Reviews

Publicado em fevereiro 5th, 2017 | por Francis Weslen

Review – Codinomes: agora você faz parte do MI6

Review – Codinomes: agora você faz parte do MI6 Francis Weslen
Complexidade das regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

3.8


User Rating: 4.8 (1 votes)

Começou uma das maiores operações da espionagem em jogos de tabuleiro. Codinomes é um party game de Vlaada Chvátil, em que você e seus amigos irão se dividir em equipes para poder contactar seus agentes de campo, antes que o assassino que está a solta consiga alcançá-los e pôr fim à sua operação.

Ficha Tecnica Codinomes

Componentes

O jogo é composto por 200 cartas de codinomes, 40 cartas de chave, 8 cartas de agentes vermelho e 8 de azul, 7 de cidadãos, 1 de assassino, 1 de agente duplo e uma ampulheta. Todos os componentes de boa qualidade e a caixa acomoda todas as cartas sleevadas tranquilamente. Juntando tudo isso você tem diversão garantida por um bom tempo.

_FRA7691

Poucos componentes ultrassecretos

Preparação

Em Codinomes existem várias possibilidades de se jogar. Aqui vamos explicar a forma mais comum do jogo que é jogar em duas equipes.

Teremos a equipe dos agentes vermelhos e azuis. Cada equipe escolhe o seu agente mais experiente para assumir o papel de espião mestre. Ele será responsável por tentar contactar os agentes de campo a tempo de evitar que o assassino os encontre e ponha fim a tudo. Em seguida, forme uma grade no centro da mesa de 5×5 cartas de codinomes, elas serão as palavras chaves para que seus agentes possam ser contactados.

Os espiões mestres deverão juntos escolher uma carta chave e um de seus lados, colocando-a na base de acrílico, à sua frente, de forma que os outros membros das equipes não vejam. Nos cantos das cartas existe uma luz na cor de uma equipe, ela indicará a equipe inicial. Agora está tudo pronto para começar a missão.

_FRA7692

Tudo pronto para iniciar a procura

Objetivo de jogo

Em Codinomes, o objetivo é ser a primeira equipe a encontrar os seus agentes de campo infiltrados nas cartas.

O jogo

_FRA7697

Acima: agente de campo vermelho, duplo e azul. Abaixo: civil, carta chave e assassino

O primeiro espião mestre (será aquele cuja cor está indicada na carta de chave) recebe uma ficha de agente duplo, vire-a conforme a cor da sua equipe, ela será a primeira a ser colocada na mesa no primeiro êxito da equipe. Sendo assim, a equipe inicial terá 9 agentes e a outra 8.

_FRA7693

Exemplo do uso do agente duplo

Os espiões mestres saberão onde todos seus agentes estão no campo. Observando a ficha chave, ele deverá falar somente uma palavra que se relacione com um ou mais codinomes na mesa. Você pode informar a sua equipe de quantas cartas esta pista está relacionada, informando o seu número. Por exemplo: você tem na mesa duas cartas com os codinomes PLACA e SEMÁFORO. As duas tem relacionamento com trânsito, então você diz em alto e bom som: TRÂNSITO 2. Mas tome muito cuidado na hora de escolher a palavra para que ela não tenha relação nenhuma com o assassino. Pois se a sua equipe apontar para ele, seu time perdeu.

_FRA7695

O assassino foi contactado, a equipe que o encontrou, perdeu

Caso o espião mestre não consiga pensar ou não encontre uma palavra em sua vez, ele pode trocar o número de codinomes por “0” como por exemplo: ÁRVORE: 0. Assim o time está ciente de que estarão por conta própria neste turno. A vantagem é que eles poderão, conforme forem acertando, continuar tentando até decidirem parar ou errarem.

Se na grade existirem diversas palavras que tenham a ver com um pista e você não queira limitar a quantidade de codinomes, você troca o número pela palavra “ilimitado”. Assim como na regra anterior, seu time não tem limitação de palavras.

Alguns cuidados precisam ser tomados na hora de dar pistas. Não é permitido falar palavras que estão nos codinomes, nem palavras semelhantes foneticamente, nem partes da palavra que está na mesa. Lembre-se: só é permitido uma palavra e um número. Em caso de palavras compostas, é possível combinar antes se é permitido ou não.

Não deixe sua emoção transparecer nessa hora, tente ser o mais neutro possível. Mantenha uma cara séria, isso é importante. Caso você dê uma risadinha ou algum tipo de dica aos seus agentes, ficará fácil para a equipe adversária saber quais cartas são espiões inimigos e também atrapalha o bom andamento do game.

