Reviews

Publicado em setembro 11th, 2017 | por Renato J. Lopes

Review – Century: Rota das Especiarias

Review – Century: Rota das Especiarias Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.8


User Rating: 2.7 (2 votes)

Em Century: Rota das Especiarias, cada jogador lidera sua caravana, viajando pela famosa estrada da seda para entregar especiarias para os confins do continente. Isso,  em troca de fama e glória. Então prepare-se para conhecer um jogo que lembra muito Splendor, mas com uma mecânica de deck building. Vou dizer a verdade, depois de conhecer esse jogo, Splendor vai perder muito de sua graça.

Componentes

Uma produção acima do comum. Entre os jogos lançados em território nacional em 2017, posso me arriscar a dizer que é um dos melhores. Insert temático, componentes lindos, cartas de qualidade e moedas de metal. Quero mais o que? Na verdade eu queria que as cartas coubesse no insert com sleeves. Mas, não dá pra ter tudo. Como a produção é feita na mesma fábrica internacional e lá eles não tem esse apego aos sleeves, fica difícil exigir isso. Mas, a Devir está de parabéns por este lançamento!

O que vem na caixa: 94 cartas, 105 cubos de madeira, 4 peças de tigela, 20 fichas e 1 manual.

Muito caprichada a produção do jogo

O jogo

Em Century: Rota das Especiarias você precisará adquirir cartas que vão te dar especiarias, essas, vão ser necessárias para cumprir as demandas que são as cartas que vão dar pontos e determinar o final do jogo.

Preparação do jogo

Separe as cartas de pontos, embaralhe, abra 5 cartas e deixe o monte separado à direita delas. Coloque uma pilha de moedas de ouro igual ao número de jogadores, vezes 2, sobre a primeira carta e a mesma quantidade em moedas de prata na segunda carta.

Separe as cartas de mercador (fundo roxo) que tenha as bordas roxas na parte de cima e dê duas cartas para cada jogador. As que sobrarem, coloque na caixa do jogo. As outras embaralhe e abra 6 cartas, à esquerda do monte de cartas.

Coloque as especiarias nos potes que vem na caixa, na seguinte ordem: mais embaixo a amarela (cúrcuma), depois a vermelha (açafrão), em seguida a verde (cardamomo) e por último a marrom (canela).

Separe a quantidade de cartas de caravana, de acordo com a quantidade de jogadores, certificando que entre elas está a com a marca de primeiro jogador. Embaralhe e sorteie as cartas, o jogador que tiver a carta com o símbolo de primeiro jogador começa o jogo. Ele recebe 3 cubos amarelos, o segundo e terceiro recebem 4 cubos amarelos, o quarto e quinto ganham 3 cubos amarelos e 1 vermelho.

As negociações vão começar!

As rodadas

A partida acontece em diversas rodadas, em que os jogadores em sua vez podem fazer uma das seguintes ações: jogar, adquirir, descansar ou reinvidicar.

As caravanas de cada jogador consegue armazenar apenas 10 cubos de especiarias. Caso ele tenha mais que isso, tem que descartar a quantidade sobressalente. Os cubos do jogo não são limitadores de recursos. Caso acabem, podem ser utilizados outros marcadores para representar o que faltar.

Jogar

Em sua vez o jogador pode jogar uma carta e executar a ação nela indicada que podem ser 3: carta de especiaria, de melhoria e de troca.

Carta de especiaria: o jogador pega as especiarias indicadas na carta.

Carta de melhoria: o jogador pode trocar uma especiaria por até a quantidade de níveis indicados na carta. Na carta de subir dois níveis o jogador pode trocar uma cúrcuma por um cardamomo, por exemplo.

Carta de troca o jogador troca a quantidade indicada de especiarias indicada, pela quantidade e tipo indicadas abaixo da seta.

A carta de especiaria, a de melhoria e a de troca

Adquirir

Para adquirir uma carta de mercador, o jogador precisa colocar uma especiaria qualquer na carta à esquerda da que ele pretende pegar. Caso seja a primeira, ele não precisa colocar nenhum cubo ali. Quando o jogador pega a carta, ele pega junto os cubos acumulados sobre a carta. A carta adquira vai direto para a mão do jogador.

Para pegar a quarta carta, o jogador vai precisar colocar cubos nas três primeiras

Descansar

Essa ação consiste em pegar todas as cartas jogadas pelo jogador, voltando para a mão dele.

O jogador precisa gastar uma ação para recuperar as cartas que ele já usou

Reivindicar

Para reivindicar uma das cartas de pontos, o jogador precisa descartar de sua caravana o tipo e a quantidade exatas indicadas na carta. Se for a primeira carta, ele recebe uma das moedas douradas, se for a segunda, ele recebe uma moeda prata. Quando acabarem as moedas, o jogador recebe apenas a carta. A moeda dourada vale 3 pontos no final do jogo e a prata, 1 ponto.

Final de jogo

Em uma partida com 2 ou 3 jogadores, o jogo acaba quando um dos jogadores reivindicarem a sexta carta. Em jogos com 4 e 5, quando é reivindicada a quinta carta. A rodada que está sendo jogada é terminada. Depois disso, são contados os pontos das cartas, das moedas e por último das especiarias, menos a amarela. Cada uma vale um ponto. Quem alcançar a maior quantidade de pontos, vence o jogo.

A pontuação final costuma ser acirrada

Considerações

Que jogo classudo! Ele consegue pegar a essência do Splendor e dar uma boa pitada de estratégia com o deck building. Você vai precisar de especiarias e cartas que combem entre si. Se possível, já comece o do jogo com foco em construir uma boa máquina de gerar e trocar recursos. Cartas com mais cubos de especiarias também são interessantes em qualquer momento do jogo.

É um jogo que você faz o seu jogo, mas suas escolhas afetam diretamente os outros jogadores. Ao deixar de pegar uma carta fundamental, pode estar dando ao outro jogador a oportunidade de fazer mais pontos. As moedas também pode fazer muita diferença no final do jogo, por isso esteja atento a qual carta vai estar lá no lugar de recebê-las, quando for a sua vez.

Por último é importante dizer que é um abstrato que você precisa ter em sua coleção. Cada jogo vai ser diferente e você vai tentar experimentar novos temperos para ganhar o jogo. É simples, rápido e vai agradar tanto a novos, quanto jogadores mais antigos.

Depois de jogá-lo, aposentei o Splendor por aqui. Tanto, pelo deck building, quando pela arte das cartas, componentes e possibilidades de estratégias diferentes. O jogo tem uma versão com um Golem colhendo as especiarias, uma mini expansão e mais dois jogos previstos dentro do mesmo universo. Vida longa à Century!

O que gostei em Century: Rota das Especiarias

  • Altamente estratégico;
  • Funciona com qualquer quantidade de jogadores;
  • Regras simples;
  • Partidas rápidas;
  • Arte sensacional.

O que não gostei em Century: Rota das Especiarias

  • Insert não cabe com sleeves.

Indicado para

Fãs de jogos abstratos, deck building e set colletcion, fãs de Splendor. Ótimo para jogadores experientes ou novatos.

Tags: , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