Reviews

Publicado em agosto 17th, 2015 | por Jonathan Sampaio

Review – Os guerreiros de Quarry e seus dados fantásticos!

Review – Os guerreiros de Quarry e seus dados fantásticos! Jonathan Sampaio

Notas Tábula Quadrada

Complexidade de Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary: O que você achou do jogo? Dê sua nota também.

3.4

Nota Final


User Rating: 3.9 (3 votes)

Um deckbuilding. Só que com dados. Muitos dados mesmo. Tipo, 130 dados. É muito. Daqueles que você não poderá jamais se esquivar da velha piada do “você tem dado em casa?”.

Neste jogo você é um poderoso Quarrior, um guerreiro mágico que possui o conhecimento dos misteriosos poderes do Quiddity e na arte de capturar Quarry (também conhecido como “dados”), onde o Quarry pode ser uma poderosa criatura ou um feitiço que você poderá usar em sua missão para acumular glória.

Acontece que seus adversários tramam contra você e irão enviar suas criaturas e feitiços para destruir seu Quarry antes que você possa entregá-lo à Imperatriz Quiana (vida longa a Quiana!) e reivindicar sua recompensa.

Invoque suas criaturas e as proteja de seus inimigos para ganhar toda a glória para si. O primeiro jogador a acumular glória o bastante vai ser aclamado como o Campeão da Imperatriz.

post-quarriors1

Componentes de Quarriors

Componentes:

O jogo base vem com 130 dados customizados, 53 cartas de jogo, 1 livro de regras, 1 marcador de glória, 4 marcadores de personagem e 4 sacolas de tecido, cada uma em uma cor diferente para cada jogador.

Ficha Tecnica Quarriors

 

Conhecendo as faces dos dados

        Os dados deste jogo têm diversos símbolos em suas diferentes faces, vamos explicar um a um. Preparado? Vamos lá!

1- Quiddity: É simbolizado por uma gota. Quando o resultado da jogada for este símbolo, você ganhará essa quantidade de Quiddity, gastando os dados.

2- Portal: seu símbolo é uma espécie de “espiral” com um número no meio. Quando este for o resultado da jogada, você pode gastar esse dado para pegar na bolsa o número indicado de dados e jogá-los. Esses dados serão adicionados a sua Reserva. Esse sempre será um efeito imediato.

3- Rejogar: Este é símbolo se parece com aquele de reciclagem, porém com a penas duas setas formando um círculo. Quando este for o resultado, você pode rejogar este dado. Este sempre será um efeito imediato. Você pode rejogar o mesmo dado toda vez que este símbolo aparecer, ainda que seja durante o mesmo turno.

4- Ícone da criatura ou ícone de feitiço: Dados de criatura e dados de feitiço mostram um símbolo único em uma ou mais faces, chamado de ícone (ou seja, a “figura” da criatura ou feitiço). Cada tipo de dado possui seu próprio ícone, quando o dado jogado mostrar um ícone, você pode movê-lo para sua área ativa convertendo ele em criatura ou feitiço.

Atenção! Em volta do Ícone no dado de criatura existem números que dizem o nível da criatura (número no canto superior esquerdo do dado), seu ataque (número no canto superior direito do dado), sua defesa (canto inferior esquerdo do dado) e por fim um asterisco (*) que significa a Explosão, que nada mais é do que o efeito do poder da criatura, que estará descrita na carta que a criatura pertence. Atente-se para a quantidade de asteriscos na carta.

5- Dados com símbolos separados com barra ou sem: alguns dados mostram dois símbolos na mesma face, separados por uma barra (/). Se você tirar este resultado quando jogar o dado, você deve escolher entre uma das duas opções. Se o dado mostrar dois símbilos sem a presença da barra, você pode utilizar as duas habilidades.

Algumas das faces dos dados do jogo.

Algumas das faces dos dados do jogo.

