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Publicado em fevereiro 8th, 2016 | por Thiago H. Ferri

Review – DungeonQuest: morra ou morra…

Review – DungeonQuest: morra ou morra… Thiago H. Ferri
Complexidade das regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

2.8


User Rating: 3.5 (1 votes)

Explore masmorras, catacumbas e encontre o covil do dragão Kalladra em busca de muitos tesouros! Mas será que você consegue sair vivo de lá?

DungeonQuest é um jogo que irá te trazer muitas alegrias e muitas frustração. Com regras extremamente simples, você será um explorador das masmorras, como intuito de buscar os mais valioso tesouros! O jogador que conseguir o maior numero de ouro com seus tesouros é o vencedor. Mas o desafio não está só em encontrar os tesouros, mas sim em sair da masmorra com eles. Essa edição que estamos analisando, é a versão revisitada, lançada em 2014 pela Fantasy Flight Games, que foi totalmente reformulada. A primeira edição do jogo foi lançada em 1985, existindo ainda outras reedições lançadas ao longo dos anos.

Componentes

Basicamente o jogo é composto pelo tabuleiro, cartas, muitas delas (muitas mesmo), marcadores e miniaturas. As miniaturas são um show a parte, assim como a arte que apesar de não ser perfeita, cumpre seu papel.

A caixa e alguns componentes do jogo

1 tabuleiro;

6 fichas de personagens com marcadores de viagem;

6 miniaturas dos personagens;

50 cartas de masmorras;

8 cartas do dragão;

32 cartas de tesouros;

15 cartas de armadilhas;

15 cartas de portas;

15 cartas de cripta;

20 cartas de monstros;

40 Cartas de catacumbas;

30 cartas de procurar;

6 cartas de combate;

12 cartas de runas;

15 cartas de corpos;

117 salas de masmorras;

10 marcadores de entradas de catacumbas;

10 marcadores de monstros;

65 marcadores de marcação e procura;

1 marcador de Sol;

39 marcadores de ferimentos;

1 marcador de primeiro jogador;

4 dados de 6 lados.

Manual e guia de referência de regras

Preparação do jogo

A preparação do jogo é extremamente simples: embaralhe as cartas, coloque-as sobre seu espaço no tabuleiro, embaralhe as salas de masmorras e cada jogador seleciona um personagem, pega sua ficha e sua miniatura e uma carta de runa. Decida quem será o primeiro jogador e dê a ele o marcador de primeiro jogador.

Os personagens do jogo

Coloque o marcador de sol no número 1 no topo do tabuleiro.

Pronto o setup está feito.

O setup inicial

O jogo

Cada jogador tem somente uma ação por turno, que consiste nas seguintes opções:

– Explorar uma nova sala;

– Explorar as catacumbas “se possível”;

– Procurar em uma sala.

Ao explorar uma sala você deve verificar seus efeitos. Normalmente as salas trazem o símbolo de masmorra, nesse caso uma carta de masmorra deve ser sacada e resolver seus efeitos.

Algumas salas

Quando a sala trouxer o símbolo de uma tocha, você poderá procurar nela, e então sacar uma carta de procurar e resolver seus efeitos. Ao procurar em uma sala, você deve colocar um marcador de procurar sobre a sala e não poderá mais procurar nessa sala.

Se o jogador estiver nas catacumbas, ele sempre irá sacar uma carta de catacumba em seu turno até que possa sair dela.

Você deve sair das masmorras com seus tesouros antes do sol se pôr. Quando chegar a vez do primeiro jogador, ele deve avançar o marcador de sol.

As cartas do jogo

Objetivo

O grande objetivo do jogo é explorar a masmorra em busca de tesouros, mas os melhores tesouros estarão com o dragão, e quanto mais próximo da sala do dragão mais longa será sua volta, para tentar sair da masmorra antes do pôr do sol.

Os personagens

Os personagens têm 5 atributos: vida, força, agilidade, defesa e sorte.

A vida é o total de ferimento que ele pode sofrer antes de morrer, os outros atributos são usados para testes dentro do jogo. Ao testar um determinado atributo você deve rolar 2 D6 e o resultado deve ser menor que seu atributo para que tenha sucesso.

Cada personagem também tem uma habilidade especial que irá ajudar durante o jogo.

Combate

Você também pode encontrar monstros nas masmorras. O combate é simples, porém pouco estratégico. Um dos jogadores vai ficar responsável por controlar o monstro.

Alguns equipamentos dos heróis

O jogador sendo atacado, tem 3 cartas de combate, e o jogador que controla o monstro mais três. Cada um deve selecionar uma das cartas e mostrar simultaneamente. As cartas são comparadas conforme a seguinte tabela, decidindo quem sofrerá os ferimentos. O combate termina quando um dos dois morrerem, sendo que em alguns casos é possível fugir.

Tabela de resultado de combate

Considerações Finais

DungeonQuest é um jogo simples e divertido em que você se torna um aventureiro e explorar as masmorras. Quando estiver com seu monte de tesouros e morrer sem conseguir sair das masmorras, você irá rir muito (ou não).

Infelizmente o fator sorte é grande e o sistema de combate é um pouco maçante, já que um combate, que não devia ser o ponto alto do jogo, pode demorar e novamente depende muito da sorte.

Prós:

  • Setup rápido e fácil;
  • Fácil de aprender;
  • Imersão grande;
  • Componentes lindos;
  • Rejogabilidade interessante.

Algumas miniaturas do jogo

Contras:

  • Leve dependência de idioma;
  • Fator sorte muito predominante;
  • Mecânica de combate fraca.

Recomendado para: amantes de dungeon crawler, RPG e jogadores que gostam de jogos difíceis e cheios de desafios.

Escolha seu herói e explore as missões da masmorra!

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Sobre o Autor

Board game designer, empresário e fã de jogos difíceis. Kickstarter maníaco e antigo mestre de RPG.



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