Reviews Glass Road

Publicado em junho 13th, 2019 | por Renato J. Lopes

Review Glass Road: um Uwe Rosenberg sem pagar comida

Review Glass Road: um Uwe Rosenberg sem pagar comida Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.5


User Rating: 0 (0 votes)

Se você já jogou ao menos um dos jogos de Uwe Rosenberg, já deve ter percebido que ele deve ter passado fome na infância. A maioria são de fazendas e tem que pagar comida a certo número de rodadas aos seus trabalhadores. Mas, em Glass Road isso muda um pouco.

Se você já jogou ao menos um dos jogos de Uwe Rosenberg, já deve ter percebido que ele deve ter passado fome na infância. A maioria são de fazendas e tem que pagar comida a certo número de rodadas aos seus trabalhadores. Mas, em Glass Road isso muda um pouco.

No jogo somos produtores de vidro na Floresta da Baviera. Ali, precisaremos fazer construções e produzir vidro e tijolo com a ajuda de especialistas. Tem comida e tem fazenda, mas de uma forma diferente. Confira:

Glass Road

Glass Road acontece em 4 períodos construtivos e cada período consiste em 3 turnos de cada jogador. Produzir vidros e tijolos vão lhe dar pontos ao final do jogo, além de construir edifícios junto de madeira e argila.

Ao final do jogo, somente o valor de seus edifícios determinará sua pontuação, vence quem fizer mais. Escolha com sabedoria os seus especialistas e tente antecipar quais os seus oponentes escolherão para maximizar as rodadas.

Glass Road
Preparação para uma partida em 2 players

No início do jogo, os jogadores recebem 15 cartas de especialista na sua cor, um tabuleiro, 6 florestas, 2 minas de areia, 2 bosques e 2 lagoas como indicado no próprio tabuleiro de cada jogador.

Os jogadores também recebem os discos de produção. Coloque os ponteiros maiores apontados para cima, em ambos os discos. A roda superior é a vidraria, coloque os marcadores de acordo com o marcado no tabuleiro. Sendo assim, fica 0 de vidro, 0 de areia,1 de comida, 2 carvão, 3 de água e 4 de madeira.

A roda de baixo é a olaria. Da mesma forma, os jogadores começam com 0 tijolos e carvão, 1 de argila e 2 de comida.

Glass Road
Os jogadores escolhem 5 cartas por período

O período de construção

Cada período de construção consiste em 3 rodadas de cartas. Cada jogador escolhe dentre os seus 15 especialistas, 5 e coloca em sua mão. As outras 10 ficam de lado e poderão ser usadas somente no próximo período de construção. Dessas 5 cartas na mão, cada jogador escolhe uma e coloca a sua frente. Isso acontece de forma simultânea.

Glass Road
O tabuleiro do jogador no início do jogo

A rodada

A partir do primeiro jogador que é escolhido de forma aleatória, os jogadores vão abrir a carta que está a frente em sua vez. Se nenhum jogador seguir a ação, que escolheu a carta pode fazer as duas ações indicadas.

Se algum outro jogador possuir uma dessas entre as suas cartas da mãos, ele precisa mostrar que a possui e vai seguir a ação. O jogador que escolheu faz somente uma das ações e cada um dos jogadores que seguirem essa ação, também fazem somente uma. Isso, acontece na ordem de turno.

Os jogadores podem fazer 2 ações livres a qualquer momento do jogo. A primeira é fazer o processamento de uma construção azul. A segunda é retirar de seu tabuleiro, uma das peças de paisagens: lago, bosque ou mina de areia.

Em toda rodada, os jogadores deverão jogar 3 cartas de especialistas de sua mão e seguir 2 somente duas. Para seguir, vale somente se o jogador tiver a carta em mãos, a carta que está em sua frente selecionada, não aciona esse efeito.

Após isso, termina o período de construção. Ao final, são repostas as construções que saíram de jogo, os jogadores pegam de volta as cartas utilizadas e o marcador de primeiro jogador passa para o jogador à esquerda do primeiro jogador da rodada que encerrou.

Depois de 4 períodos, é feita a pontuação das construções e quem fizer mais pontos, vence o jogo.

Glass Road
O perìodo termina quando os jogadores jogaram 3 cartas. Eles ainda podem seguir 2 de outros jogadores

Os recursos

Os recursos são controlados em seus dois discos. Quando ganhar um tipo, avance um número o disco. Mas, eles têm uma particularidade, sempre que o primeiro espaço de recursos depois do ponteiro grante estiver vazio, mova o ponteiro até encostar no próximo marcador de recurso.

Isso significa que você sempre terá que produzir vidro ou tijolo assim que for possível. Eles são produzidos por cada um dos outros recursos do seu disco. Ao girar o marcador por um espaço, todos os outros recursos diminuem em 1 e os produtos manufaturados (vidro ou tijolo) aumentam em 1.

Glass Road
Os recursos são controlados nos discos

Os especialistas

As cartas de especialistas são as que vão possibilitar realizar as ações do jogo. Cada uma delas permite fazer até duas ações. As duas são ótimas opções e vão ser interessantes de acordo com o momento do jogo. Claro que fazer duas ações é sempre melhor que uma, por isso é interessante tentar jogar cartas que ninguém vai jogar, ou tentar seguir os especialistas dos outros jogadores.

Lorde feudal

Ação 01: permite comprar 1 construção de cada tipo que vira seu estoque pessoal de construção que só você pode construir.

Ação 02: receba 1 madeira e 1 argila.

Glass Road
O Lorde Feudal

Pit Worker, Forest Manager e Pond Builder

Ação 01: o Pit Worker dá uma mina de areia e uma argila, o Forest Manager

dá um Bosque e uma madeira e o Pond Builder dá uma lagoa e uma água.

