Reviews

Publicado em setembro 4th, 2017 | por Renato J. Lopes

Review – Bohnanza: Por Um Punhado de Feijões

Review – Bohnanza: Por Um Punhado de Feijões Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.2


User Rating: 0 (0 votes)

Prepare o seus terrenos para plantar os melhores feijões das redondezas e ganhar muito dinheiro. Em Bohnanza você negocia, planta e colhe feijões de uma forma bem inteligente, com muita interação, mas sem atacar diretamente os oponentes. Confira nosso review desse incrível jogo de Uwe Rosenberg, lançado pela PaperGames.

Componentes

A nova versão de Bohnanza que acabou de chegar pela PaperGames é muito bem feita. Gramatura das cartas interessante, caixa no formato dos jogos da editora, com espaço para guardar cartas com sleeves. Ele veio com playmats dos terrenos o que é muito legal. Só ficou difícil guardar os terrenos sem amassar com a divisória da cama de papel. Recomendo guardá-los sem a divisória.

O que vem na caixa: 110 cartas, sendo: 104 cartas de feijão, 5 cartas de ajuda ao jogador, 1 carta de jogador inicial. 5 campos de plantação  e folheto de regras.

Bohanza chegou com uma produção à altura

O jogo

Bohnanza acontece em rodadas, em que cada jogador faz suas jogadas e depois segue no sentido horário. O objetivo é plantar feijões de forma a combinarem e darem a maior quantidade de moeda na hora de colher. Cada feijão tem a quantidade certa para dar de 1 a 4 moedas. Alguns precisam de muitas moedas, outros, nem tanto. O segredo é conseguir negociar as cartas da sua mão de forma a não atrapalhar a sua plantação.

Preparação do jogo

Escolha o lado do campo, de acordo com o número de jogadores (3 jogadores = 3 campos, 4 e 5 jogadores = 2 campos) e distribua cinco cartas para cada jogador e um campo, além da carta de referência. As cartas vão para a mão na ordem em que elas foram dadas e sua ordem não pode ser mudada. Essa é a principal regra do jogo, sempre que uma carta entra, vai para o fundo da sua mão. Em nenhum momento é permitido reorganizar as cartas da mão.

Hora dos feijões!

As rodadas

As rodadas do jogo acontecem em 4 etapas: 1- Plantar Cartas de Feijão da Mão, 2- Virar e Trocar Cartas de Feijão, 3- Plantar Cartas de Feijão Viradas e Trocadas e 4- Comprar Cartas de Feijão. Se em algum momento a pilha das cartas de feijão acabar, é preciso reembaralhar o descarte e criar um novo monte de feijões.

1- Plantar Cartas de Feijão da Mão

Ao começar a sua rodada, o jogador é obrigado a plantar a primeira carta da sua mão, a que está mais na frente. Em seguida, ele pode, se quiser, plantar a segunda carta, na sequência. Feijões iguais são colocadas sobre o mesmo tipo em um terreno. Cartas diferentes precisam estar em terrenos diferentes. Caso não seja possível colocar em um terreno vazio, o jogador precisa colher e começar um novo plantio.

O jogador é obrigado a plantar a primeira carta da mão

2- Virar e Trocar Cartas de Feijão

O jogador vira 2 cartas do monte de feijões e pode escolher em: ficar com elas ou negociá-las. Nesse momento, também é permitido para o jogador da vez negociar quaisquer cartas de sua mão com os outros jogadores. Eles podem pegar qualquer carta da mão, mas não podem tirar da ordem. Os outros jogadores não podem negociar entre si, apenas com o jogador da rodada.

A regra de não mudar as cartas continua valendo. É recomendável aos jogadores tirarem a carta da mão e da ordem, apenas quando a negociação já estiver certa.

O jogador pode escolher ficar com as cartas, ou negociá-las. Também pode negociar as cartas da mão

3- Plantar Cartas de Feijão Viradas e Trocadas

Em seguida, os jogadores são obrigados a plantarem todas as cartas que foram viradas ou trocadas. As cartas negociadas nunca vão para a mão, mas sim, direto aos campos. Caso não haja uma plantação do mesmo tipo, ou um terreno vazio, o jogador precisa colher um campo.

O jogador vai precisar plantar essas cartas de alguma forma

4- Comprar Cartas de Feijão.

O jogador da rodada termina a sua vez comprando 3 cartas do monte.

Ação livre: colher os feijões

Essa é a forma de ganhar pontos no jogo. Você pode fazer isso como uma ação livre a qualquer momento e quantas vezes quiser no seu turno. Você ganha as moedas indicadas na parte inferior das cartas, no feijômetro. A quantidade de moedas depende do tipo de feijão e da quantidade de cartas de feijões do mesmo tipo.

Se for preciso plantar uma carta que não seja igual a nenhum dos tipos de feijão que esteja em seu campo e não existir um campo vazio, ele é obrigado a colher um dos campos para plantar o novo feijão. Ao colher, o jogador ganha moedas, caso seja possível.

Ao colher o feijão vermelho, o jogador ganha 4 moedas

Final de jogo

O jogo termina quando o monte de compras se esgotar pela terceira vez. Nesse momento, os feijões que estão nos campos são colhidos e as cartas nas mãos dos jogadores são descartadas. Quem conseguir mais moedas durante a partida é o grande vencedor.

O jogador vencedor conseguiu 20 moedas, seguido pelos outros com 18, 17 e 15

Considerações

Bohnanza é um divertido jogo de cartas, com muita interação e estratégia. Você precisará se planejar bastante para conseguir colher mais moedas, mas acima de tudo, muita negociação. Essa é a chave do jogo! Pois muitas cartas vão vir para atrapalhar e impedir que você consiga investir muito em um tipo de feijão.

Em alguns momentos do jogo, você precisará dar algo um pouco valioso para os outros jogadores, para tentar pegar algo mais valioso, ou apenas para limpar a sua mão de feijões que não te interessam.

Os tipos de feijão também podem fazer muita diferença no jogo. Enquanto o comum dá moedas mais rapidamente, são raros e esperar por eles pode de fazer perder algumas rodadas sem pontuar. Tenha sempre uma segunda opção de feijão para começar uma plantação caso você seja obrigado e colher fora do planejado.

Às vezes compensa você ficar com as cartas que virou na mesa para começar um novo jogo, ou até mesmo para evitar que algum jogador consiga uma pontuação muito boa. Apesar de rodar bem com 3 e 5 jogadores, o jogo mostra o seu maior potencial com 4 jogadores.

Essa versão da PaperGames com as regras revisadas fazem o jogo ser ainda mais dinâmico e divertido. Uwe Rosenberg conseguiu mais uma vez melhorar algo que já estava ótimo!

O que gostei em Bohnanza

  • Jogo rápido e fácil de jogar;
  • Promove a interação entre jogadores, sem ataques diretos;
  • Mecânica inteligente e imersiva.

O que não gostei em Bohnanza

  • As ilustrações dos desenhos.

Indicado para

Fãs de jogos de cartas, de jogos estratégicos e rápidos, fãs de Uwe Rosenberg e jogos de negociação. Ótimo para jogadores experientes ou novatos.

Tags: , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