Reviews Capa Dwar7s: Winter

Publicado em janeiro 8th, 2018 | por Renato J. Lopes

Review – Dwar7s: Winter, o inverno chegou

Review – Dwar7s: Winter, o inverno chegou Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.6


User Rating: 0 (0 votes)

Depois de criarem o seu reino, os anões vão precisar o maior desafio de suas vidas: o inverno. Com ele chegam desastres e monstros tentando  exterminar a raça dos pequenos. Para isso, rivais precisarão se unir para permanecerem vivos, mas quem entre eles fará isso da melhor forma e conquistará a liderança? É no meio dessa treta que vamos entrar para jogar Dwar7s: Winter.

dwar7s: winter

Componentes

Como só joguei a versão online e vi tudo pelo projeto do Kickstarter, não dá pra fazer uma avaliação real, só uma estimativa. Tirando pela produção da versão importada do outro jogo, Dwar7s: Outono, vai ser tudo muito primoroso. Dessa vez vem com muitas miniaturas que podem ser usadas nos outros jogos. Aguardando ansiosamente!

 

O que vem na caixa: 8 miniaturas de monstros, 28 miniaturas de anões, 1 tabuleiro, 1 marcador de primeiro jogador, 4 playmats, 20 marcadores de jogador, 10 marcadores de desastre, 28 cartas iniciais, 12 cartas de desastre, 8 cartas de monstro, 20 cartas de personagem e 1 manual.

Dwar7s: Winter componentes

Bonitos componentes do jogo

O jogo

Em Dwar7s: Winter, cada jogador controla um grupo de anões que está tentando proteger o seu reino de catástrofes como desastres e monstros. A cada rodada o inverno aperta e alguns corajosos anões precisarão buscar recursos e suprimentos para enfrentar esses perigos. Tudo isso em 7 semanas (rodadas) que será a duração desse tempo terrível.

 

Preparação do jogo

Coloque o tabuleiro central na mesa, de forma a ficar acessível para todos os jogadores. Cada um recebe um playmat e suas respectivas miniaturas de anões, além das cartas iniciais e seus marcadores.

 

Separe ao lado do tabuleiro as miniaturas de monstros, marcadores de desastres, assim como o monte com suas respectivas cartas. Abra cartas de monstros na quantidade de jogadores, mais um e coloque as miniaturas nos locais indicados na borda do reino. Abra uma carta de desastre inicial e coloque o marcador no respectivo lugar. Separe o deck de heróis, embaralhe e abra 4 cartas. O jogador mais novo começa jogando.

 

As rodadas

Dwar7s: Winter acontece em 7 rodadas, chamadas semanas, no final da última semana acontece uma pontuação e quem tiver mais pontos, ganha o jogo.

Cada semana acontece em 4 etapas: 1- Invasão Inimiga, 2- Prepare-se, 3- Reagir e 4- Verificar Condições de Vitória e Derrota.

 

1- Invasão Inimiga

Nessa fase, os monstros vão tentar invadir sua fortaleza. Eles vão se movimentar por um espaço, em direção à sua fortaleza. Depois eles vão ativar sua habilidade especial. Se houver uma quantidade de monstros inferior a da quantidade de jogadores mais um, novo(s) monstro(s) entra(m).

Uma vez por rodada, abra uma carta do deck de desastres e coloque um marcador no local indicado.

Dwar7s: Winter invasão

Os monstros querem invadir!

2- Prepare-se

Nesse momento, os jogadores vão escolher uma quantidade máxima de 7 cartas que vão utilizar nessa semana. As cartas restantes, ficam viradas para baixo ao lado do jogador.

Dwar7s: Winter preparação

Escolha 7 cartas e prepare-se!

3- Reagir

Cada jogador em tem em seu turno 5 pontos de ação para realizar a combinação de ações que quiser ou uma ação bônus. As ações disponíveis são:

a) Colocar um anão: coloque um anão em qualquer lugar, mas você não pode colocar dois anões no mesmo espaço na mesma rodada.

b) Mover um anão: mova um anão que já está no tabuleiro para um espaço adjacente.

c) Adquirir um herói: adquira um herói do tabuleiro, pagando o custo indicado. Só é permitido comprar um herói por rodada. Depois de comprar, empurre as cartas para a direita e em seguida coloque uma nova carta.

