Reviews

Publicado em Março 19th, 2018 | por Emmanuel Deodato

Review – Dice Forge: forja divina de dados

Review – Dice Forge: forja divina de dados Emmanuel Deodato
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.6


User Rating: 0 (0 votes)

O jogo ainda não apareceu oficialmente por aqui, mas acabou de ser anunciado pela Galápagos Jogos. Venha conhecer um jogo com uma mecânica inovadora e divertida.

Em Dice Forge somos convidados a rever nosso conceito sobre dados e suas faces. Quem nunca desejou que o dado tivesse faces repetidas? Ou apenas números ímpares? Bem, aqui você vai elaborar e construir as suas próprias faces, moldando os dados ao seu gosto. Duvida? Segue nosso review sobre esse divertido jogo!

Dice Forge

Componentes

Impossível não ficar de boquiaberto com os componentes do jogo. Da beleza, funcionalidade até a qualidade os componentes se destacam e muito. A caixa já possui um insert belíssimo e funcional, organizando o jogo e deixando o setup mais fácil e rápido. Cada componente tem seu lugar e tudo se encaixa perfeitamente. O manual ainda vem com uma explicação de como acomodar tudo da maneira correta.

As cartas são de ótima qualidade e a arte condiz com a proposta do jogo: leve, chamativa e divertida. Os dados e suas faces acompanham o restante e se apresentam muito bem na mesa. Um jogo que enche os olhos assim que se abre a caixa.

O que vem na caixa: 1 tabuleiro do templo (com proteção), 1 tabuleiro das Ilhas, 96 cartas (monstros e bônus), 1 marcador de rodada, 8 dados, 108 faces de dados, 4 tabuleiros de jogador, 4 peões de jogador, 4 tiles de baú, 4 tokens de martelo, 4 marcadores de Tritão e 4 de Cerberus. 20 marcadores de recurso (nas respectivas cores), 1 marcador de primeiro jogador, 1 livro de regras e 1 Hero Aid (explicando faces e cartas).

Dice Forge

Componentes do Dice Forge. Destaque para o ótimo insert e a beleza dos componentes

O jogo

Dice Forge é um jogo que irá testar suas habilidades na arquitetura de dados. Essa é sua grande novidade em termos de mecânica. Você não entendeu errado e o escritor não está ficando doido. Aqui, você terá a oportunidade de construir o dado da forma que achar melhor (ou conseguir).

Precisa de mais dinheiro? Compre algumas faces com mais ouro e problema resolvido. Quer aumentar seus pontos de vitória? Existem faces para essa situação. Além dos dois importantes recursos no jogo: Sun Shards e Moon Shards. Você pode entender como cristais do Sol e da Lua que não mudará nada.

Tudo isso se soma ao fato de poder comprar, ao longo do jogo, cartas que representam façanhas heróicas dos nossos personagens. E bem, a premissa do jogo é essa: somos heróis e faremos “coisas” de heróis. Sem uma longa jornada, sem um belo pano de fundo. É o dia-a-dia na Sala de Justiça.

O jogo possibilita o pensamento estratégico, mas é na atuação rodada a rodada, na sua aplicação tática que poderá vencer o jogo. É melhor retirar duas faces ruins de um mesmo dado? Ou retirar uma de cada dado? Decisões que irão te perseguir ao longo da sua jornada.

Ficaram curiosos? Querem mais imagens? Querem forjar seus próprios dados? Continuem a explorar Dice Forge com nosso review.

Preparação da mesa

O setup a seguir foi retratado para uma partida de 4 jogadores. Os momentos que exigirem sua atenção para mudanças envolvendo a quantidade de jogadores, serão alertados. Tenha sempre certeza de guardar ao final de cada partida, tudo corretamente. Isso irá facilitar sua vida, ainda mais nas primeiras partidas.

Retire o Tabuleiro do Templo da sua proteção e coloque-o próximo à área de jogo. Em seguida, retire o Tabuleiro das Ilhas e coloque junto à caixa do jogo. Aqui, a caixa do jogo exerce uma função estética e de armazenamento rápido.

