Reviews

Publicado em outubro 26th, 2015 | por Renato J. Lopes

Review – Cyclades: os deuses estão loucos!

Review – Cyclades: os deuses estão loucos! Renato J. Lopes

Notas Tábula Quadrada

Complexidade de Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary: O que você achou do jogo? Dê sua nota também.

3.9

Nota Final


User Rating: 4 (2 votes)

As Ilhas de Cíclades é um grupo de ilhas ao sul do mar Egeu que foram um ciclo em volta da ilha sagrada de Delos, na Grécia e possui mais de 200 ilhas. Pois é aí que vamos nos aventurar entre deuses, criaturas e exércitos inimigos tendo conquistar a supremacia, construindo ou arrancando à força Metrópoles, com o objetivo de terminar uma rodada com duas delas e se tornar o maioral desses arquipélagos.

Cyclades é um jogo em que você contará com o auxílio divino para realizar suas ações, sempre batalhando os favores dos deuses com os outros jogadores com suas oferendas em dinheiro. Sim, deuses gregos não aceitam cheque e nem passam cartão, quem dirá parcelado. E nada de frete grátis. Tudo tem um preço nesse jogo, mesmo com bônus e outros benefícios você terá que ao menos desembolsar uma moedinha, afinal, os deuses são gananciosos. Preparado? Então convoque suas tropas, navios, sacerdotes e filósofos para embarcar uma viagem pela Grécia antiga.

Ficha Tecnica Cyclades

 

Componentes:

Miniaturas. Há quem goste, há quem não goste, mas sinceramente, tem como não gostar das miniaturas de Cyclades? Bonitas, com variações para cada exército, detalhes bem feitos e monstros bem elaborados. Componentes de papel resistentes, cartas de boa qualidade, tabuleiro bonitão. Não há como não falar bem dos componentes. Dá uma olhada nas fotos e diga se não é verdade. Por que não dei nota máxima? Boa pergunta. Acho que só se as moedas fossem mesmo de metal, hehehe.

cyclades-2

O tabuleiro completo.

Tabuleiro modular com três partes;

2 dados especiais;

100 Moedas de Ouro;

16 marcadores de prosperidade;

5 miniaturas: Kraken, Minotauro, Medusa, Polifemo e Quíron;

17 cartas de Criatura Mitológica;

17 cartas de Filósofo;

18 cartas de Sacerdote;

4 fichas de deuses;

40 construções: 10 Portos, 10 Fortalezas, 10 Templos, 10 Universidades e 10 Metrópoles;

10 marcadores de oferenda (2 de cada cor);

40 Frotas (8 de cada cor);

15 marcadores de território (3 de cada cor);

40 Exércitos (8 de cada cor);

5 escudos (1 de cada cor);

1 livro de regras;

1 ficha de referência do poder das cartas de criaturas.

 

Preparação do jogo

O primeiro passo é definir a quantidade de jogadores, pois isso afetará o lado do tabuleiro que será usado. Na parte inferior de cada parte do tabuleiro principal está marcado o número de jogadores de cada lado, precisando encaixar os lados correspondentes. Em seguida, se coloca ao lado o tabuleiro dos deuses. Separe as fichas dos deuses, as cartas de filósofo e sacerdote, e coloque em seus respectivos lugares.

cyclades-1

No rodapé de cada um dos lados existe a indicação pra quantos jogadores é aquele tile.

 

Cada jogador escolhe sua cor e receberá o escudo, 5 moedas (que são colocadas atrás do escudo), os marcadores de território, 1 dos marcadores de oferenda, os exércitos e as frotas correspondentes. Coloque 2 exércitos e 2 frotas de cada jogador, de acordo com o setup inicial indicado no manual, que varia de acordo com o número de players. Misture os marcadores de oferenda e posicione-os aleatoriamente na ordem de leilão, sendo que o que estiver no número 1 é quem vai começar os lances durante a fase de oferendas.

cyclades-20

Os escudos dos jogadores.

Embaralhe as cartas de criaturas e coloque as 5 miniaturas próximas do baralho. As fichas de construções, Metrópoles, dados e o resto das moedas ficam separadas próximas ao tabuleiro, até a hora de serem colocadas.