Ação 02: em todos, você escolhe entre 2 tipos de bens e recebe a quantidade deles de acordo com número de tiles de paisagem que possui. O Pit Worker fornece areia ou argila, o Forest Manager comida ou madeira, e o Pond Builder areia ou água.

Glass Road
Pit Worker, Forest Manager e Pond Builder

Cultivator, Supplier, Builder, Carpenter, Slash-and-Burn Farmer e Woodcutter

Esses 4 especialistas têm ações que permitem realizar construções. É mais do que recomendado utilizar ao menos um por período de construção. Afinal de contas, são as construções que dão pontos de vitória

O Supplier fornece 2 bens do mesmo tipo (exceto vidro e tijolos) para quem escolher a ação, e 1 bem desse tipo para todos os outros jogadores. O Builder fornece duas ações de construção, mas requer 1 comida para construir. O Carpenter exige que será retirado um tile de floresta do seu tabuleiro e sua outra habilidade dá uma madeira.

Existem mais 3 personagens que exigem que se retire uma floresta. Isso de certa forma é bom, porque você abre espaço para construções. O Slash-and-Burn Farmer te dá 2 de carvão e/ou 2 de comida. O Woodcutter fornece 2 ou 4 Madeira.

Glass Road
Cultivator, Supplier, Builder, Carpenter, Slash-and-Burn Farmer e Woodcutter

Clay Worker, Fuel Collector, Charcoal Burner, Fish Farmer e Water Carrier

Os últimos 5 são especialistas em te dar recursos, mas todos têm um custo de ação. O Clay Worker dá 2 ou 4 argila, com o custo de 1 água. O Fuel Collector também exige 1 água para fornecer 1 carvão por carta na mão. Ele também oferece 2 de madeira. O Charcoal Burner tem o custo de 1 madeira para fornecer 3 ou 6 de carvão.

O Fish Farmer dá 2 comida e/ou 1 comida por lagoa que você tem ao custo de 1 de carvão. O Water Carrier fornece 2 de água e 1 de madeira e/ou 2 de água e 1 de areia, ao custo de 1 comida.

Glass Road
Clay Worker, Fuel Collector, Charcoal Burner, Fish Farmer e Water Carrier

As construções e paisagens

A única forma de pontuar no jogo, depende das construções. No jogo existem 3 tipos: as azuis, que vão dar opções de processamento de recursos e podem dar pontos. As beges que dão benefícios imediatos e podem também dar pontos. E por último, as marrons que vão dar pontos de acordo com algum tipo de recurso, paisagem, entre outras possibilidades.

Para construir uma estrutura, é sempre obrigatório ter uma carta que permite que seja realizada a ação e pago o custo. Este é indicado no lado esquerdo da peça de estrutura. Também é necessário ter um espaço vazio no tabuleiro do jogador para colocar a construção.

As paisagens são peças que vão te dar benefícios de acordo com cartas de especialistas ou peças de construção. Elas ainda podem dar pontos de acordo com as construções.

Glass Road
As construções e paisagens

Fim de jogo e pontuação

Ao final do quarto período de construção, os jogadores podem usar suas construções de processamento quantas vezes quiser e puder antes do início da pontuação. Some os pontos de cada construção e os bônus indicados. Um detalhe importante é que a construção Inicial “Glassmaker’s Colony” dá meio ponto por areia. Esse valor não é arredondado e pode definir o vencedor do jogo. Quem tiver mais pontos vence.

Glass Road
Somando as construções, o jogador fará 31 pontos

Considerações

Glass Road é um jogo de cobertor curto de duração rápida. Você precisa tomar decisões difíceis em poucas rodadas e precisa estar atento aos seus adversários. A disputa pelas melhores construções é constante. Ter um recurso ou não ter na hora certa, pode lhe ajudar muito ou atrapalhar seus planos.

As rodas de recursos é um dos mecanismos difíceis de se controlar. É importante sempre deixar um recurso básico zerado para segurar os ponteiros. Pois se você descuida, perde um recurso vital para uma construção por conta da fabricação dos produtos manufaturados. Isso vai exigir de você um grande esforço e qualquer erro pode ser fatal.

Como é um jogo curto, a pontuação também é baixa, então aproveite cada ação para pontuar. Às vezes é melhor pontuar pouco do que não pontuar. Invista em construções de processamento, elas vão te ajudar bastante no decorrer do jogo e no final para ajudar na pontuação. Elas funcionam mais ou menos como um engine building interessante;

O elemento comida está presente no jogo, mas não é preciso alimentar os trabalhadores. Somente em algumas ações, construções ou cartas que você vai gastar o alimento. Então se você estava traumatizado com os outros jogos do Uwe Rosenberg, fique tranquilo que o Glass Road não tem isso.

Conclusão

Pode-se dizer que Glass Road tem muitas das melhores características positivas dos jogos do Uwe. Construções que pontuam, planejamento a longo prazo e punição para quem faz ações erradas e as benditas fazendinhas com a grade para colocar peças. Mas, ao mesmo tempo, podemos dizer que ele traz muitas coisas diferentes dos jogos do Uwe, como o card driven das ações, o push your luck na hora de escolher os especialistas e a forma de armazenar os recursos.

Um jogo que vale a pena conhecer para fãs de jogos do Uwe Rosenberg e amantes de euro gamers de maximização de ações e maquininha de pontos.

O que gostei em Glass Road

  • Mecânicas;
  • Jogabilidade;
  • Produção;
  • Roda de recursos.

O que não gostei em Glass Road

  • O jogador que está muito atrás terá dificuldades em alcançar os outros.

Indicado para

Fãs de jogos de card driven, de jogos maximização de ações e títulos de Uwe Rosenberg.

Tags: , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