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Publicado em fevereiro 19th, 2019 | por Gilberto Guerra

Opinião BG: o Hype está entre nós!

Se você acompanha os fóruns de discussão sobre board games na internet já deve ter se deparado com a palavra “Hype”. Sendo que geralmente é em conotação negativa. Mas o que exatamente significa o Hype dentro do contexto do nosso hobby? E como isso ocorre?

O Hype dentro dos board games significa algo que está na moda, a última tendência. Ser Hype é ser motivo de comentários, atrair o interesse da mídia e despertar o interesse coletivo. A palavra tem origem inglesa e originalmente era utilizada para indústria da moda no vestuário.

Hype

Quando o anúncio do jogo já te deixa feliz da vida

Como surge o Hype nos Board Games?

O hobby dos board games possui meios de divulgação limitados. Não vemos comerciais em rádios ou TVs, nem em jornais, revistas ou outdoors. Sendo assim, como surge o Hype em nosso hobby? Surge por influência da mídia especializada e dos formadores de opinião.

O colecionador assíduo de board games é por consequência um pesquisador. São muitas horas gastas com consumo de mídia especializada para se tomar a decisão da compra. Reviews, gameplays, avaliações, etc…

Ao contrário dos bens de consumos populares, precisamos correr atrás de informações. São as fontes dessas informações que têm o poder de gerar o Hype sobre o consumidor. Tal poder é ainda maior nas situações de pré-venda ou financiamento coletivo, nos quais poucos tiveram acesso a protótipos de teste.

Hype

Quando a pessoa é influente, ela sabe disso!

Quando o Hype é real

O Hype tem boas chances de ser real quando todo o destaque dado ao jogo é fundamentado em bases sólidas. Designer e artistas conceituados, reviews imparciais de especialistas, avaliações de jogadores que participaram de eventos, etc. Já tendo experiência no hobby, é possível ter um olhar mais crítico tendo em vista as mecânicas envolvidas.

Um dos grandes exemplos de Hype nos board games é o Scythe. Apostando em qualidade de arte e componentes com excelência em um tema interessante, rapidamente chamou a atenção dos amantes do Hobby. Antes mesmo do lançamento já era Top 50 do Board Game Geek.

Anos após lançamento, mesmo a mecânica não agradando a todos e sendo alvo de críticas, ainda se mantém no Top 10 BGG e no Top 20 da Ludopedia. O Hype, interesse da coletividade, se demonstrou real.

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Um show de qualidade gráfica criou uma ótima impressão do jogo, antes de alguém jogá-lo

Hype como estratégia de marketing agressivo

Por outro lado, a mídia especializada, embora ame o hobby, também precisa de recursos para sobreviver. Embora também não haja elogios estrondosos, muitos canais falando sobre o mesmo jogo em um curto intervalo de tempo gera Hype. Dá a impressão que todo mundo está jogando aquilo e só você está de fora. Em alguns casos, esses podem ser uma decepção.

Arrisco dizer que XCom: The Board Game é um bom exemplo no mercado Brasileiro. Baseado em um clássico jogo de estratégia para PC, assinatura de designer conceituado e elogiado como “único, fantástico e emocionante” por um grande canal internacional, obteve boas vendas.

O resultado foi que o sistema tático totalmente diferente do jogo de PC gerou frustrações. Atualmente está ranqueado abaixo do top 400 da Ludopedia, e sempre lidera a lista de jogos para troca do mês em grande quantidade.

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Qualidade gráfica e elogios de quem não conhecia o jogo de PC gerou expectativas que não foram correspondidas

Consumidores diferentes, para os diferentes Hypes

Atualmente, na era da informação o Hype faz parte de qualquer mercado. Há consumidores que adoram isso e fazem questão de jogar os BGs mais badalados, sem se importar tanto com a qualidade. Isso causa um sentimento de “pertencer ao grupo”, e não há problemas se a pessoa tiver tempo e condições financeiras. Em alguns setores esse consumismo possui denominação: Hype Beast!

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Quando o Hype o atinge com força total

Para a maioria dos consumidores, no entanto, o importante é comprar um jogo que condiz com as expectativas. Para esses casos, o melhor é testar o jogo antes, algo fácil de conseguir em grandes centros. Entretanto, muito difícil em pequenas cidades, e para esses casos especialmente temos este artigo que ajuda na questão.

Conviva com o Hype

Gerar Hype sobre um produto é o objetivo de qualquer campanha de marketing. Nesses casos, a divulgação ganha “vida própria” e supera os objetivos financeiros. E existir um mercado lucrativo é essencial para a expansão dos produtos do hobby.

Saber pesquisar e não ser ansioso é importante não apenas para evitar cair nas “armadilhas” do mercado. Mas, também para conseguir escolher os jogos que te agradem, pois mesmo que o Hype se justifique, o jogo simplesmente pode não agradar você ou o seu grupo.

Scythe e Clãs da Caledônia foram dois jogos que comprei pelo Hype e felizmente não me arrependi. Atualmente, com o acervo do grupo em tamanho ótimo, é menor a ansiedade de comprar um jogo. Assim, é menor o risco em comprar um jogo que não nos agrade.

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Infelizmente, dinheiro de Monopoly e Power Grid não valem de verdade

E você, já comprou um jogo pela empolgação do Hype? Se arrependeu ou foi boa escolha? Deixe suas considerações nos comentários e até a próxima!

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