 

O jogo

Cyclades acontece em ciclos, em que os jogadores receberão receita em Moedas de Ouro (produção das ilhas e comércio marítimo), farão oferendas aos deuses (leilão) e realização das ações do Deus cujo favor você conquistou, podendo ser gratuita ou pagando moedas. O seu objetivo é chegar ao fim de um ciclo na posse de 2 Metrópoles. Se houve mais de um com 2 Metrópoles, ganha o jogador mais rico (que tiver mais moedas).

O dinheiro é o grande segredo desse jogo. Quem tem mais dinheiro, consegue dar lances mais altos, consegue fazer mais ações e comprar mais cartas de criaturas, por isso é importante tentar conseguir mais fontes de renda (as cornucópias, ou marcadores de prosperidade), além de esconder bem o seu dinheiro e evitar que os adversários consigam prever seus movimentos.

cyclades-6

As moedas escondidas dos jogadores.

O ciclo

Cada ciclo constitui de 5 fases: Criaturas Mitológicas, Deuses, Receitas, Oferendas e Ações.

cyclades-14

As cartas de criaturas em seu lugar no tabuleiro.

Criaturas Mitológicas

A primeira fase de cada turno, é a atualização das criaturas mitológicas. A cada novo turno, uma nova criatura surge e movimenta o indicador para a direita. Isso faz com que as criaturas que estavam mais caras na rodada anterior, vão ficando mais baratas. Sempre haverão 3 criaturas no começo de cada turno, com exceção da primeira rodada, quando entrará a primeira criatura, e na segunda, que entrará a próxima. Nas rodadas seguintes, sempre haverão criaturas em todos os espaços no início do turno. Ao entrar uma nova, as cartas que estão no tabuleiro são movimentadas para o espaço vazio mais próximo, ou  se ela já estiver no último, saindo para o descarte, dando espaço para as novas cartas.

cyclades-23

Os deuses e as criaturas. Acima, à esquerda, a ordem de turno dos jogadores.

Deuses

Depois de atualizar as criaturas, são organizadas (ou reorganizadas) as fichas dos deuses. Essa será a ordem em que os deuses concederão ações aos jogadores. As fichas são embaralhadas e distribuídas aleatoriamente nos 4 espaços vazios acima do espaço de Apolo. Com 5 jogadores, todas as fichas ficam voltadas para cima, com 4, uma ficha ficará voltada para baixo e não estará disponível nessa rodada, sendo o primeiro deus da próxima, assim, as outras fichas serão embaralhadas, revelando-se 2 e deixando uma para ser a primeira da próxima rodada.

No caso de 3, duas fichas ficarão escondidas e serão as utilizadas no próximo turno. Depois que elas forem utilizadas, serão embaralhadas todas e colocadas de forma aleatória, sendo reveladas duas e ficando duas para a próxima como antes e isso acontece sucessivamente no jogo.

cyclades-17

As cornucópias ou marcadores de prosperidade.

Receitas

Cada jogador recebe 1 moeda de ouro por marcador de prosperidade que tiver em uma ilha de sua posse, ou com uma frota em cima, indicando que ali há comércio marítimo. As moedas recebidas devem ficar escondidas atrás de seus escudos.

cyclades-11

Os jogadores já fizeram suas oferendas.

Oferendas

Agora é a hora de jogar de verdade. Aqui você disputará com os outros jogadores, os favores dos deuses. Para isso você sacrificará a sua riqueza, pagando moedas aos deuses. Seguindo a ordem de oferendas, cada jogador escolherá um deus e colocará seu marcador no espaço correspondente ao valor em dinheiro da oferenda que deseja fazer. Se o valor for maior que 10, será colocado um de seus marcadores de território no 10+ e o marcador de oferenda no valor além de 10 (se oferecer 14, coloque seu marcador de território no 10+ e o de oferenda no 4).

