Reviews

Publicado em novembro 6th, 2016 | por Thiago H. Ferri

Review – Arcadia Quest: uma aventura emocionante!

Review – Arcadia Quest: uma aventura emocionante! Thiago H. Ferri
Complexidade das regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4


User Rating: 4.5 (1 votes)

Arcadia Quest é um Ameritrash que conseguiu fugir do padrão. Um jogo competitivo que força a colaboração dos outros jogadores, mas só um será o vencedor. Cada jogador monta uma guilda com 3 heróis que precisarão cumprir as missões e defender Arcadia do terrível Lorde Presas! Chame os melhores heróis e prepare-se para uma aventura emocionante!

Ficha técnica Arcadia Quest

Componentes

Os componentes são fantásticos. As miniaturas são muito bem produzidas, os tabuleiros feitos em material resistente e o jogo ainda conta com diversos marcadores, além de 3 tamanhos de cartas diferentes, cada uma para um uso, facilitando a separação.

Ainda conta com 1 livro de regras e 1 livro de campanha. O livro de regras traz as regras do jogo (jura?) e o de campanha trás as missões e configurações de cada partida.

arcadia-quest-componentes

Componentes de Arcadia Quest com qualidade Cool Mini Or Not

Objetivo e Jogo

Como um jogo de Campanha, Arcadia Quest é dividido em Cenários que possuem missões específicas, ou seja cada partida será realizada em um cenário, sendo que o objetivo dos jogadores é que um deles vença o cenário. No total o jogo possui 5 cenários e um cenário final.

mapa-cidade-arcadia

Cidade de Arcadia: cada ponto mostra onde é um cenário

Cada cenário conta com objetivos específicos, podendo ter um ganhador para cada cenário, mas só um será o vencedor no final. Claro que o jogador que ganha o cenário ou cumprir determinadas missões terá vantagens, além do vencedor de cada cenário escolher o próximo cenário para o desafio.

ficha-arcadia-quest

Ficha para marcar progressão a cada partida durante a campanha

Uma coisa muito legal é que a cada cenário você vai levando os Tesouros adquiridos no cenário passado e a temida maldição, que o personagem recebe ao morrer durante o jogo.

 

Combate

Você pode durante o jogo realizar um combate com um monstro, ou um jogador, em ambos os casos, a forma de combater é a mesma.

A mecânica de combate é demasiadamente simples. Você deve exaustar, ou seja, colocar um marcador da sua guilda em cima da carta a qual você está usando para fazer o ataque, verificar que tipo de ataque é: à distância ou corpo a corpo, e rolar o número de dados indicado na carta. Cada dado rolado com o símbolo do tipo que você está atacando é considerado um acerto, porém também existe o acerto crítico que é considerado 1 acerto e você pode rolar mais um dado.

dados-ataque-arcadia-quest

Dados de ataque: dois acertos para corpo a corpo, um para à distância e um crítico

Após o ataque, o defensor rola o número de dados conforme a defesa do personagem e seus equipamentos. Da mesma forma, a defesa precisa que na rolagem tenha acertos, sendo que cada um é descontado do ataque.

dados-defesa-arcadia-quest

Dados de defesa: dois acertos para defesa, um erro e um crítico

Particularmente, esse é um dos pontos que considero fraco no jogo, tendo um alto fator de aleatoriedade, pois mesmo com a evolução de equipamentos a aleatoriedade nos resultados ainda é grande.

Monstros

Aqui é uma das grandes sacadas de Arcadia. O jogo não é baseado em “jogadores versus monstros”, mas sim em “jogadores versus jogadores”. Mas então qual o papel dos monstros no jogo?

cartas-monstro-arcadia-quest

Cartas de monstros e seus atributos

Os monstros não tem ações pré-definidas. Eles não vão se mover sozinhos ou atacar sozinhos, mas eles tem um gatilho. Ações que os jogadores tomam dentro do jogo, como entrar na zona de um monstro, atacar um outro monstro à distância, entre outras, disparam esse gatilho. A partir disso, o jogador à esquerda do jogador atual vai controlar o monstro, podendo movimentar e atacar.

