RPG

Publicado em julho 13th, 2016 | por Gustavo Braunsperger da Cunha

O Império Esmeralda se levanta na Lenda dos 5 Anéis

No último domingo (10/07) começou o pré-lançamento do Império Esmeralda, um suplemento do jogo de RPG da Lenda dos Cinco Anéis (L5A) publicado pela editora New Order. O livro é o terceiro lançado no Brasil e para quem não sabe do que se trata, vou explicar:

O jogo:

O RPG do L5R é a versão do jogo de cartas do mesmo nome. Ambos os jogos tratam sobre o mundo de Rokugan, e as eras de jogo foram todas decididas em grandes competições do jogo de cartas.

capa-imperio-esmeralda-1170x579_c

O livro tem um visual simples mas que impõe respeito

O cenário:

Rokugan, o grande Império Esmeralda, é um cenário de fantasia medieval oriental  que busca principalmente no Japão Feudal material para seu mundo, mas também empresta coisas de várias partes da ásia, como China e Mongólia. Ele está para o oriente como o D&D está para a Europa.

Ao invés de jogar com aventureiros, os jogadores tem a oportunidade de encarnar em samurais místicos ou monges sábios e tentar alcançar seus objetivos de acordo com os desígnios da honra, em meio a uma cultura muito rígida.

Uma das coisas importantes do jogo, que os jogadores de Storyteller (old and new) podem se familiarizar são sobre os conflitos entre facções. O controle de Rokugan é disputado entre nove clãs, os maiores clãs, compostos por casas familiares que competem por território e poder entre si e com uma variedade de facções menores.

Politica complexa, burocracia elevada em cortes de inverno, duelos de palavras e sangue, e guerras épicas não são o suficiente para os samurais de Rokugan. Suas aventuras não giram apenas ao redor de quem vai sentar no trono de fer… esmeralda, trono esmeralda, mas também podem envolver a grande ameaça que ronda este império: A “mácula das terras sombrias”, como é conhecida, deturpa a sanidade e os corpos das pessoas, as tornando servas de um senhor cujo nome causa arrepios no mais bravo dos guerreiros. Com um clima digno do Mythos criado por H. P. Lovecraft, a mácula é uma doença virulenta e contagiosa que se espalha pelos portos e adentra as terras, um inimigo contra o qual aço nem sempre é o bastante!

pagina-01-imperio-esmeralda

Uma amostra do que você vai encontrar dentro do livro

O sistema:

O R&K (Roll and Keep), que significa “rolar e manter”, usa somente dados de 10 faces para resolver os conflitos. Basicamente nós tomamos um número de dados, geralmente igual a soma de um atributo com uma perícia e ficamos, ou mantemos, um número de dados iguais ao atributo. A soma dos números dos dados que sobraram precisam superar um número alvo, ou seja, quanto maiores os números dos dados somados, melhor.

Os próprios atributos são interessantes, pois eles são derivados dos famosos cinco anéis; Água, Ar, Fogo, Terra e Vazio. Cada anel é dividido em dois atributos, um físico e um mental, e é no equilíbrio entre estes atributos, que o anel pode aumentar. Então é interessante que este equilíbrio entre mente e corpo seja buscado em jogo.

Além dos diversos estilos de combate, tanto armado quanto desarmado que os personagens podem alcançar, ainda há alguns tipos de magia para complementar o jogo, lhe atribuindo os elementos fantásticos e misticos com sabor oriental.

Infelizmente, com o passar das edições, as regras ficaram cada vez menos “cruéis”. Regras de amputações foram abandonadas, a mácula ficou mais fácil de resistir e raramente alguém cai com um golpe de Katana. Mas a larga maioria dos jogadores que eu conheço costuma não concordar comigo e gosta deste aspecto.

Advanced-School-Imperial-Scion

As ilustrações deixam o material mais rico e bonito

Eu, particularmente, já estou a bordo deste trem a alguns anos e acompanho o jogo desde a sua primeira edição, em 1997, e posso comentar como suas regras são ótimas para o cenário. Ambientação e sistema de regras que casam com muita elegância. Mas é na quarta edição que o jogo finalmente finca as garras (ou katanas?) em território brasileiro com os livros finalmente traduzidos e publicados em qualidade bastante similar a das versões americanas. Esse pode ser o momento de se aventurar em um mundo de honra, dever e glória já que as chances de termos todos os suplementos da edição atual lançados em português parecem boas.

Tags: , , , , , , , , , , ,




Voltar ao Topo ↑