O favor é concedido para apenas o jogador que fizer a maior oferenda. Por isso, se for fazer uma oferenda para um deus já escolhido, precisará ser um valor superior, o jogador que foi superado pega seu marcador e imediatamente faz uma oferenda a um deus diferente. Para voltar no anterior, ele tem que ir pra outro deus e ser superado.

cyclades-5

O jogador verde superou o preto que deve escolher outro Deus para dar o lance.

 

No marcador de Apolo são permitidos todos os jogadores, sendo que apenas o primeiro ganhará um marcador de prosperidade extra e uma moeda, os demais apenas a moeda. Não é necessário pagar oferenda para Apolo.

Essa fase acaba quando todos os jogadores conseguiram colocarem seus marcadores em um deus. Depois cada um paga o número de moedas oferecidas, com os respectivos descontos. Mesmo que você tenha descontos e chegue a zero, é preciso pagar ao menos 1 moeda. É proibido fazer uma oferenda que não pode ser paga! Simples assim: quer jogar, não faça isso!

 

Realizando ações

Após as oferendas, cada deus é ativado, na ordem que se encontra no tabuleiro, com os jogadores realizando suas ações, sempre pagando os respectivos custos quando houver. Você pode alternar entre as ações realizadas no seu turno. Assim que o jogador terminar suas ações, ele posiciona o seu marcador de oferenda no último lugar disponível do indicador de turno. Em seguida o próximo jogador realiza as suas ações, que podem ser:

  • Convocar uma ou mais Criaturas Mitológicas (todos os deuses, exceto Apolo)
  • Recrutar (todos os deuses, exceto Apolo)
  • Construir (todos os deuses, exceto Apolo)
  • Ação especial (todos os deuses, exceto Atena e Apolo)
  • Aumentar a receita (Apolo)
cyclades-21

As miniaturas de criaturas.

Convocar Criaturas Mitológicas

Você pode pegar uma carta de criatura, pagando o seu custo, aplicando o seu efeito imediatamente, não rola deixar para depois. Depois que o poder for usado, a carta é descartada. Você pode comprar quantas criaturas desejar, desde que pague por isso. Existem criaturas que possuem miniaturas, elas são usadas por apenas um turno, tendo que ser descartada a carta e devolvida a miniatura no final da próxima fase dos deuses, com exceção à miniatura do Kraken, que mesmo quando a carta é descartada, a miniatura permanece no jogo.

cyclades-22

As frotas e exércitos de cada uma das cores.

Recrutar

Você pode fazer essa ação com todos os Deuses, menos Apolo, sendo que cada um concede uma especialidade: um Exército, uma Frota, um Sacerdote ou um Filósofo de graça, mas também é possível conseguir mais em troca de preciosas Moedas.

Poseidon: com ele você recruta uma frota de graça e pode comprar mais, pagando 1 moeda pela segunda frota, 2 moedas pela terceira e 3 moedas pela quarta, sendo esse o limite máximo de compras de frotas por turno. Você não pode ter mais que as 8 frotas que vem no jogo. Quando uma frota entra em jogo, deve ser colocada em espaços marítimos adjacentes a ilhas que pertencem ao jogador, sendo que esse espaço deve estar vazios, ou conter frotas da mesma cor. Não é possível colocar uma frota em um espaço com outra de cor diferente.

Ares: com ele você recruta uma exército de graça e pode comprar mais, pagando 2 moedas pelo segundo, 3 moedas pelo terceiro e 4 moedas pelo quarto, sendo esse o limite máximo de compra de exércitos por turno. Você não pode ter mais que os 8 exércitos que vem no jogo. Os exércitos são colocados em ilhas controladas pelo jogador.

Zeus: ele te oferece um Sacerdote de graça e por 4 moedas você adquire um segundo. O Sacerdote deve ficar visível a todos. Cada um que você adquire te dá 1 de desconto para pagar oferendas. Se você tiver descontos o bastante para zerar, ainda assim você tem que pagar 1 moeda como oferenda.

Atena: ao escolhê-la, você ganha um Filósofo de graça e pode pagar 4 moedas para adquirir um segundo. Ele deve estar à vista de todos. Assim que você conseguir o 4º Filósofo, descarta imediatamente para criar uma Metrópole.

cyclades-13

A carta de Sacerdote e de Filósofo.