Seus agentes de campo ao ouvirem a pista, deverão conversar entre si e indicar apontando para a carta de codinome escolhida. E pode acontecer uma das seguintes situações:

  • Se o codinome for da equipe em questão, o espião mestre cobre o codinome com uma ficha de agente na cor da equipe. Ao acertar, a equipe ganha uma tentativa extra. Por exemplo: MATO: 3. Você tem três codinomes na mesa para serem descobertos. Encontrando o primeiro, sua equipe pode indicar outro. Caso encontrem as três, ela ainda pode tentar uma 4ª carta por conta própria. Caso a equipe tenha acertado um codinome e queira encerrar seu turno, não tem problema;
  • Caso o codinome escolhido seja da equipe adversária, o espião mestre cobre o codinome com a carta da equipe adversária e passa a sua vez;
  • Se o codinome escolhido for de um civil, o processo é o mesmo de cima. Seu turno se encerra imediatamente e a carta de civil é colocada em cima do codinome;
  • Caso seus agentes façam contato com o assassino, coloque a carta de assassino em cima do codinome e automaticamente a equipe adversária é a vencedora.

Lembre-se que no momento que o espião falar a pista, a ampulheta estará marcando  aproximadamente 1 minuto para você tomar uma decisão. Seja rápido e objetivo.

Regras para uma equipe:

Caso você esteja apenas em duas pessoas ou não queira jogar de uma forma competitiva, utilize a variante para ter apenas uma equipe jogando.

Faça a mesma preparação conforme explicamos acima, porém, terá somente um espião mestre e a outra pessoa ou pessoas serão os agentes de campo. A equipe escolhe uma cor e a mecânica funciona da mesma maneira que a anterior. Lembrando sempre de evitar os agentes inimigos e o assassino. A vitória se mantém da mesma forma, porém, existe agora um placar para classificar como sua equipe foi no jogo.

Quando sua equipe vencer, conte quantas cartas de agentes de campo inimigos não foram revelados e essa será sua pontuação conforme o placar: (8) Isso é… difícil de acreditar; (7) Missão impossível; (6) Uau!; (5) Você receberá uma ligação do MI6; (4) Permissão ultra-secreta; (3) Seus relógios estão sincronizados; (2) Ok. Mas pode fazer melhor; (1) Bom, uma vitória é uma vitória, não é mesmo?

Final de jogo

O jogo tem duas formas para se terminar. A primeira é quando uma equipe contactar todos seus agentes primeiro ou no caso de uma equipe contactar um assassino, a outra é a vencedora. Simples assim.

_FRA7696

Equipe vermelha conseguiu contactar todos seus agentes primeiro e venceu!

Considerações

Codinomes é um jogo para quem quer exercitar a mente. É simples e rápido de jogar, sem contar que a limitação de players indicadas no manual (8 pessoas) pode ser ignorada. Você pode juntar quantas pessoas couber no recinto para jogá-lo (já fiz isso e foi muito divertido!). Basta você dividir o grupo em duas equipes, colocar um espião mestre para cada equipe e pronto! Consegue entreter a galera sóbria ou bêbada sem muitos problemas.

O bom é que a cada partida você pode trocar os espiões chefes. Isso não deixa que o jogo fique repetitivo ou até estressante com aquele amigo que é muito ruim com as palavras. Sem contas as “trocentas” cartas chaves e codinomes que você pode ir usando que quase nunca se repetem.

Perfeito para jogadores iniciantes e experientes, conseguindo unir estilos de jogos como Imagem & Ação e Dixit de maneira esplêndida. Não é à toa que ganhou vários prêmios por aí. Um dos grandes pontos positivos deste jogo, também é o fato de ter inúmeras variações de mecânica e você também pode criar a sua, da maneira que seu grupo achar melhor.

É o tipo de jogo para levar em festas, eventos e quem sabe até apresentar os jogos modernos para novos players. Um jogo divertido, que agrada a todos.

Prós

  • Muito divertido;
  • Regras Simples;
  • Manual bem feito.
Contras
  • Arte da caixa pode afastar olhos mais exigentes;
  • Preço um pouco alto por ser um card game.
Indicado para:

Jogadores iniciantes e experientes que gostam de juntar a galera para dar boas risadas e no intervalo de um jogo mais pesado. Fãs de jogos como Dixit, Imagem & Ação, Perfil, jogos de evento social em geral.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Designer, viciado em games digitais, quadrinhos e financiamentos coletivos.



Voltar ao Topo ↑