Reviews

Publicado em Abril 9th, 2018 | por Renato J. Lopes

Review – brilha la Luna!

Review – brilha la Luna! Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.3


User Rating: 0 (0 votes)

Parece que está aberta a temporada de lançamento dos jogos de Stefan Feld. Depois de The Castels de Burgundy, Jorvik e Trajan, chegou a vez de Luna, dessa vez pela PaperGames. Um jogo muito interessante, com uma mecânica diferente e a tradicional salada de pontos do autor.

Luna

Componentes

Tudo no jogo é muito bem feito. Da arte, aos componentes, a PaperGames deu um show de produção no jogo. Caixa com verniz localizado, as ilhas já vêm destacadas e tudo se encaixando muito bem.

O que vem na caixa: 7 ilhas sagradas, 1 ilha do templo, 4 tabuleiros de templo, 28 pedras do templo, 6 pedras do guarda, 28 fichas de favor, 4 fichas de tempo, 4 fichas de “Livro de Sabedoria”, 94 fichas de pontos de influência, 6 personagens, 6 bases plásticas, 52 peças de noviços, 24 peças de santuários, 4 peças de “Membro do Concílio”, 4 fichas de ajuda e referência e 1 livro de regras

Luna

Luna é um jogo que brilha na mesa

O jogo

Em Luna, os jogadores são membros das ordens competindo para ver quem poderá escolher a nova sacerdotisa da Lua. Para isso, vai enviar os seus noviços pelas Ilhas Sagradas, para ganhar favor dos sacerdotes locais. Também terá que recrutar novos membros e construir Santuários. Não esqueça de participar dos cultos à Sacerdotisa da Lua, dedicar um tempo aos serviços no Templo e evitar o Apóstata. Ele vai querer fazer você se desviar do caminho.

Serão 6 rodadas com os jogadores realizando ações alternadamente, até o encerramento da rodada. O encerramento acontece quando a última ficha de tempo é virada. No final da sexta rodada o jogo acaba com uma pontuação final. Quem possuir mais pontos de influência, ganha. Mas, antes vamos ver como acontece a preparação do jogo.

Preparação do jogo

O jogo oferece uma montagem inicial, caso queira saber sobre, consulte o manual.

Cada jogador recebe os componentes de uma cor, 5 pontos de influência e uma folha de consulta das ações. Monte a ilha do templo no centro da mesa e ao lado dela as ilhas sagradas, de forma aleatória. Deixe um espaço entre cada ilha e a ilha sagrada do tempo. Em seguida, coloque as fichas de favor em cada ilha, em uma quantidade igual ao número de jogadores.

Coloque os tiles no templo, no número de jogadores que participará da partida. Os não usados, são colocados virados. Remova do jogo as pedras do templo dos tiles de templo não utilizados. Separe as de número 1 a 4 e sorteie uma para cada jogador. Eles vão colocar em seus respectivos lugares do tempo, com 1 livro sagrado e um noviço em cima.

Monte uma trilha com o restante e as fichas de guarda. As pedras serão colocadas em ordem decrescente, começando na porta do templo. Coloque  as pedras intercalando uma pedra do guarda (em ordem crescente) e uma pedra da cor de cada tile, até completar a trilha. Coloque o Guarda na primeira ficha na trilha das pedras.

Coloque as fichas de tempo (velas) da menor para a maior, em seu respectivo lugar no tabuleiro. Sorteie o jogador inicial que coloca seu marcador no concílio, com os outros jogadores empilhando sobre ele seus marcadores.

Separe as fichas de influência e coloque-as no farol. Depois, pegue as fichas de personagens e coloque de forma aleatória no tabuleiro. Pode haver mais de uma em cada ilha. A ficha de Sacerdotisa muda de acordo com a quantidade de jogadores, para 2 ou 3 jogadores, use a de 5 pontos. Para 4 jogadores use a de 6 pontos.

Rodada Preliminar

Antes da partida começar, existe uma rodada preliminar. A partir do primeiro jogador, cada player colocará um de seus santuários no tabuleiro, não sendo permitido ter mais de um por ilha. Em seguida, cada um coloca 4 pares de noviços nas ilhas. Não é permitido colocar na ilha que o jogador já colocou peças suas. Por fim, cada jogador recebe uma ficha da ilha que não colocou nenhum noviço, nem santuário.

Luna

Hora de explorar as ilhas sob o domínio da lua

As rodadas

O jogo acontece em 6 rodadas, divididas em 2 partes: 1- fase de ação e 2- fase de pontuação. Vamos ver cada uma delas.

