Reviews

Publicado em maio 21st, 2017 | por Renato J. Lopes

0

Review – Get Bit! Board game para todas as idades

Review – Get Bit! Board game para todas as idades Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4


User Rating: 3 (2 votes)

Sim, vocês tentaram, mas o motim que você e seus companheiros de tripulação iniciaram não deu certo. Agora vocês foram jogados ao mar para virar comida de tubarão. Em Get Bit! sua única salvação é sobreviver nadando e para isso não precisa ser mais rápido que o bichão, mas que seus amigos.

Componentes

A versão que temos aqui em mãos é a normal, que as peças são bonitinhas e tudo mais, com uns bonecos flexíveis, mas a da Conclave Editora vai ser a deluxe. Essa versão é mais bacana, com caixa de metal, adesivos para personalizar os personagens e uma arte mais interessante. Dá vontade de pegar essa e manter as duas! =D

O que vem na caixa: 6 miniaturas articuladas, 2 folhas com adesivo, 42 cartas, 1 tubarão e 1 livro de regras

Joguinho bonito!

O jogo

Get Bit! é um family game bem divertido e rápido de se jogar. É uma ótima forma de introduzir crianças ao hobby e se divertir com a família toda. Como todo bom jogo de eliminação de jogadores, seu objetivo será permanecer vivo. Para isso, tem que evitar ser o último da fila, pois é esse que o tubarão irá atacar.

Preparação do jogo

De acordo com o número de jogadores, algumas coisas mudam no setup. Para seis jogadores, cada jogador recebe escolhe um boneco de uma cor e pega as respectivas cartas. Para cinco, Para cinco jogadores, saem as cartas número 7 do deck de cada um. Para 4, saem as cartas 6 e 7. Para jogos de 2 e 3 jogadores, os jogadores vão escolher dois bonecos, sendo que para 2, saem as cartas 6 e 7 e para 3 somente as cartas 7.

Na primeira rodada os personagens são colocados aleatoriamente em sequência e o tubarão atrás do último. Ainda nessa rodada, não acontecerá a fase de Ser Mordido.

Continue a nadar, continue a nadar…

As rodadas

As rodadas acontecem em três fases jogadas por todos os jogadores na sequência: 1- Escolher cartas, 2- Mover os Robôs e 3- Ser Mordido. Toda vez que no final da terceira fase o jogador possuir apenas 1 carta na mão, ele pode pegar as cartas já utilizadas da mesa.

1- Escolher de Cartas: cada jogador escolhe uma carta da cor do seu respectivo robô e coloca virada para baixo na mesa. Quando todos escolheres as suas cartas, eles as viram para cima. Em partidas com 2 ou 3 jogadores, eles deverão colocar 1 carta por cada robô.

Escolhendo uma carta sobre a mesa e revelando

2- Mover os robôs: ao serem reveladas as cartas, elas são comparadas. Os jogadores que jogaram cartas de números iguais, não se movem e colocam suas cartas na sua pilha própria de descarte. Em seguida, o jogador que jogou a carta mais baixa de numeração única na mesa, move seu robô no início da fila. Depois o próximo número em sequência crescente, até o com a carta mais alta, que será o que ficará na frente de todos.

O importante é não ficar atrás

3- Ser mordido: o robô que ficar no final da fila, recebe uma mordida e escolhe um dos seus 4 membros para perder e move o seu robô para a frente da fila. O jogador pega as suas cartas que estiverem na mesa de volta para a mão. Caso isso remova o último membro de um robô, ele sai da partida.

Cuidado, o tubarão vai te pegar

Final de jogo

O jogo continua até que restem apenas 2 jogadores. O jogador que estiver mais próximo do tubarão leva uma mordida e já perde automaticamente o jogo. Isso acontece em partidas com 3 a 6 jogadores. Em uma partida com 2 jogadores, o jogador que perder primeiro um de seus robôs, perde o jogo.

Com a eliminação do jogador branco, o azul foi o vencedor

Considerações

Um party game para conquistar toda a família. Get Bit! tem regras simples, peças bonitas e é muito divertido. Ele vai ajudar a ensinar conceitos e mecânicas já conhecidas por games a novos jogadores. A gestão de mão com dedução e blefe diante dos outros jogadores vai ser tornar um aprendizado.

O tema do jogo de piratinhas tentando fugir de um faminto tubarão vai ajudar crianças a entenderem bem o jogo e querer jogar sem parar. A partir daí, vai ter uma parceirinho pra jogar jogos mais estratégicos futuramente.

O fato da Conclave trazer esse jogo pra cá, mostra um real interesse em fazer o hobby chegar a novas camadas da nossa sociedade. Os jogos são ótimos para desenvolver o raciocínio lógico e estratégico, nós já sabemos isso.

Com esses títulos vamos poder ensinar crianças e adolescentes que passam horas grudados no celular ou computador jogando joguinhos.

Get Bit! ajuda os novos jogadores a pensarem estrategicamente e deduzirem o que os seus concorrentes vão fazer, ajudando a trabalhar o conceito de se colocar no lugar do outro. Eu mesmo, quando ia jogar com amigos na casa da minha mãe ou com família, sempre ficava com dor no coração ao ver os pequenos querendo jogar. Principalmente porque jogava jogos complexos e era difícil para eles compreenderem as mecânicas. Com títulos dessa linha, esse problema vai ser solucionado, além de ter uma ótima arma para atrair crianças para o hobby.

O que gostei em Get Bit!

  • Simplicidade de regras;
  • Arte e componentes;
  • Para toda a família.

O que não gostei em Get BIt!

  • Rejogabilidade;
  • Facilidade em perder peças.

Indicado para

Crianças e adultos que gostam de um jogo rápido com mecânicas simples. Principalmente novos jogadores e fãs de party games.

Tags: , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo ↑