Reviews

Publicado em setembro 14th, 2015 | por Jonathan Sampaio

Review – Hanabi: Feliz Ano Novo!

Review – Hanabi: Feliz Ano Novo! Jonathan Sampaio

Notas Tábula Quadrada

Complexidade de Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary: O que você achou do jogo? Dê sua nota também.

3

Nota Final


User Rating: 3.9 (3 votes)

Se você é fã de jogos que te desafiam a pensar, de modo cooperativo, de forma dinâmica, ou se você não gosta de nada disso, mas curte fogos de artifício, este é o jogo perfeito pra você.

Hanabi é um jogo cooperativo, isso significa que aqui você não irá trollar seus coleguinhas, neste tipo de jogo, você e sua trupe, estarão unidos para vencer.

Os jogadores são fabricantes de fogos de artifício que, acidentalmente misturaram suas pólvoras, corantes e foguetes. Já não bastasse essa confusão, o festival para o qual foram contratados está prestes a começar e o pânico se instaura entre os fabricantes dos fogos.

Dessa maneira, os jogadores devem trabalhar em equipe para impedir que o show seja um desastre (ou mate algum torcedor perdido por aí).

_FRA1339

Os componentes de Hanabi.

Ficha Tecnica Hanabi Feliz ano novo

Componentes

– 50 cartas Hanabi (cartas de fogos de artifício);

– 5 cartas de regras;

– 8 cartas de dicas;

– 5 cartas multicoloridas (para a expansão).

_FRA1340

As cartas são coloridas como fogos de artifício.

Preparação

Separe as 8 cartas de dicas e as 3 cartas de penalidade e as coloque num local próximo a todos os jogadores. Em seguida, embaralhe as cartas de fogos de artifício e distribua: 5 cartas se a partida for de 2 ou 3 jogadores, ou 4 cartas se a partida for com 4 ou 5 jogadores.

Importante! Ao receber suas cartas, você não pode olhar a sua mão. As cartas serão viradas para os outros jogadores e vice-versa. Nisso vai estar o charme do jogo. Os jogadores terão que formar uma sequência de fogos de uma mesma cor, com valores dos números das cartas sequenciais de 1 a 5, olhando as cartas dos outros, sem poder dar muitas dicas.

_FRA1345

Para vencer é preciso fazer as sequências das cores na ordem correta.

O Jogo

O jogador com as roupas mais coloridas (tipo palhaço de circo), começa o jogo, e depois segue em sentido horário. Em seu turno você deve realizar uma ação, e somente uma das três ações abaixo (você não pode pular sua vez):

Para poder dar uma informação, o jogador deve pegar uma das cartas de dicas (tirando ela temporariamente do jogo) e logo após passar a informação para um dos colegas. Você só pode passar uma das seguintes informações: o número da carta ou a cor da mesma. Atenção! Se for dar a dica de número e na mão do seu colega esse número se repete, terá que mostrar as outras cartas que possuem o mesmo número. Deverá fazer da mesma forma quando for dar dica de cor.
Aqui, o jogador deve tirar uma carta de dica da pilha de descartes e trazê-la de volta ao jogo. Ao fazer isso, o jogador deve descartar uma carta aleatória de sua mão, em seguida, compre uma nova carta e passe a sua vez.
O jogador pega uma carta de sua mão e a coloca em sua frente. Nisso, pode acontecer duas coisas: a) iniciar ou continuar uma sequência de fogos na mesa, ou se a carta revelada não se encaixar em nenhuma sequência de fogos, ela é descartada e uma carta de penalidade é retirada do jogo. Lembrando que com 3 cartas de penalidade, os jogadores perdem o jogo. Independente do resultado, o jogador deve então pegar uma nova carta da pilha de compras e adicionar à sua mão.

 

 

Como os fogos são utilizados

Só poderá existir uma sequência de fogos para cada cor, com as cartas de 1 a 5. Isso mesmo. As sequências de cores não deverão se repetir. Se fechou os fogos da cor azul, não é permitido iniciar outra sequência de azul.

As cartas de cada sequência devem ser colocadas em ordem crescente: 1, 2, 3, 4, 5. Só pode existir uma carta para cada valor em cada sequência de fogos, portanto, 5 cartas no total.