1- Fase de Ação

Cada jogador realiza uma ação alternadamente, até que seja virada a última ficha de tempo. Os noviços que estão nas ilhas, são os ativos e que podem realizar ações. Os que estão fora das ilhas e no templo, não podem ser utilizados. Geralmente uma ação vai exigir 2 noviços, ou um noviço e um santuário. Ao realizar a ação, coloque o noviço (ou noviços) utilizado para fora da ilha, no espaço entre a ilha e o templo. Vamos ver cada uma das ações.

A) Ações de Ilha

Favor do Sacerdote: tire 2 noviços de uma ilha para ganhar uma ficha de favor da respectiva ilha. Se tiver um santuário, é preciso tirar apenas 1 noviço.

Luna

Tire seus noviços e pegue uma ficha da ilha

Recrutar: coloque 2 noviços para fora da ilha e adicione mais um do seu estoque junto deles.

Luna

Mais um fiel para a sua ordem

Santuário: na ilha em que o construtor estiver é possível construir um novo santuário. Para isso, use 2 noviços (colocando-os para fora da ilha) e devolva uma ficha de favor Santuário a sua respectiva ilha.

Luna

Quando o construtor está na ilha é possível fazer um novo santuário

Ervas: devolva uma ficha de Favor “Ervas” e reative 1 ou 2 noviços inativos em uma
Ilha Sagrada. Mas, você não pode usar na própria Ilha das Ervas.

Luna

Reative noviços de uma ilha com a erva

B) Ações de Movimento

Jornada: mova qualquer quantidade noviços ativos de uma ilha, para quaisquer ilhas. Os noviços ficam inativos.

Maré: retorne a ficha de favor Maré e movimente qualquer quantidade noviços ativos ou inativos de ilhas ou do Pier do Templo. Coloque-os inativos em qualquer quantidade de ilhas.

Luna

Você move os noviços para as ilhas que quiser e organiza os inativos

Veleiro: retorne a ficha de veleiro e movimente 1 ou 2 noviços ativos de uma ilha sagrada ou do Pier do Templo para outra ilha. Eles continuam ativos e podem ser usados.

Luna

Uma boa forma de mover noviços ativos

C) Ações do Templo

Promoção: você tem que possuir 2 noviços em uma ilha que possua o mesmo símbolo que uma pedra do templo aprovada. Pedras aprovadas são as que estão entre o guarda e o pier. Para isso, você coloca um noviço para fora da ilha e outro na pedra do templo. Se você possuir um templo na ilha, só precisa mover um noviço para a ficha. Com a ficha de suborno, você pode assegurar uma pedra não aprovada entre o guarda e a próxima pedra do guarda.

Luna

Garanta uma pedra no templo

Santificação: movimente a pedra assegurada e aprovada com seu noviço, colocando no seu respectivo espaço do templo. Se for uma ficha não assegurada, será preciso utilizar outra ficha de suborno para garantir essa ação. Em seguida, ganhe os pontos de influência indicados na pedra onde está o guarda do templo. Por último, ainda pode deslocar noviços de outros jogadores, desde que eles estejam em um espaço adjacente ao que você colocou o novo noviço. Ele ainda tem que estar em uma ficha de um número menor e sem um livro embaixo dele. Se satisfazer essas condições, mova o noviço para o pier. Cada noviço movido, dá um ponto de influência para quem o deslocou.

Luna

Ganhe pontos de influência e desloque noviços

Livro: devolva uma ficha de favor livro para retirar uma ficha de livro de um noviço de outro jogador do templo e colocar embaixo de um dos seus sem o livro. Essa ação dá um ponto de influência.

Luna

Essa ação vai te dar proteção no templo

Concílio de Sacerdotes: mova sua peça no concílio, uma quantidade de casas igual ao número de noviços usados em uma ilha.

Luna

Uma boa forma de ganhar pontos no final do jogo

D) Outras ações

Expulsão: mova o Apóstata em sentido horário no número de noviços que você utilizar em uma ilha.

Noviço temporário: use a ficha de favor como um noviço temporário. Ele não pode ser utilizado para assegurar uma ficha no templo, nem para pegar outra ficha noviço.