Coloque todas as cartas marcadas com um ponto azul nos seus respectivos lugares no Tabuleiro das Ilhas, formando pilhas de quatro cartas idênticas (caso esteja em uma partida com 3 jogadores utilizará apenas três cartas e, em uma partida com 2 jogadores apenas duas cartas de cada).

As cartas identificadas com o ponto azul são recomendadas para um jogo introdutório. Posteriormente, é possível adicionar cartas e sorteá-las da forma que quiser. O custo da carta estará sempre no seu canto inferior direito ou esquerdo e corresponde ao seu local no Tabuleiro das Ilhas.

Preparação dos jogadores

Pegue o Marcador de Rodada e coloque no espaço 1 da trilha de rodada. Em uma partida com 4 jogadores e com 2 jogadores o jogo possuirá 9 rodadas. Em uma partida com 3 jogadores o jogo possuirá 10 rodadas, fique atento.

Cada jogador escolhe seu herói e pega seu tabuleiro, chamado também de Inventário do Herói. Pegue os 5 marcadores que combinam com sua cor e os coloque no espaço 0 de cada trilha. O ouro inicial será contabilizado a seguir. Pegue ainda o peão da cor correspondente e coloque no portal inicial, no Tabuleiro de Ilhas. Cada jogador pega também um dado escuro e um dado claro da caixa e deposita no espaço identificado em seu tabuleiro. Os dados possuem uma configuração inicial, consulte isso no manual, está bem explicado e fácil de entender.

O jogador mais jovem será o jogador inicial e recebe o marcador de primeiro jogador (que ficará com ele até o final da rodada). Do jogador inicial cada jogador irá regular seu ouro inicial da seguinte forma: Player 1 – 3 de ouro, Player 2 – 2 de ouro, Player 3 – 1 de ouro e Player 4 – 0 de ouro.

Em partidas com menos jogadores siga essa mesma quantidade de ouro inicial. Mas não é o primeiro jogador que sempre começa com menos ouro? Calma que logo você entenderá o porquê dessa inversão aqui no jogo.

O Tabuleiro de Templo agora pode ser colocado sobre a caixa, nomeada por ele de Templo. Para fins de review o Tabuleiro ficará ao lado. Em verdade, na maioria dos jogos aqui ele sai de cima da caixa por praticidade.

Por fim, adapte o número de faces de dados no Tabuleiro de Templo – em uma partida com 4 jogadores existirão 4 faces por cada espaço, esse setup se mantém em uma partida para 3 jogadores. Caso esteja jogando em 2 jogadores, apenas 2 faces deverão compor cada espaço.

Dice Forge

Setup pronto para uma partida em 4 jogadores

Cartas de Façanhas Heróicas

As cartas podem fornecer ao longo do jogo dois benefícios ao jogador: pontos de vitória ao final da partida e bônus diversos.

As cartas se dividem em:

Cartas com efeitos instantâneos: os efeitos acontecem no momento da sua compra. As cartas possuem o símbolo de um raio.

Cartas com efeitos permanentes: as cartas são ativadas pelo jogador (símbolo de uma engrenagem) ou por determinadas condições (símbolo de uma ampulheta).

Cartas sem efeitos: concedem muitos pontos de vitória ao final do jogo.

Além disso, as cartas possuem seu custo de compra delimitado em Sun Shards, Moon Shards ou ambos. O custo é apresentado nos cantos inferiores da carta e na sua ilha.

Dice Forge

As cartas para o jogo introdutório

O turno de cada jogador

O jogo é dividido em uma série de rounds. A cada round, cada jogador realizará sua ação (jogador ativo), começando com o jogador inicial determinado anteriormente.

Todos os jogadores recebem ao mesmo tempo a Divine Blessing, termo utilizado pelo jogo para determinar uma rolagem dos dois dados do jogador. Assim, no começo de cada jogada todos os jogadores rolam seus dados e anotam seus resultados nas suas trilhas.

Dice Forge

É possível ver os marcadores e as trilhas. A cada Divine Blessing os jogadores controlam seus resultados

Os jogadores podem receber via cartas uma Minor Blessing. É o termo usado para identificar que o jogador irá rolar apenas um dos seus dados e colocá-lo novamente em seu tabuleiro, em seu inventário.

