Reviews capa-review-a-ilha-do-tesouro

Publicado em maio 31st, 2020 | por Renato J. Lopes

0

Review: A Ilha do Tesouro – encontre a pista

Review: A Ilha do Tesouro – encontre a pista Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.6


User Rating: 1.9 (2 votes)

Pirata bom é pirata que gosta de tesouros, não é mesmo? Em A Ilha do Tesouro é o que você vai encontrar. O capitão Long John Silver escondeu o tesouro em uma ilha e sua tripulação fez motim. 

O objetivo dos piratas é interrogar o capitão até ele revelar onde o saque está escondido. Mas, um dos jogadores interpretará o capitão e tentará enganar os piratas até a hora da fuga, para recuperar o seu precioso tesouro. Vence quem encontrar ele primeiro.

Será você capaz de tão magnífica façanha? Terás dedução o bastante e será astuto o suficiente para ser aquele que levará o ouro para casa? Vamos ver como isso funciona neste texto.

Ah, este review possui uma pista da caça ao tesouro perdido da Conclave Editora. Mãos à obra!

a-ilha-do-tesouro

A ILHA DO TESOURO

Tudo começa escolhendo a quantidade de jogadores e quem será o capitão Long John Silver. O mapa tem um lado para 2/4 jogadores (19 rodadas) e 3/5 (17 rodadas).

preparação a ilha do tesouro
Tudo pronto para caçar o tesouro

O jogador que será Long John se posicionará ao sul do tabuleiro, ao lado do calendário. Ele recebe seu escudo, a caneta marcadora negra, o baú e as respectivas fichas, um mini mapa, uma mini régua, 6 fichas de informações verdadeiras e 11 pistas de distrito. Ele coloca a miniatura e as fichas de informação de blefe nos respectivos lugares do calendário. Ele coloca o restante dos itens, atrás de seu escudo.

a ilha do tesouro
Os itens do Long John Silver

Os piratas recebem as peças de sua cor: um escudo, uma miniatura, caneta marcadora, ficha de personagem, marcador de ordem do turno, além de um mini mapa e uma folha de anotações.

A Ilha Perdida
Os jogadores piratas recebem seu escudo, mini mapa, anotação e caneta

Em partidas com 2 ou 3 jogadores, os piratas controlam mais miniaturas. Em 2, o pirata controla 3 minis e em 3 jogadores, os 2 piratas controlam 2 minis cada.

O jogador à direita de Long John coloca seu marcador da ordem de turno no primeiro espaço vazio no início do calendário e seguindo em sentido anti-horário, os outros jogadores colocam seus marcadores nos espaços seguintes.

A Ilha do Tesouro
Tudo pronto no tabuleiro

Fase de preparação

Os jogadores colocam suas miniaturas nos respectivos lugares (indicados no escudo de cada um) e desenham um círculo em volta do pontilhado.

A ilha do tesouro
Após colocar a miniatura, circula com a caneta da sua cor

Em seguida, o capitão vai escolher em seu mini mapa, o lugar do tesouro na ilha, fazendo um X. Ele precisa seguir 3 regras para escolher o lugar. Não pode estar dentro do círculo no lugar inicial dos piratas, nem em áreas cercadas pela linha vermelha, ou sobre qualquer linha pontilhada.

Local do tesouro no A Ilha Perdida

O capitão pega as fichas de distrito e remove a que corresponde ao distrito em que o tesouro se encontra e a coloca atrás de seu escudo, com ela virada para baixo. Em seguida, ele embaralha o restante das fichas e pega uma ficha, olha ela e dá para o jogador à sua esquerda. Ele faz isso com cada um dos jogadores e em seguida coloca as fichas atrás do seu tabuleiro. Ele saca também 3 pistas iniciais e uma quantidade de pistas de bússola que corresponda a quantidade de jogadores +3.

A Ilha Perdida
Ele escolhe a ficha do distrito onde está o tesouro e tira da pilha
A Ilha do Tesouro
As fichas de bússola

FLUXO DO JOGO

A Ilha do Tesouro acontece em rodadas até que um dos piratas ou Long John chegue até o tesouro. As rodadas acontecem em 3 etapas, sendo que as duas primeiras quem faz é o capitão: atualização do calendário, evento do calendário e ações dos piratas. Isso acontece até a rodada em que Long John escapa, (17º ou 19º). Depois disso, isso muda um pouco, mas vamos falar mais sobre isso daqui a pouco.

Atualização e evento do calendário

Long John pega o marcador de jogador que está em último na trilha e o coloca no próximo espaço vazio do mapa. Se ali houver algum evento, ele o realiza. 