       

Preparação

Primeiramente deve-se criar o que o jogo chama de natureza (local onde as cartas básicas, de feitiço e de criaturas serão reveladas). No topo da natureza, coloque as cartas básicas uma do lado da outra, virada com as faces para cima, essas 3 cartas estarão sempre nos jogos, afinal, são as cartas básicas. Coloque 2 dados auxiliares (os marrons, representados simbolicamente por peões do xadrez) e na carta de portal coloque cinco dados de portais.

Agora separe as cartas de criaturas das cartas de feitiços e embaralhe cada grupo de forma separada. Após embaralhadas, vire 3 cartas de feitiço e coloque-as abaixo das cartas básicas. Em seguida, coloque nas cartas os seus respectivos Quarrys (todos os dados das respectivas cartas). É importante que os feitiços não se repitam. Isso mesmo. Todas as cartas alocadas na natureza devem ser diferentes.

O terceiro passo é revelar 7 criaturas, todas diferentes com a face virada para cima e com seus respectivos Quarrys em suas cartas. Se atente em não repetir criatura, aqui vai um exemplo: se a primeira carta virada for um Goblin Necrófilo, e mais tarde uma carta Goblin Necrófilo Poderoso for virada, coloque o Goblin Necrófilo Poderoso de volta na caixa, já que ambos pertencem a mesma classe.

Logo, a natureza será formada por 3 cartas bases, 3 feitiços e 7 monstros, sem nenhuma repetição de feitiços e nem de monstros. Por fim, cada um pega a bolsa de dados da cor do seu respectivo marcador, distribui-se 8 dados de Quiddity (os brancos) e 4 Auxiliares (os marrons com peões), estes 12 dados que cada jogador recebe deve ser colocado nas respectivas bolsas. Agora escolha quem começa e sua aventura está pronta!

Criaturas disponíveis para jogar.

Criaturas disponíveis para jogar.

O progresso do jogo

Fase 1- pontue criaturas

Se você tiver qualquer criatura em sua Área Ativa, você deve pontuá-las agora. Encontre a carta de poder correspondente a cada criatura na sua Área Ativa. O número no canto superior direito da carta irá dizer quantos pontos de glória você recebe pela criatura. Mova seu marcador para frente na tabela de glória a mesma quantidade de espaços (se neste momento você tiver glória o suficiente para vencer o jogo, o jogo termina imediatamente e você vence!). Depois disso, você deve mover todos os dados de criaturas e feitiços ligados a eles da Área Ativa para sua Pilha de Usados.

Depois de pontuar você deve escolher por “abater” parte da sua coleção. Cada criatura que pontua permite que você abata qualquer dado da sua Pilha de Usados (incluindo a criatura que acabou de pontuar ou quaisquer feitiços ligados à ela). Quando você abater um dado, deve devolvê-lo para a carta de poder correspondente na Natureza. Você só pode abater dados em sua Pilha de Usados. Abater dados permite que você modifique sua coleção removendo dados que você não quer mais usar.

Fase 2 – pegue, jogue e ative dados

Chacoalhe sua bolsa para misturar os dados. Depois, (sem olhar) pegue 6 dados e os adicione a sua Reserva. Agora jogue todos os dados em sua Reserva.

Caso não tenha 6 dados em sua bolsa, pegue todos os dados que sobraram na bolsa e os adicione a sua reserva. Depois, pegue todos os dados em sua Pilha de Usados e os devolva para sua bolsa, misture-os e continue tirando até que tenha completado 6 dados retirados nesse turno…

Exemplo: Renato retira 6 dados de sua bolsa e os adiciona ao Goblin Necrófilo que já estava em sua Reserva. Então ele joga todos os 7 dados.

Efeitos imediatos

Alguns dados, como os Portais, tem um “efeito imediato” quando você joga. Esses dados permitem que você pegue e jogue mais dados, ou rejogue dados, ou algum outro benefício. Normalmente, você deve gastar o dado para obter o efeito. Efeitos imediatos são opcionais. Você escolhe qual efeito usar e qual ignorar. Você pode usar os efeitos na ordem que escolher, mas eles só podem ser usados logo após a jogada de dados.