Construir

Cada Deus te permite construir um tipo de construção, que deve ser posicionada em um espaço para construções na ilha. Não é permitido mudar uma construção de lugar. Cada uma delas te dá um bônus, menos a Universidade (ganhar conhecimento é o bastante!) e o custo delas é de 2 moedas.

Poseidon: a construção que ele permite é o Porto. Com o Porto você tem bônus de +1 em qualquer combate marítimo em espaços adjacentes a ilha que possui essa construção.

Ares:  a construção que ele permite é a Fortaleza. Com a Fortaleza você tem bônus de +1 em qualquer combate na ilha que possui essa construção.

Zeus:  a construção que ele permite é o Templo. Com o Templo você reduz em 1 Moeda o custo de compra de Criatura Mitológica, apenas uma vez por ciclo. Não importa quantos Templos você possua, precisa pagar ao menos 1 Moeda para usar cada Criatura.

Atena: com ela você pode construir uma Universidade que não possui bonus, mas é necessária para a construção da Metrópole.

cyclades-19

As Metrópoles (acima), em seguida à esquerda, o Porto, ao lado da Fortaleza. Abaixo a Universidade (cinza) e o Templo.

Metrópole

Ao construir os 4 tipos de construção em qualquer dos espaços das suas ilhas (não é preciso que todos estejam na mesma ilha, você pode ter em locais diferentes), você descarta e troca por uma Metrópole, que será colocado no seu espaço, indicado por um pontilhado em vermelho. Se o único espaço vazio estiver ocupado por construções, o jogador é obrigado a destruí-las para colocar sua Metrópole.

Além dessa, existem outras 2 formas de construir uma Metrópole: possuir 4 cartas de Filósofo ou tomar uma ilha que já tenha uma Metrópole. Como ela é uma mega construção, concede os poderes de todas as construções pequenas.

cyclades-7

Poseidon move as frotas e Ares os exércitos.

Ação Especial

Poseidon, Ares e Zeus permitem aos jogadores que os escolherem realizar ações especiais.

Poseidon: com ele você pode mover uma ou mais de suas frotas por até 3 espaços, ao custo de 1 Moeda. Você pode inclusive adicionar ou abandonar frotas no meio do caminho. Quando entrar em um espaço que possua frotas de outra cor, começa imediatamente uma batalha.

Ares: com ele você pode mover um ou mais de seus exércitos para uma ilha ligada por uma sequência de frotas da sua cor, ao custo de 1 Moeda. Se na ilha que você desembarcar houver um exército, uma batalha começa imediatamente. Se o exército desembarcar em uma ilha vazia, mesmo que tenha a fortaleza, ela é tomada imediatamente. Se um jogador tirar todos os exércitos de sua ilha, ele deve colocar um marcador para indicar que a ilha continua sendo dele, até que alguém a invada. A última ilha de um adversário só pode ser conquistada caso isso permita ao invasor ganhar o jogo, caso contrário, ninguém pode atacá-lo. Uma ilha é considerado como um espaço apenas, independente de seu tamanho.

Zeus:  pelo custo de 1 Moeda, você pode descartar uma das Criaturas e comprar a próxima carta. Isso pode ser usado para descartar uma criatura que pode ser usada contra você, ou para tentar encontrar uma outra criatura específica.

cyclades-8

A batalha não foi boa para o vermelho.

A Batalha

Uma batalha (marítima ou terrestre) funciona da seguinte forma: o valor cada exército, mais o bônus de construção ou criatura, mais a rolagem do dado que tem números de 1 a 3. Quem conseguir a maior soma, vence a batalha, e o outro jogador deve retirar uma unidade do tabuleiro. Se houver empate, cada um perder uma unidade. Ao perder a primeira unidade e possuir mais, o jogador perdedor tem a opção de continuar batalhando (com uma unidade a menos) ou bater em retirada, se isso for possível de se fazer, ou seja, um exército precisa ter uma ilha adjacente com trilha de frotas de sua cor para retirar, e frotas precisam de um espaço adjacente de mar vazio ou com uma unidade da sua cor. Caso isso não seja possível, não é permitido retirar. Se ainda continuarem ali unidades inimigas, a batalha começa novamente. O último jogador a ficar na ilha, conquista ela com as suas respectivas construções.

cyclades-15

Uma visão geral sobre o tabuleiro.