Após todos os jogadores terem realizado a Divine Blessing e controlado seus ganhos, o jogador ativo irá realizar sua ação, dentre as seguintes:

A – Chamar Reforços

Denominada Call For Reinforcements essa ação possibilita ao jogador ativo aplicar os efeitos permanentes de suas cartas. Aqueles efeitos com o símbolo de uma engrenagem. Ele poderá escolher a ordem na qual irá aplicar esses efeitos, realizando quantos efeitos ele desejar (uma vez por cada carta apenas).

Essa ação é um bônus à sua ação principal e deve ser realizada primeiramente caso o jogador queira. Após realizar ou não essa ação o jogador ativo irá escolher qual ação fará.

B – Oferenda aos Deuses

Aqui o jogador poderá comprar novas faces para seus dados (uma ou mais, sendo faces diferentes) do Santuário, área dentro do Tabuleiro do Templo.

Dice Forge

O Tabuleiro do Templo possui duas áreas: o Santuário, representado em toda aquela área maior com pedras e o Jardim, localizado na área inferior

É preciso apontar que as faces do Santuário são adquiridas sempre com o pagamento de ouro e é essa ação que se realiza. As faces disponíveis no Jardim serão adquiridas via Cartas de Façanhas Heróicas e, por isso, sua disponibilidade dependerá da configuração inicial.

O jogador pagará o custo de ouro em sua trilha e imediatamente irá forjar as novas faces da forma que desejar. É preciso escolher de qual dado e qual face será retirada para colocar a nova.

Apesar da facilidade para retirar cada face e, do jogo orientar a utilização das próprias peças, recomendamos o uso de ferramentas adequadas para isso. No caso, uma tampa de caneta será sua aliada

Caso tenha adquirido mais de uma face nova, o jogador pode escolher retirar faces de ambos os dados, ou de apenas um. A montagem dos dados fica a critério do jogador e é aqui se tem grande parte da estratégia inicial.

Dice Forge

Adquirindo faces novas o jogador terá a possibilidade de escolher como colocá-las em seus dados

C – Façanha Heróica

A outra ação possível no jogo todo (sim, o jogo oferece duas ações possíveis, fora a ação bônus de Chamar Reforços) é a chamada Façanha Heróica.

Bem, somos heróis e já adoramos nossos deuses e isso nos forneceu inúmeras bênçãos:  ouro ou recursos (quem sabe até pontos de vitória). Agora é o momento de utilizar tudo isso para nos tornamos o melhor herói dentre todos.

No Tabuleiro das Ilhas o jogador ativo poderá adquirir uma carta de Façanha Heróica disponível. Para isso, ele irá enviar seu peão até o portal da carta escolhida e pagar os recursos demonstrados. Isso, observando o tipo de efeito de cada carta.

Dice Forge

Os portais determinam quais cartas podem ser adquiridas pelos jogadores. O valor em recursos está disposto tanto na carta, quanto no tabuleiro

O jogador poderá adquirir cartas que fornecem faces específicas para seus dados. No modo introdutório apenas duas cartas possuem essa capacidade. Caso o jogador compre uma delas, deve forjar imediatamente seu dado com a face nova.

Dice Forge

A carta possui um efeito imediato e possibilita ao jogador forjar uma face localizada no Jardim do Tabuleiro do Templo. Aqui, um multiplicador de resultados

Outras cartas podem possibilitar ao jogador expandir seu inventário: Tiles de Baú. Assim, o jogador conseguirá armazenar uma produção maior.

Dice Forge

Com um inventário maior você correrá menos risco de produzir e atingir seu máximo, evitando o desperdício de recursos

Ainda, vale ressaltar a carta chamada The Blacksmith’s Hammer. Essa carta irá adicionar ao seu inventário uma trilha de ouro. Pegue o marcador de martelo da caixa e coloque na posição inicial. Para cada vez que você receber ouro de seus dados poderá, ao invés de adicioná-lo na trilha padrão, distribuir nesse novo espaço, andando um número de casas conforme investe seu ouro aqui. Ao final da primeira volta receberá 10 pontos de vitória e, ao final da segunda volta 15 pontos de vitória.