Resumidamente, os monstros são controlados pelos jogadores, mas só tomam iniciativa em situações específicas.

Recompensas em moeda

Existem 6 formas de se ganhar uma recompensa:

1- Ao matar um monstro, recebe o número de moedas indicado na carta do monstro;

2- Ao matar um herói de outra guilda, recebe uma moeda;

3- Quando um monstro derrota um herói de uma guilda, todas as outras guildas recebem uma moeda;

4- O primeiro jogador que completar uma missão de um cenário, sua guilda ganha uma moeda;

5- No final do cenário, cada Guilda recebe uma moeda por missão cumprida;

6- Ao final do cenário a guilda recebe o número de moedas indicado no baú de tesouros adquiridos durante a partida.

Cenário, Rodadas e Ações

Como comentado anteriormente, os Cenários têm suas missões específicas, e serão 6 cenários até o final do jogo. Mas uma coisa importante é que o cenário acaba quando um jogador completar um determinado número de missões. Esse número varia conforme o número de jogadores.

missoes-cenario-arcadia-quest

Missões do cenário Distrito dos Martelos

A divisão de rodadas é simples: cada jogador ativa 1 herói e faz suas ações. Assim segue até todos terem feito a ação com seus heróis.

Ao atacar, o jogador deve exaustar uma carta do personagem. Se em algum momento aquele personagem não tiver mais cartas para serem exaustadas, o jogador pode descansar sua guilda, passando sua vez e restaurando todas as cartas exaustadas. Note que descansar não recupera vida dos personagens.

ficha-personagens-arcadia-quest

A guilda está com as carta de ataque exaustadas, precisando de um descanso

Quando uma guilda completar as missões necessárias para aquele cenário, a guilda é a vencedora e esse jogador poderá escolher o próximo cenário. Mas antes do próximo cenário, tem a fase de melhorias.

Fase de melhorias

A fase de melhorias é onde os jogadores vão gastar o dinheiro arrecadado durante o cenário para comprar novos equipamentos. Através de um draft de cartas, os equipamentos são passados jogador a jogador e então são feitas as compras. Um detalhe importante é que não importa quanto dinheiro sobre após essa fase, pois só poderá levar 1 moeda para o próximo cenário.

Todas as melhorias e acontecimentos durante os cenários de Arcadia desencadeiam mudanças nos mesmos. Muitas vezes uma Guilda que terminou determinada missão vai ter vantagem em determinado Cenário e isso é o grande legal do jogo.

Considerações finais

Arcadia Quest é um ameritrash que foge dos padrões devido ao seu sistema de campanha e à fórmula de ativação dos monstros, porém nem tudo são flores. Se você leu o review, percebeu que falamos que o fim do jogo vem após o término de 6 cenários. Ao mesmo tempo que isso é a cereja do bolo do jogo, às vezes pode afastar jogadores, pois ele é ótimo jogando com 3 a 4 jogadores e você precisa jogar os 6 cenários com os mesmos jogadores para ter a imersão necessária no jogo, sentir cada cenário e a progressão de sua guilda. Esse sentimento é fantástico!

cenario-vila-dos-martelos-arcadia-quest

Cenário Distrito dos Martelos pronto para ação

Claro que existe um modo Episódico do jogo, em que você pode jogar qualquer missão e o ganhador é quem obter mais dinheiro, mas a campanha é o principal.

Pontos positivos

– Jogo competitivo simples de jogar e de ensinar;

– Uma pitadinha de semicooperativo em algumas ocasiões;

– Sistema de campanha;

– Envolvente.

Pontos negativos

– Não é tão legal para 2 jogadores, pois falta desafio;

– Uma partida completa de 6 cenários vai demorar horas e horas;

– Sistema de batalha muito aleatório.

Indicado para: fãs de miniaturas, ameritrash, jogos com muita interação, RPG e jogos envolventes.

arcadia-quest-fight

Aqui a treta rola solta

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Board game designer, empresário e fã de jogos difíceis. Kickstarter maníaco e antigo mestre de RPG.



Voltar ao Topo ↑