Os eventos podem ser: pistas (iniciais ou de mancha negra), fichas de blefe, prisão, a mancha negra e escapar.

Pistas iniciais a Ilha Perdida
Algumas pistas iniciais

Quando houver uma marca de ficha na trilha, o pirata terá que revelar a pista correspondente, colocar um marcador de pista verdadeira ou blefe, virada para baixo. Em seguida, realiza seu efeito e compra uma do mesmo tipo. Ele não pode mentir na pista, a não ser que coloque a ficha de pista duvidosa. Algumas pistas possuem uma marca de baú. Isso quer dizer que para jogá-las, o capitão precisa ter dado uma ficha de baú para um dos piratas. Caso ele queira jogar uma segunda pista com baú, ele precisa dar uma segunda ficha para os piratas.

A Ilha do Tesouro
O pirata desenhou que o tesouro não está a 4 milhas do vulcão
Isso quer dizer que o tesouro não está ali (supostamente)

As fichas de blefe, Long John as pega e coloca atrás de seu escudo. Na prisão, o jogador da vez escolhe um espaço de torre para posicionar o capitão, indicando o lugar em que ele está preso. Na mancha negra, o capitão troca suas pistas iniciais por pistas de mancha negra. E em escapar, o jogo muda, com Long John tendo 1 ação e os piratas tendo 2 ações.

Long John entra em uma das torres

Ações dos piratas

Na sua vez, os piratas podem realizar 1 ou 2 ações, de acordo com as estrelas indicadas no calendário. Essas ações podem ser normais ou especiais:

Ações normais

Movimento a cavalo: o jogador utiliza a régua grande e traça uma linha do x onde o jogador está para qualquer direção em até 6 milhas, e faz um x no lugar de destino. Ele não pode passar ou ultrapassar linhas vermelhas, nem mover a régua ao fazer o traço.

Movimento a cavalo - A Ilha do Tesouro
O movimento a cavalo

Movimento a pé e pequena busca: seguindo as mesmas regras do movimento a cavalo, mas em um espaço de até 3 milhas. Em seguida, ele pode fazer uma pequena busca, utilizando o respectivo marcador riscando no tabuleiro na parte interna dele. É preciso que o centro do X em que ele está, esteja dentro do círculo. Se o tesouro está dentro do risco ou na área traçada, ele encontrou o tesouro. Long John coloca a ficha do tesouro e entrega para o pirata. Caso contrário, ele pode simplesmente dizer que não tem nada ali, ou colocar uma ficha dentro do baú e entregar ao jogador. As fichas de baú darão uma ação extra para o pirata, ou dica sobre a localização do tesouro.

A Ilha do Tesouro
Será que o tesouro está ali?

Grande busca: utilizando a parte interna do marcador de grande busca, o jogador traceja a área, seguindo as mesmas regras da pequena busca.

A Grande Busca - A Ilha Perdida
A grande busca procura o tesouro em uma área maior

Ações especiais

Cada pirata possui suas ações especiais indicadas em sua ficha e podem ser realizadas a quantidade de vezes indicada nas caixas de marcação. As ações especiais são:

As fichas de personagens
As fichas dos personagens indicam suas habilidades especiais

Verificação: o pirata pode olhar uma das fichas de informação jogadas por Long John, sem mostrar aos outros jogadores. Ele pode comentar se é verdade ou não.

Revelando a ficha verdadeira

Galope completo: o pirata pode se mover para qualquer lugar do mapa, marcando um x no lugar, sem precisar marcar a trajetória no tabuleiro.

Bússola: o jogador coloca a grande bússola ao redor de sua miniatura e o capitão terá que dar uma ficha de bússola verdadeira, que indique duas direções em que o tesouro não está. O pirata mantém isso em segredo e pode usar a pequena bússola para marcar em seu mini mapa.

A ação de bússola
O jogador recebe uma pista de bússola

Rei George: habilidade especial do jogador azul que pode fazer uma pequena busca em qualquer lugar do tabuleiro.

Luneta: habilidade especial do jogador laranja, permite fazer uma busca grande em qualquer lugar do tabuleiro.

Puro-sangue: ele pode ao fazer a ação de movimento de cavalo, movimentar-se 2x por 6 milhas.

Fortuna: quando o jogador verde faz uma ação de busca grande, ele usa a área externa do marcador para desenhar o círculo.

Pergaminhos antigos: o jogador vermelho usa uma ação para recebe 2 outras pistas de distrito. Long John olha elas antes de entregar.