Preparar feitiços e invocar criaturas

Uma vez que tenham acabado seus efeitos imediatos, pare um momento para observar os dados que ainda estão em sua reserva. Você pode mover qualquer dado de feitiço mostrando o ícone de feitiço para sua área ativa. Esses dados se tornam feitiços que você poderá lançar mais tarde, não precisa gastar nenhum ponto de Quiddity para ativar um feitiço.

Fase 3- ataque seus rivais!

Agora é a hora de mandar suas criaturas atacarem seus inimigos! Todas as criaturas em sua Área Ativa devem atacar todos os seus oponentes. Para fazer seu ataque, siga os seguintes passos.

1- Some o dano: some os valores de ataque de todas as criaturas juntas (incluindo qualquer feitiço que esteja usando). Este é seu ataque total. Se você quiser lançar feitiços ou usar habilidades de criaturas para aumentar o ataque de sua criatura neste turno, faça isso agora.

2- Ataque: os oponentes que tiverem pelo menos uma criatura em sua área ativa devem defender-se do seu ataque total (cada oponente enfrenta o mesmo valor de ataque total). Todos os oponentes se defendem simultaneamente e individualmente. Cada oponente segue esses passos para se defender:

a) Usar proteção: o jogador defensor pode usar habilidades ou efeitos que reduzem o ataque da criatura atacante (como lançar um feitiço que diminui o ataque da criatura ou uma habilidade como da bruxa feiticeira poderosa), ou aumentar valores de defesa das criaturas que ele possui. A não ser que a habilidade ou efeito diga o contrário. As habilidades e efeitos só reduzem seus valores de ataque total para aquele jogador, não tem efeito em seu ataque contra seus outros oponentes.

b) Escolha o defensor: o jogador defensor deve escolher uma de suas criaturas para defender.

c) Defensor toma dano: a criatura defensora toma dano do ataque. Se o ataque total for menor que o valor de defesa da criatura, o defensor não é afetado, e aquele jogador terminou de se defender de seu ataque. Se o seu ataque total for igual ou maior que o valor de defesa da criatura, a criatura defensora é destruída. O jogador defensor deve movê-la para a pilha de usados e subtrair o valor de defesa da criatura do ataque total que está recebendo.

d) Próximo defensor: se o ataque total ainda for maior que zero, aquele oponente deve escolher outra criatura para defender, se ainda tiver alguma. Se seu oponente não tem mais criaturas para se defender, ele terminou a defesa do seu ataque (mesmo que suas criaturas não tenham absorvido o ataque total completo). O valor de ataque total restante é perdido.

Importante! Ao se defender de um ataque, você deve escolher suas criaturas defensoras uma de cada vez. Você não pode escolher dividir o ataque total entre suas criaturas para impedir que elas sejam destruídas.

Fase 4- Capture um dado de Quarry da natureza (opcional)

Depois que sua fase de ataque terminar, você pode gastar o Quiddity que sobrou para capturar um dado de Quarry da Natureza. O custo (em Quiddity) de cada dado é mostrado no canto superior esquerdo da Carta de Poder correspondente. Gaste dados de sua reserva para pagar o custo exigido. Além disso, você pode ter ganhado Quiddity de seus efeitos imediatos, criaturas ou feitiços. Você também pode gastar esse Quiddity agora. Todos os dados de Quarry que você capturar são adicionados a sua Pilha de Usados. Se existirem 4 (ou mais) Cartas de criaturas vazias na Natureza depois que você capturar um dado de Quarry, o jogo termina!

Atenção! Só se pode capturar um dado a cada turno.

Fase 5- mova os dados para sua pilha de usados

No fim do seu turno, você deve mover todos os dados na sua pilha de gastos junto com os dados não usados em sua reserva, eles vão para a pilha de usados. Você também pode decidir mover quaisquer feitiços em sua área ativa para sua pilha de usados.

Depois de mover os dados para sua pilha de usados, o turno acabou. O jogador a sua esquerda começa o seu turno.

quarriors5

Playmat com exemplo de configuração no uso dos dados.