Dice Forge

Essa nova trilha fica acima do inventário do herói e poderá fornecer pontos de vitória conforme se gasta ouro nela

Sendo chutado: bônus

Nessa ação de comprar cartas, o jogador ativo irá mover seu peão e entrar em um portal no qual já contenha um outro peão. Assim, o jogador ativo irá “retirar” o peão do outro jogador para o portal inicial e utilizará a ação. O jogador “chutado” recebe uma Divine Blessing instantânea. Ou seja, irá rolar seus dois dados e computar seus resultados.

Dice Forge

Ser chutado trás um ponto positivo para o jogador. Para o peão, apenas vergonha

D – Ação Extra

O jogador ativo poderá, ainda, realizar uma ação extra. Basta gastar 2 Sun Shards de sua trilha e poderá repetir a ação B ou C novamente.

Duração do round e turno

Assim que todos os jogadores tiverem seus rounds como jogadores ativos (realizando ações) o turno terminará. Se for o último turno o jogo se encerrará. De outra forma, avance o marcador de rodadas e comece novamente.

Final do jogo e pontuação

O jogo se encerra após a última rodada e a fase de pontuação se inicia prontamente. A pontuação seguirá dois passos:

Primeiro são contados os pontos de vitória conquistados ao longo do jogo. Sejam fornecidos pelas faces dos dados com pontos de vitória ou pela carta The Blacksmith’s Hammer.

Segundo: cada jogador irá mostrar as suas cartas e somar os pontos de vitória fornecidos em cada uma.

Depois são somadas as duas pontuações. O jogador com mais pontos de vitória vence o jogo. Em caso de empate a vitória é dividida entre todos os empatados.

Dice Forge

Muitas faces trocadas e muitas cartas conquistadas. No final, as cartas fornecerão grandes pontuações aos jogadores

Variantes de Jogo

Conforme explanado no setup, o jogo possui uma variante de cartas mais complexas. No primeiro jogo é recomendado o uso das cartas do modo introdutório.

Quando já estiverem dominando os efeitos das cartas os jogadores podem adicionar da forma que quiserem as cartas extras. Isso possibilita uma rejogabilidade maior e diferente.

Considerações

Dice Forge é belíssimo do momento em que se abre a caixa até a rodada final. O jogo é simples, direto e não possui uma curva de aprendizado enorme. Todos vão se divertir e, é esse seu objetivo principal. Com componentes excelentes e uma arte muito bonita o jogo chama a atenção quando está montado.

A mecânica de forjar o dado é engraçada e faz o grande diferencial do jogo. Mas, caso as pessoas estejam com problemas para retirar as faces, esse momento poderá demorar bastante. Isso pode gerar uma certa chateação na mesa. Nada que uma tampa de caneta não ajude.

Explicar o jogo é bastante fácil e se faz possível jogar com crianças e adultos sem qualquer problema. Novamente, o que poderá incomodar um pouco é o momento “arquiteto de dado”. Lembre-se: é um jogo de dados, então vai ter um bom tanto de sorte. Se essa não é a sua área, talvez Dice Forge não seja para você.

No geral Dice Forge cumpre com seu objetivo: ser um lindo jogo, rápido e bastante divertido. É impossível não achar graça quando a pessoa deixa os seus dados com faces maravilhosas e sempre acaba caindo naquela única face ruim.

O que gostei em Dice Forge

  • Arte belíssima;
  • Componentes de qualidade;
  • Insert bonito e funcional;
  • Alta rejogabilidade;
  • Funciona bem com dois ou mais jogadores;
  • Divertido.

O que não gostei em Dice Forge

  • Momento de forjar as faces pode ser demorado e atrapalhar a jogatina;
  • Ao final do jogo retirar todas as faces novas e reconstruir os dados na forma original é cansativo.

Indicado para

Fãs de jogos com dados, jogos família, jogos divertidos e com simplicidade de regras e mecânicas. Recomendado para todos, podendo não agradar quem exige um jogo mais estratégico e sem sorte.


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