 

Bônus por completar sequência

Quando um fogueteiro completa uma sequência de fogos, ou seja, joga a carta de valor 5, ele tira uma carta de dica da pilha de descartes e traz de volta ao jogo. Essa remoção é livre, o jogador não precisa descartar uma carta. Esse bônus se perde quando todas as cartas de dica já estiverem à disposição no jogo.

_FRA1344

Da esquerda para a direita: carta de dica, carta de foto azul, carta de penalidade e carta da expansão “Explosão de Cores”.

Final do jogo

Existem 3 formas de terminar o jogo:

1º O jogo termina imediatamente e os jogadores perdem, se a terceira e última carta de penalidade é adicionada ao jogo.

2º Termina imediatamente, e com uma impressionante vitória, se os fogueteiros conseguem completar as 5 sequências de fogos de artifício antes de pegarem a última carta da pilha de compras.

3º Termina imediatamente, se um fogueteiro pega a última carta da pilha de compras: cada jogador pode jogar somente mais uma vez, incluindo o jogador que comprou a última carta. Os jogadores então, não poderão mais pegar cartas neste último turno.

Uma vez que o último turno se completar, o jogo termina e os jogadores podem somar sua pontuação final.

Pontuação

No modo normal do jogo a pontuação é contada de 0 a 25 e cada conjunto de pontuação contém a legenda do que fora o teu espetáculo pirotécnico, veja a seguir:

Jogo-Hanabi_tabela

No modo “Sincronia de Cores” e na expansão “Explosão de Cores o jogo pode chegar a 30 pontos. Sendo que 25 a 29 pontos, a queima é lendária,todos saem boquiabertos e com os olhos brilhando. Conseguindo a incrível façanha de 30 pontos, vocês fizeram uma pontuação divina , em que foi passada a impressão de que o céu havia ganhado vida própria.

 

Variantes do jogo

Hanabi torna-se ainda mais desafiador com 2 modos indicados no manual e uma expansão. São eles:

Expert

Nessa versão, o jogo não acaba quando a última carta é jogada. Ela continua até que os jogadores sejam derrotados (as 3 cartas de penalidades são retiradas do jogo ou uma carta indispensável for descartada), ou sejam vitoriosos (todos os fogos de artifícios são completados). Os jogadores podem então estar em uma situação onde possuem um número menor de cartas na mão ao final do jogo. Para essa versão, a tabela de pontuação final não é utilizada: os fogos de artifício tem que estar perfeitos ou então é uma derrota!!

 

“Coreografia perfeita”

No momento que um jogador resolve continuar uma sequência de fogos de artifício, o jogador ativo pode anunciar qual a cor da carta que irá jogar: pontuação máxima passa para 30 pontos. Caso erre a cor, a carta é descartada e uma carta de penalidade é retirada debaixo da caixa. Os jogadores podem optar por falar ou não a cor, sabendo do risco que correm. Que desafiador não? E você aí julgando esse primor de jogo.

 

Expansão “Explosão em cores”

A expansão já está inclusa no jogo. São 5 cartas multicoloridas. Neste modo, essas 5 cartas são adicionadas ao jogo e são consideradas uma nova cor, totalmente distinta. Agora, é possível passar informações dessas cartas, Por exemplo, um amigo fala: “você tem duas cartas multicoloridas na mão, aqui e aqui”. Os jogadores possuem agora 6 tipos de fogos de artifício para serem disparados: A pontuação máxima passa para 30 pontos.

 

Considerações finais:

Prós: O jogo é bastante envolvente. Quando se entende a dinâmica dele, rapidinho se joga. A cada dica dada, a tensão aumenta e junto com ela a expectativa de acertos. Pelo seu tamanho, é um ótimo jogo pra levar para qualquer lugar.

Contras: Apesar de ser um jogo envolvente, Hanabi não é um jogo para todos, pois alguns jogadores podem achá-lo infantil, julgando pela caixa. Talvez não tenha tanto crédito com alguns jogadores por isso. Mas saibam que o jogo já ganhou prêmios de grande expressão lá fora, como por exemplo o prêmio “Spiel des Jahres” (jogo do ano) em 2013.

Recomendado para: jogadores casuais e experientes que gostem de jogos cooperativos que precisam de estratégia para vencer.

Tags: , , , , ,


Sobre o Autor

Estudante de direito, gosta mais de card games do que pizza. Está planejando criar sua própria facção em Smash Up.



Voltar ao Topo ↑