Vencendo o jogo

O objetivo do jogo é ganhar glória. A principal maneira de ganhar glória é invocando e protegendo suas criaturas até a fase de pontuação do próximo turno. Toda glória adquirida é marcada na tabela de glória.

Existem duas maneiras de terminar o jogo:

1- Se um jogador ganhar glória o bastante para alcançar o objetivo mostrado à seguir:

a) Para 2 jogadores: 20 pontos de glória.

b) Para 3 jogadores: 15 pontos de glória.

c) Para 5 jogadores: 12 pontos de glória.

2- Se existirem 5 ou mais cartas de poder das criaturas vazias (cartas sem dados de Quarry nelas) depois que um jogador capturar um dado de Quarry, o jogo termina imediatamente. Apenas cartas de criaturas são contadas: cartas de poder de feitiços ou cartas básicas de recursos não são contadas para determinar se o jogo termina.

Se o jogo terminar devido a cartas de poder vazias, o jogador com mais glória vence o jogo! Se houver um empate, o jogador empatado com mais dados em sua área ativa vence. Se ainda estiverem empatados, eles dividem a vitória!

quarriors1

Existem cartas que dão poderes cada vez mais poderosos.

Regra de etiqueta no uso dos dados

1- Mantenha seus dados em seu lugar: Tenha certeza de quais dados estão em sua Reserva, Área ativa, Pilha de gastos e de usados. Mantenha essas áreas separadas na mesa a sua frente. Baixe o playmat no site da Galápagos Jogos, vai ajudar bastante.

2- Não vire os dados: Não tente mudar a face superior de nenhum dado, seu ou do oponente. Se você o fizer, arrume o dado para mostrar a face certa cuidadosamente.

3- Sem olhar: Ainda que você possa olhar dentro de sua bolsa para contar quantos dados ainda tem, você DEVE garantir que os dados estejam completamente embaralhados antes de tirar qualquer dado da bolsa.

4- Dados demais: Se algum momento você tirar dados demais de sua bolsa, devolva todos os dados que tirou da bolsa, chacoalhe e tire novamente até ter o número certo.

5- Em cima da mesa por favor: Se qualquer dado cair da mesa quando você está jogando, pegue-o e jogue este dado novamente sobre a mesa.

6- Parece torto para mim: Se você jogar um dado e ele parar em cima de algo e ficar um pouco torto, jogue novamente.

Considerações Finais

Prós: Quando se pega o jeito, o jogo se torna rápido e dinâmico. A mecânica do jogo é ótima, pois não tem como um player ficar de picuinha com outro, pois em Quarriors, todo mundo ataca todo mundo, não tem como fugir. Esse é o tipo de jogo sem frescura, que te protege dos players que combinam entre si de atacar só você. A cada turno, cresce a vontade de adquirir novas criaturas e com isso vem também a vontade de lascar todo mundo com suas criaturas. A cada jogo, as cartas não se repetem (pelo menos dentro daquela partida) o que torna o jogo ainda mais dinâmico.

Contras: Ao se jogar com 2 ou 3 players, o jogo se torna chato, pois por mais que o jogo consiga equilibrar bem os ataques e a forma de pontuar, sem o número máximo de jogadores, pode ser que um deles tenha maior destaque, fazendo com que tenha mais vantagem e mais pontuação, tornando difícil pra quem ficou para trás acompanhar e tornar o jogo competitivo.

quarriors3

E aí, tem dado em casa?

Expansões:

No Brasil, ainda não foram lançadas as expansões para o Quarriors, mas no exterior já existem algumas, o que nos trás a esperança futura. Confira:

Quarriors! Key Master Lord of the Quarry Promo Card

Quarriors! Quarmageddon

Quarriors! Quarmageddon Multiplying Mischievous Imp Promo Card

Quarriors! Quartifacts

Quarriors! Quaxos Promo Cards

Quarriors! Quest of the Qladiator

Quarriors! Rise of the Demons

Quarriors! X-Mas Promo Cards

 

Tags: , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Estudante de direito, gosta mais de card games do que pizza. Está planejando criar sua própria facção em Smash Up.



Voltar ao Topo ↑