Luna

Isso te permite economizar noviços no jogo

Meditação: vire uma ficha de tempo, essa ação vai determinar o final da fase de ação. Quando a última ficha for virada, o jogador que fez isso ganha 1 ponto de influência e termina a fase de ação. O jogador à esquerda de quem virou a ficha, recebe o medalhão da lua e será o primeiro jogador da próxima rodada.

Luna

Essa ação termina a fase de ação e acelera o jogo

2- Fase de Pontuação

Nesse momento, os jogadores vão receber pontos de influência. Primeiro, na ilha em que estiver a Sacerdotisa da Lua. O jogador que possuir mais marcadores ali (noviços e santuários) ganha os pontos indicados no número maior. O segundo e terceiro também podem ganhar, dependendo da quantidade de jogadores. Em caso de empate, quem tiver mais a frente o concílio, vence.

Luna

A Sacerdotisa dá pontos, o Apóstata tira

Quem tiver noviços na ilha em que o Apóstata está, perde um ponto por noviço ativo e inativo. Por último, cada noviço no templo garante um ponto.

Depois da pontuação, os noviços voltam a ficar ativos nas ilhas em que estão. A Sacerdotisa e o Construtor andam espaços iguais ao número indicado, em sentido horário. O Apóstata vai para a próxima ilha em sentido horário que possuir noviços. O guarda do templo vai para a próxima pedra, aprovando outras pedras. A pedra do guarda anterior é removida e as fichas ajustadas. As fichas de tempo são amontoadas novamente no mesmo lugar.

Final de jogo e pontuação final

Ao final da sexta rodada, o jogo termina e é feita a pontuação final. Os jogadore recebem pontos pelos santuários construídos (4 por cada), pelas fichas de favor não utilizadas (1 por cada) e de acordo com sua posição no concílio. Quem possuir mais pontos, vence o jogo. Em caso de empate, se resolve na ordem do concílio.

Luna

A ordem que acumulou mais pontos de influência escolherá a próxima sacerdotisa da lua

Considerações

Luna é um jogo no melhor estilo Feld: muitos caminhos para pontuar, saladinha de pontos e pouca interação. Toda rodada você vai pontuar em 3 critérios e o final de jogo dá mais um bom tanto. Tudo é aberto, então você consegue se planejar ou até quem sabe se antecipar aos seus adversários.

Nas primeiras partidas o caminho mais certo para a vitória é a construção de santuários. Mas, não dá pra fazer só isso, é preciso colocar pedras no templo, ir onde a sacerdotisa estiver e evitar o Apóstata. Nesse jogo, cada ponto é precioso e pode fazer diferença no final.

É um jogo bom e muito divertido. Possui mecânicas interessantes e ligados ao tema, que apesar de não ser muito profundo, dá sentido ao jogo. Você precisa de noviços para executar as ações e vai enviá-los pelas ilhas e no templo para fazer as ações.

A arte do Klemens Franz está bem legal, sendo provavelmente uma das que ele mais caprichou. Claro que se você não gosta do estilo dele, vai torcer o nariz provavelmente. Mas é tudo muito funcional e fácil de compreender.

Não é o melhor jogo do Feld, mas é um jogo com mecânicas interessantes e bem divertidos que vale a pena ocupar um espaço na sua coleção.

Dica de estratégia

Como disse acima, a construção dos santuários parece ser o caminho mais fácil e lógico para fazer mais pontos. Com o tempo dá pra investir mais nas pedras do templo, no concílio e nas pontuações de rodada.

Considere recrutar noviços nas primeiras rodadas, já que sempre que escolher uma pedra de santuário vai ir perdendo eles. O concílio é uma área interessante a se investir para vencer empates e pontuar no final do jogo.

Mesmo sem investir tanto nos santuários, eles se fazem necessários para facilitar o uso dos noviços em ilhas estratégicas. Entre elas, a das ervas e do veleiro parecem ser as mais estratégicas, pois a primeira permite reativar noviços e a outra movê-los sem usá-los.

Sempre calcule e prepare seus noviços antes do final da rodada para os locais em que as figuras vão se mover na rodada seguinte. Isso é importante para ganhar pontos e construir santuários.

O importante é estar atento ao que os outros jogadores estão fazendo e agir de acordo com cada partida.

O que gostei em Luna

  • Ações ligadas ao tema.
  • Jogabilidade interessante e simples.
  • Divertido sem ser muito demorado.

O que não gostei em Luna

  • Focar nos santuários parece ser uma estratégia mais forte que outras.

Indicado para

Fãs de jogos de jogos de Stefan Feld, eurogamers e fãs de euros de peso médio.


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