Dwar7s: Winter heróis

Alguns heróis e suas músicas (no canto inferior esquerdo)

d) Toque uma música: escolha um dos 4 instrumentos musicais do tabuleiro e coloque um marcador. Em seguida, ative todas as suas cartas que tenham aquele símbolo, na ordem que desejar. Depois, todos os outros jogadores podem ativar suas cartas com o mesmo símbolo. São as cartas que vão permitir a você produzir ou pegar recursos, movimentar anões de um lugar ao outro, entre outras coisas.

Ações Livres: existem duas ações livre no jogo, derrotar um monstro e superar um desastre.

Para derrotar um monstro é preciso no seu turno ter a quantidade de anões necessárias no mesmo espaço que o monstro, assim como os recursos em seu tabuleiro. Gaste os recursos e volte para o seu tabuleiro todos os seus anões. Retire a miniatura do monstro do tabuleiro e pegue a carta de monstro como prêmio.

Dwar7s: Winter monstro

Ao derrotar um monstro, o jogador recebe a carta dele como recompensa

Para superar um desastre, é preciso ter os anões necessários no espaço indicado e os recursos em seu tabuleiro. Reduza os recursos do seu tabuleiro, volte o seus anões para o playmat e retire a ficha de desastre do espaço. A carta do desastre vai para o jogador que combateu o desastre como prêmio.

Dwar7s: Winter desastre

Ao superar um desastres, o jogador também recebe a carta como recompensa

4- Verificar Condições de Vitória e Derrota

Se no final da rodada existirem desastres na quantidade do número de jogadores mais dois, ou se houver um monstro dentro do castelo, o jogo acaba e todos os jogadores perdem o jogo. Se nenhuma dessas condições acontecer, vocês sobrevivem e continuam para a próxima semana. O marcador de primeiro jogador passa para o jogador à esquerda do primeiro jogador.

Dwar7s: Winter final

Uma partida em andamento

Pontuação final

Depois da sétima semana é feita a pontuação final. Os jogadores ganham pontos por monstros derrotados, desastres superados, heróis adquiridos, recursos que você tenha 7 unidades (dão 3 pontos) e se tiver retornado os seus 7 anões para o seu tabuleiro (3 pontos).

 

Em caso de empate, o critério de desempate acontece na sequência para quem tiver mais: anões no tabuleiro, desastres, cartas de herói, ouro e monstros. Se o empate persistir, os jogadores compartilham a vitória.

Dwar7s: Winter tabuleiro

O bonito tabuleiro de Dwar7s: Winter

Considerações

Dwar7s: Winter é uma continuação digna de seu antecessor, Dwar7s: Outono. Ele consegue lembrar o outro jogo, mas ser totalmente diferente. Enquanto no outro você lutava para construir e conquistar o reino, aqui você precisa defendê-lo. E isso pode exigir uma certa cooperação com os outros jogadores.

 

Eu diria que ele é um tower defense, semi-coop com deck building. E tudo isso é integrado de forma tão inteligente que você não consegue perceber essas nuances.

 

Como os outros jogos do autor, ele consegue ser estrategicamente complexo, mas com regras simples e cartas sem dependência de idioma. É um jogo para jogar com a família, mas também com os amiguinhos.

 

Aqui a furação de olho tem que ser mais moderada, já que se você prejudicar muitos os outros, todos perdem. E essa eu achei a grande sacada do jogo. Um jogo que não é cooperativo, mas que de certa forma exige isso durante a partida.

 

O jogo apresenta também uma grande rejogabilidade, pois a cada partida vão surgir monstros diferentes em lugares diferentes, além dos desastres. A campanha no Kickstarter já está financiada e liberou bastante coisa que vai acrescentar ainda mais. Como os personagens especiais: rei, guerreiro, alquimista, entre outros.

A mecânica de jogar as cartas pela música te dá a oportunidade de estar fazendo algo mesmo na rodada dos outros jogadores e isso é bem legal. Como o inverno é rigoroso, os recursos são bem escassos, então pense bem antes de desperdiçá-los. Use-os com sabedoria e comedimento para resistir à estação.

 

O que gostei em Dwar7s: Winter

  • Simples e estratégico;
  • Força cooperação, sem ser cooperativo;
  • Rápido e divertido;
  • Mecânicas inteligentes;
  • Temático na medida certa.

 

O que não gostei em Dwar7s: Winter

  • Só chega no segundo semestre.

 

Indicado para

Fãs de jogos estratégicos, family games, jogos de tower defense e dos jogos do Luis Brueh como Covil e Dwar7s: Outono.

Dwar7s: Winter divulgação

Clique e apoie o projeto!

 

Imagens: Luis Brueh

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