A FUGA DE LONG JOHN SILVER

Quando o marcador de jogador chegar ao espaço de fuga de Long John, ele escapa e o fluxo de jogo muda. Agora funciona assim: o calendário não é mais usado, Long John começa jogando seu turno, sempre com 1 única ação de movimentação a cavalo. Os piratas possuem duas ações por turno.

Ao chegar no final, Long John escapa
Long John vai atrás do tesouro

FINAL DE JOGO

O jogo pode acabar de duas formas. 1º: se durante a partida, um pirata encontra o tesouro, o jogo termina na hora e ele é declarado o vencedor. 2º: se depois da fuga, Long John Silver chega ao tesouro antes de algum pirata. Nesse caso, ele é declarado o vencedor.

O laranja encontrou o tesouro antes do capitão

CONSIDERAÇÕES SOBRE A ILHA DO TESOURO

A Ilha do Tesouro é um jogo muito divertido e envolvente. Participar de uma partida é uma viagem ao clássico livro de Robert L. Stevenson, ao menos em partes. A cada rodada os jogadores vão se envolvendo em revirar a ilha para encontrar o lugar exato do tesouro.

a ilha do tesouro
As peças são muito bonitas!

Tudo no jogo encanta: desde a estética da arte maravilhosa de Vicent Dutrait às lindas e preciosas peças que envolvem o jogo. Os componentes são bonitos e bem feitos, além de serem práticos de serem usados.

Apesar de usar mecânicas já conhecidas, ao jogá-lo senti um pouco de inovação. Isso é porque não tem problema riscar o tabuleiro e todo mundo faz isso! Sim, diferente de alguns jogos de posicionamento secreto em que cada um faz suas anotações, aqui todo mundo risca o tabuleiro. Isso é muito legal e traz uma sensação tátil interessante ao jogo. 

O problema é limpar depois, pois principalmente as cores claras, são mais difíceis de remover. Mas, nada que um pano um pouco úmido (pouco mesmo!) não resolva. Isso é coisa da Matagot que já havia feito isso em Captain Sonar, mas aquele jogo era em apenas uma cor e vinha com um mecanismo de limpar. Não use álcool nunca, pois pode estragar o tabuleiro.

Outro ponto que me incomodou foi olhar a posição inicial no escudo para colocar o personagem. Ficou difícil de encontrar no mapa, mesmo com a marcação no tabuleiro. Pode dar um pouco de trabalho nas primeiras vezes.

A Ilha do Tesouro
O mapa fica bagunçado, mas um paninho deixa tudo zero bala!

Não é legacy!

Diferente de jogos legacy, em A Ilha do Tesouro você pode riscar à vontade, sem medo de estragar as coisas e com a vantagem de poder jogar novas partidas totalmente diferente. Sim, jogando de pirata é muito diferente de jogar de Long John. E cada partida com pessoas diferentes vão oferecer novas experiências.

Em 2 ou 3 jogadores, o jogo funciona muito bem e é divertido, mas ele brilha em 4 e 5. Pois vão ser mais pessoas envolvidas e cabeças diferentes pensando no mesmo objetivo. Em menos jogadores, pode ser um pouco mais vantajoso para o capitão, o que muda com mais pessoas. Nesse caso, os jogadores têm mais chance. 

Mas, como não é um jogo cooperativo, ninguém vai querer deixar o outro saber alguma nova pista descoberta. Sim, são os piratas contra Long John, mas é cada um por si. Assim, ninguém vai querer ajudar o outros e não vai dar mole para os outros. Afinal, uma pista vazada pode ajudar o seu adversário.

A Ilha do Tesouro é um jogo muito divertido para jogar com toda a família, sem medo de ser feliz ou ter muitas regras. Poucas regras, muita dedução e blefe para encontrar o tesouro antes dos outros jogadores e sair com o bolso cheio de ouro! Ele reúne imersão e jogabilidade envolvente em um jogo de menos de 1 hora.

Será que você vai encontrar a pista do tesouro secreto da Conclave Editora? A gente gostou disso! ;)

O que gostei em A Ilha do Tesouro

  • Esteticamente bem feito;
  • Não tem problema riscar o tabuleiro;
  • Componentes do jogo;
  • Oferece inovação;
  • Novas partidas, novos desafios;
  • Temático;
  • Rejogabilidade;
  • Ele é muito divertido.

O que não gostei em A Ilha do Tesouro

  • Indicação da localização inicial dos piratas;
  • Dificuldade para limpar o mapa depois.

Indicado para fãs de:

  • Family games e jogos de riscar e desenhar;
  • Jogos de posicionamento secreto, blefe e dedução;
  • Jogos com o tema caça ao tesouro.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo ↑