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Publicado em junho 6th, 2016 | por Jonathan Sampaio

Review – Emboscada, um jogo pequeno, de grandes emoções, para mentes magnânimas

Review – Emboscada, um jogo pequeno, de grandes emoções, para mentes magnânimas Jonathan Sampaio
Complexidade das regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

3


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Se você se acha o mestre da “guerra” por ganhar algumas partidas ao conquistar 24 territórios ou alguns continentes, é bom que você reveja seus conceitos, pois Emboscada é um jogo apenas para os Generais e não para soldadinhos.

Ficha Tecnica Emboscada

Componentes

O jogo é pequeno, mas charmoso. Possui componentes muito bem feitos e uma arte sensacional. Me lembrou os personagens do famoso jogo de PSP “Patapon”, além de ter uma qualidade incrível em suas cartas (papel cartão premium).

13 Cartas de Tropa;

03 Cartas de Ajuda;

01 Carta de Pontuação;

03 Marcadores de Pontuação;

01 Folheto de Regras.

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Os itens charmosos da caixa

Preparação do jogo

Para a primeira rodada aquele que travou uma batalha mais recentemente será o General. Este embaralha as cartas numeradas e dá 4 para cada jogador, todas viradas para baixo. Os jogadores devem manter as cartas em segredo nas suas mãos. Depois disso, o General coloca a carta secreta virada para baixo no centro da mesa, essa carta representa a tropa escondida na floresta, a tropa da Emboscada que vai ser a condição de vitória secreta do jogo.

O jogo

Emboscada é um jogo de dedução, blefe e estratégia, onde os jogadores tentarão deduzir a tropa escondida na floreta, pronta para emboscar, ao mesmo tempo em que procura derrotá-la, baixando suas cartas de acordo com as dicas ditas durante o jogo. A cada turno que passa, um novo General é “nomeado”. Apenas o General pode ver a carta de emboscada. Durante seu turno você poderá:

Recrutar: coloque uma carta da sua mão virada para cima à sua frente, se for o seu primeiro turno, você é obrigado a fazer isto;

Observar: pule seu turno e apenas observe (você continua na rodada);

Recuar: retire-se da rodada (você não tem mais turnos nesta rodada).

A rodada termina se todos os jogadores consecutivamente decidirem observar ou recuar, se apenas dois jogadores recuarem, ou se a soma das tropas (cartas) em jogo chegue a mais de 20. Sendo assim, o General revela a carta secreta que determinará quem marcará pontos da rodada, o jogador à esquerda do General torna-se o novo General.

Vamos à um exemplo de turno?

O General joga um 3 azul, revelando que a condição de vitória não é a menor tropa vermelha em jogo.

Sun Tzu joga um 4 vermelho, revelando que a condição de vitória não é a maior tropa vermelha na mão.

Soldado Aníbal suspeita que a condição de vitória seja a maior tropa azul em jogo. Então ele joga um 4 azul para garantir a chance de vitória.

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Exemplo de turno

Ao perceber que o Soldado Aníbal iria fazer a maior tropa azul em jogo, Sun Tzu se retira de jogo, enquanto o General continua para tentar a vitória. Ao final da rodada a carta de condição de vitória é revelada e quem ganha é o Soldado Aníbal, que marca 4 pontos, segundo a carta de referência, enquanto Sun Tzu marca 1 ponto por ter se retirado e o General não marca nenhum.

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A vitória é de Aníbal

Marcando pontos no final da rodada

Quando a rodada termina e o general revela o resultado de vitória, acontece o seguinte: quem ganhou marca os pontos de vitória na carta de pontuação, de acordo com os pontos que a condição de vitória dá, segundo a carta de referência. O jogador que perdeu, mas recuou, ganha 1 ponto. O que ganhou, mas recuou, não ganha nada. E quem ficou e perdeu, também não ganha nada.

Fim da partida e vencendo o jogo

O jogo termina assim que o primeiro jogador fazer 10 pontos. No caso de empate, todos são declarados vencedores.

Variante

O jogo possui uma variante para aumentar o número de players. Para que isso aconteça, basta adicionar outra cópia do jogo e adicionar as seguintes cartas, conforme o número de jogadores abaixo:

Para 4 jogadores: adicionar as cartas 1 e 6 azuis e vermelhas;

Para 5 jogadores: adicionar as cartas 1, 2, 5 e 6 azuis e vermelhas;

Para 6 jogadores: adicione todas as cartas de 1 a 6 azuis e vermelhas.

A soma de pontos que determina o vencedor também muda, no caso para 4 jogadores serão 27 pontos, para 5 serão 33 pontos e para 6 jogadores serão 40 pontos.

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Cartas de referência de pontuação

Considerações Finais

Como diz na própria caixa, “um pequeno jogo para grandes mentes”, Emboscada é realmente um jogo desafiador, onde você terá que aprender a “ler” o seu adversário e tentar pelo menos saber se ele está a blefar, tendo perspicácia para agir na hora certa, ou ter culhões para apenas se retirar e garantir um pontinho, afinal, vencer a batalha não significa vencer a guerra.

Prós:

  • Setup rápido e fácil;
  • Para grandes mentes;
  • Baratinho;
  • Rápido e divertido.

Contras:

  • Apenas e somente para 3 pessoas;
  • Para mais pessoas tem que ter outra cópia do jogo;

Recomendado para: novos jogadores, quem curte jogos divertidos, fãs de jogos de estratégia e para quem procura uma opção para jogos de carta mais dinâmicos e rápidos, para quem quer desafiar a mente e seus adversários.

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Sobre o Autor

Estudante de direito, gosta mais de card games do que pizza. Está planejando criar sua própria facção em Smash Up.



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