Apolo

Quem escolheu Apolo é o último a realizar suas ações, que no caso, são bem poucas. Ao escolhê-lo você na verdade está passando a sua vez. Assim, você receberá 1 Moeda se possuir mais de uma ilha, ou 4 se possuir apenas uma. O primeiro jogador a escolher Apolo, recebe um marcador de prosperidade que pode ser colocado na ilha de sua preferência, que dará 1 Moeda extra na fase de receitas. Se mais de um escolher esse Deus, recebe uma moeda, mas apenas o primeiro tem direito ao marcador de prosperidade. Apolo não oferece outras ações.

cyclades-16

Os marcadores de território (redondos) e os de oferenda.

Final do Ciclo

Após o último jogador colocar o seu marcador de oferenda na sequência de turno, o ciclo se encerra. Se um ou mais jogadores possuírem duas Metrópoles, o jogo termina. Senão, vai para um próximo ciclo.

cyclades-18

As preciosas moedas.

Fim de jogo

O jogo termina quando ao final de um ciclo, ao menos um jogador possui 2 Metrópoles. Se houver mais de um, ganha quem possuir mais moedas.

cyclades-9

Os azuis estão dominando bem esse setor.

Regra especial para 2 jogadores

ada jogador pega dois marcadores de oferenda de sua cor e jogará como se os leilões acontecessem com 4 pessoas, mas cada um poderá utilizar 2 deuses em seu turno. Embaralhe os 4 marcadores de oferenda e coloque-os de forma aleatório nos espaços do indicador de turno. Comece o jogo, sendo que você poderá superar o seu próprio lance, caso queira. Cada jogador pagará as oferendas de ambos os deuses escolhidos, e um Sacerdote dá desconto de 1 moeda no valor total das oferendas do jogador. O jogo termina quando um dos dois jogadores possuir 3 Metrópoles ao final de um ciclo.

cyclades-10

Uma batalha está para começar.

Considerações Finais

Cyclades já é sem sombra de dúvidas um dos meus jogos preferidos. Ele te permite conquistar território, guerrear, fazer leilões, navegar pelos mares e usar criaturas mitológicas. O fator sorte pouco influencia, pois a aleatoriedade é bem reduzida nas mecânicas do jogo. O segredo de jogar bem é conseguir juntar dinheiro e marcadores de prosperidade, para que em cada turno você consiga mais ouro que seus adversários. É importante pensar e calcular muito bem seus movimentos, pois com estratégia você pode virar o jogo. Evite falar para os adversários o que eles podem fazer, pois você, sem querer pode estar ajudando ele a alcançar a vitória, ao invés disso, tente sabotar a ação dele, evitando que ele tenha a oportunidade de estar a frente. Jogadores de War e games de guerra vão se identificar muito com Cyclades, mas o seu charme está principalmente na fase de leilões, que é quando a treta acontece.

O jogo já possui 2 expansões grandes: Hades e Titãs, sendo que só a primeira foi lançada aqui no Brasil. A empresa desenvolvedora do jogo, Matagot, oferece em seu site uma micro expansão e alguns acessórios interessantes, que vão agregar ainda mais ao seu jogo, vale a pena experimentar.

cyclades-4

O jogador preto tem duas Metrópoles e protegeu suas ilhas. Ao que tudo indica, ele será o vencedor!

Prós:

  • Temática interessante, componentes muito bonitos.
  • Fácil de aprender e de curta/média duração.
  • Diversas opções para você desenvolver sua estratégia.
  • Não tem eliminação de jogador durante o jogo.

 

Contras:

  • Se você fica sem dinheiro, tem que ficar algumas rodadas economizando para fazer alguma coisa.

Recomendado para: quem gosta de jogos de controle de território e pequenos combates. Cyclades não é um wargame, mas é um pequeno passo para quem quer adentrar esse mundo.

Tags: , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