta, temos 3 grandes questões que determinam a sua visão de mundo em NeoGhaluni. A primeira se relaciona aos ditames da política internacional, o chamado Tratado de NeoGhaluni. A segunda se refere à presença de robôs na sociedade, uma vez que uma Matriz de Vida foi recém-encontrada. E a terceira refere-se à legalização dos mercenários. Há diferentes respostas possíveis e elas são atreladas à construção de seu protagonista, atrelando-se a sua conduta, classe, raça e demais meandros do jogo.

NaoGhaluni será disponibilizado à venda em poucos dias e a ideia é mantê-lo, bem como demais produtos do Lampião, munidos de suporte, aventuras e demais ideias. Caso queiram saber mais sobre o jogo acessem este vídeo ou dê uma conferida na página da Lampião Game Studio.

Espero que vocês tenham curtido. Com o lançamento de Final Fantasy XV, o jogo cai como uma luva para todos que se inspiraram nos personagens e no novo cenário. É comum vermos jogos heroicos de supers, ou fantasia medieval. Porém é incomum termos um cenário que favorece os heróis em um cenário mais moderno, e isso é fantástico em NeoGhaluni!

Um sucesso decisivo a todos e um bom jogo!

Tags: , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo ↑