Reviews

Publicado em janeiro 24th, 2019 | por Cristiano Prado

Review: Fast Food Fear – Masterchef monstrinhos

Review: Fast Food Fear – Masterchef monstrinhos Cristiano Prado
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

3.8


User Rating: 0 (0 votes)

Fast Food Fear é um jogo sobre uma cozinha muito louca, em uma região de monstros famintos. Junte sua equipe de cozinheiros para servir freneticamente aos seus clientes, ou sofram as consequências. Ninguém gosta de ter que explicar para monstros porque a comida deles ainda não foi servida.

Este jogo da Devir é uma boa para jogar com pessoas de todas as idades. Ele é rápido, divertido e envolvente. Bem-vindo à maravilhosa cozinha do Fast Food Fear.

Fast Food Fear

Componentes

O jogo vem em uma bela caixinha pequena e poucos, mas bonitos componentes. O que vem na caixa: 110 cartas, 1 ampulheta e 1 manual.

Fast Food Fear

Uma produção simples, porém caprichada

O jogo

Mãos habilidosas manejando com extrema agilidade talheres, pratos e panelas. Ingredientes se misturam e os cozinheiros precisam experimentar o sabor do prato com a pontinha de uma colher.

Um olho no fogão, outro no relógio. Os segundos se esgotam rapidamente. Os movimentos se tornam frenéticos. A contagem regressiva começa: Dez, nove, oito… os últimos ajustes são feitos; último detalhe de decoração e … mãos para o alto. O tempo acabou. O prato precisa estar pronto para ser degustado pelos jurados.

Essa mistura de sabores e tensão tornou o programa MasterChef um dos queridinhos do público brasileiro nos últimos anos. Ele busca não apenas celebrar o melhor Chef, mas também simular o ambiente frenético em uma cozinha de um restaurante estrelado. E agora você também pode sentir um pouco dessa adrenalina com “Fast Food Fear”, jogo cooperativo de Dario Dordoni, lançado no Brasil pela Devir.

Nesse restaurante, os clientes são um tanto quanto peculiares, são monstrinhos engraçados e famintos ao melhor estilo Monstros S/A. Logo que entram no restaurante eles berram seus pedidos e a correria começa Um Frango com Ervas da Fossa, um Hambúrguer de Víbora Moída e um refrigerante Carbonatado do Esgoto Preto!!!

O jogo é extremamente simples e divertido. Composto por uma ampulheta de dois minutos e dois baralhos totalizando 110 cartas. Um vermelho com os pratos e as cartas de evento e outro azul, com os monstros e seus respectivos pedidos.

Fast Food Fear

Todos os jogadores trabalham juntos, trocando e coletando cartas a fim de atender os pedidos dos clientes

Preparação

O setup para a partida é feito distribuindo seis cartas vermelhas para cada jogador. Em seguida, é formada uma fila de clientes (baralho azul com face virada para baixo) à espera de uma mesa no restaurante. Sempre uma carta a mais do que o número de jogadores. Para 3 jogadores 4 clientes e assim por diante. As cartas restantes voltam para a caixa.

A rodada

Com tudo pronto, o MonsterChef vira a ampulheta. As portas do restaurante estão agora abertas e metade da fila de clientes é revelada. A correria começa!

Fast Food Fear

Na sua vez, o jogador pode fazer uma das seguintes ações:

  1. Jogar um conjunto de cartas de “pratos” que atendem ao pedido feito pelo cliente (cada monstrinho pede de três à cinco pratos diferentes);

Fast Food Fear

  1. Jogar uma carta de evento e realizar a ação descrita. Isso pode ser trocar cartas, descartar cartas ou até mesmo virar a ampulheta, ganhando mais tempo para atender aos pedidos;

Fast Food Fear

  1. E por último, descartar uma carta de sua mão.

No final de seu turno o jogador deve comprar cartas até ficar com seis novamente. Os jogadores podem deixar as suas cartas abertas diante de si e ir conversando sobre as melhores ações a serem feitas. Quando um cliente é servido, vai para casa satisfeito. Então, outro é revelado.

Final de jogo

O jogo termina de duas maneiras: derrota ou vitória. A derrota acontece, quando o tempo da ampulheta se esgota. Já a vitória é declarada, quando todos os monstros da fila são atendidos antes que o tempo se acabe.

Fast Food Fear

Considerações Finais

Fast Food Fear consegue cumprir plenamente o papel para o qual foi concebido: ser divertido. Não existe uma grande profundidade de estratégia, não existe tempo para ficar refletindo muito sobre a próxima jogada. Não existe diferentes caminhos para a vitória. O que existe é uma correria frenética e por vezes uma gritaria para tentar realizar a ação antes do fim do tempo na ampulheta. E isso é muuuuito legal.

A arte do jogo está bem alinhada ao tema. Os monstros em um estilo cartunesco, poderiam fazer parte de um desenho do Bob Esponja ou do filme Monstros S/A.

Fast Food Fear

As cartas de pratos lembram ícones dos menus de fast foods. Até mesmo os detalhes quadriculados nas cartas e na caixa remetem a estes estabelecimentos.

A indicação etária é à partir de 8 anos, mas por ser um jogo cooperativo, onde as cartas ficam abertas, já dá para jogar com crianças de 6 anos tranquilamente. Elas se enrolam um pouco com os textos das cartas de ação, mas nada que alguém mais velho não possa ajudar. É certo que nesse caso a vitória se torna um pouco mais difícil, mas a diversão é garantida.

Excelente party game, excelente custo benefício. Em um grupo de adultos o jogo vai, com certeza, proporcionar boas risadas e talvez, algumas pequenas rusgas e discussões sobre o que fazer com determinado prato ou qual cliente atender primeiro. Coisas de MasterChef… ops, MonsterChef!

O que gostei em Fast Food Fear

  • Divertido;
  • Mecânica;
  • Tema;
  • Arte.

O que não gostei em Fast Food Fear

  • Trata-se de um jogo para “esquentar os motores”. Apesar de ser um jogo rápido, várias partidas em sequência, tende a torná-lo enjoativo. É preciso consumi-lo com moderação :D

Indicado para

Fãs de party games e jogos cooperativos, com corrida contra o tempo, ação simultânea e jogos com temática culinária.

Tags: , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