Notícias

Publicado em novembro 22nd, 2017 | por Renato J. Lopes

Os jogos de tabuleiro estão perdendo players e a culpa é sua!

Depois de um tempo que a gente entra no hobby, acaba querendo chamar cada vez mais e mais pessoas para participar. Afinal de contas, é uma alegria imensa jogar com as pessoas, interagir, conhecer novos jogos e tantas outras coisas que isso nos proporciona. Mas, já parou para pensar que esse número poderia ser maior?

Já pensou na quantidade de pessoas que você já viu jogando um ou outro jogo e nunca mais apareceu? Seja em eventos, luderias, lojas ou até mesmo em casas, parece que algumas pessoas simplesmente não se empolgaram com o hobby. Ou talvez elas se afastaram por algumas coisas.

São sobre essas pessoas que vamos falar: pessoas que gostaram do hobby e não se empolgaram ou que algo as afastou. A ideia não é ser um texto científico, mas uma reflexão sobre como nós os chamados “heavy gamers” podemos acolher melhor os novos jogadores. Afinal de contas, você compra um jogo novo para jogar com pessoas e é de extrema importância ter novas pessoas, já que nem sempre as agendas de todos batem. E é sempre bom fazer novos amigos!

Apresentando jogos de tabuleiro

Você vai entrar agora no maravilhoso mundo dos board games!

A pessoa chegou e te pede pra mostrar um desses jogos aí, “tipo War”. É o momento! Não vá mostrando pra ele os super mega euros ou jogos cheios de regras! Ele é novato! Tente em uma conversa preliminar ver quais temas agradem esse jogador em potencial. Depois, tente encontrar jogos leves/médios que tenham a ver com esses temas.

Exemplo prático: meu primeiro jogo foi um Game Of Thrones Board Game. Fui jogar com uma galera que não sabia nada de jogos de tabuleiros modernos. Resultado: na metade da partida ninguém queria mais jogar. Alguns deles nunca mais quiseram jogar outro jogo.

Em outra ocasião levei Zombicide para uma galera fã de The Walking Dead. A galera curtiu tanto que só queria jogar esse jogo. Eu acabei enjoando de jogar com eles, porque só queriam esse jogo.

A gente fez uma lista com top 5 jogos para iniciantes e tem várias opções legais lá. Vale a pena dar uma conferida para ajudar nessa escolha.

Explicando jogos de tabuleiro

Você achou um jogo legal pro nosso novo amigo, tá lá com ele na mesa e o setup montado. Bora explicar? Sim! Mas, vamos lá com algumas orientações mais práticas e amigáveis.

1- Tente inseri-lo no jogo: conte um pouco do tema, da história, o que os jogadores serão e terão que enfrentar.

2- Fale qual o objetivo do jogo e como chegar lá: antes de explicar qualquer regra, fale como o jogo termina ou o vencedor é determinado e exemplifique como se consegue essas metas.

3- Vá com calma nas regras: tente explicar as regras de maneira bem clara e objetiva. Não tenha medo de repetir algumas, ou responder perguntas dos jogadores, mesmo que sejam coisas muito óbvias.

4- Tenha paciência: lembre-se, o seu objetivo é ganhar um novo jogador, não um novo hater. Tire dúvidas, dê espaço para as pessoas perguntarem, brincarem, tente sempre fazer o clima ser mais amigável possível. A experiência tem que ser positiva!

Jogando jogos de tabuleiro

Legal! Está quase tudo pronto para que o novo player entre para a nossa igreja, digo nosso hobby. Agora alguns cuidados finais para que ele seja fisgado de vez.

1- Manere na competitividade: mais importante que você ganhar, é ganhar um novo amigo jogador. Nas primeiras experiências de um novo jogador, ou um novo jogo para players antigos, tente fazer a experiência ser positiva e amigável. Ninguém quer jogar com gente chata e prepotente. Nunca esqueça esse item!

Eu perdi, não curti

2- Cuidado com regras esquecidas ou inventadas: house rules são regras caseiras. O designer foi lá, estudou o jogo, fez playtest pra você chegar e colocar house rules? Principalmente se forem regras que vão te fazer ganhar. Lembra do item anterior? Mais uma vez, faça com que a experiência seja positiva! Todo hobby é feito para ser divertido.

Minha casa, minhas regras

3- Ajude o novo padawan com dicas: a pessoa não tá conseguindo jogar? Está muito fraco? Dá uma mãozinha! Fale como ele pode jogar melhor, quais as melhores jogadas que ele pode fazer. Coloque o coleguismo na frente da sua ânsia por ganhar, ao menos uma vez. Não esqueça o item 1: manere na competitividade!

Às vezes um pequeno detalhe faz toda a diferença

4- Não deu certo? Tente outro! você está no meio do jogo e viu que não está agradando o amigo. Que tal mudar o jogo? Deixe ele escolher alguma coisa, explique bem as possibilidades que outros jogos oferecem. Talvez é preciso uma mudança de ar ou somente de tema!

Às vezes não rola mesmo

É isso aí, galera! Essa foi uma reflexão sobre coisas que sem perceber a gente pode fazer durante as jogatinas e acaba afastando novos jogadores. Nosso hobby é pequeno e precisa de mais adeptos. Pensa que legal seria se em todas as casas as pessoas jogassem ou ao menos tivessem o desejo de jogar.

Qual tema você quer que a gente traga mais reflexões aqui? Diz pra gente nos comentários e até a próxima!

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