Reviews

Publicado em outubro 11th, 2018 | por Renato J. Lopes

Review: Hansa Teutonica

Review: Hansa Teutonica Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.7


User Rating: 0 (0 votes)

Hansa Teutonica é um divertido jogo de controle de área, construção de rotas e pontos de ação. Nele você é um comerciante tentando ganhar a vida na Liga Hanseática, levando seus mercadores e comerciantes pelas estradas da Alemanha no século XII. Ao passar pelas cidades, você vai tentar ganhar pontos de prestígio, ganhando habilidades ou construindo escritórios.

Um jogo para 2 a 5 jogadores muito interessante, não lançado aqui no Brasil, mas muito interessante. Vamos saber um pouco mais sobre Hansa Teutonica.

Componentes

A versão analisada é a edição polonesa da Argentum Verlag, com poucos componentes, mas tudo muito bem feito. Cores bonitas, peças bem acabadas como os jogos europeus geralmente são. O que vem na caixa: 1 tabuleiro dupla face.135 comerciantes (27 cubos de cada cor), 20 mercadores (4 cilindros de cada cor), 15 fichas bônus, 5 escritórios e 1 marcador de cidade concluída.

Hansa Teutonica

Poucos componentes, mas muito bem feitos

O jogo

Em Hansa Teutonica os jogadores são membros da Liga Hanseática em busca de prestígio nas cidades hansa. Será preciso construir rotas, criar escritórios, desenvolver habilidades e disputar espaço com seus concorrentes. Ao final do jogo, aquele que conseguir mais prestígio, será o vencedor.

A preparação

De acordo com a quantidade de jogadores, escolha o lado do tabuleiro e coloque no centro da mesa. Coloque as três fichas bônus amarelas nas tabernas do tabuleiro. Embaralhe as fichas restantes e coloque-as num monte próximo ao tabuleiro.

Hansa Teutonica

Rotas precisam ser construídas

Cada jogador escolhe uma cor e recebe o tabuleiro individual e suas peças de madeira. Separe um cubo e coloque no espaço zero do tabuleiro. Coloque os cubos nas trilhas de seu tabuleiro nos espaços indicados, deixando o primeiro espaço de cada uma vazio. Coloque também os cilindros nos espaços do tabuleiro, deixando o primeiro espaço vazio da trilha.

Em seguida, os jogadores vão preparar sua reserva pessoal. O primeiro jogador recebe 5 cubos (comerciantes) e um cilindro (mercador). Os outros jogadores, em sentido horário recebem cada um, um comerciante a mais. O restante das peças vai formar a sua reserva geral.

Hansa Teutonica

O tabuleiro de jogador no início do jogo

As rodadas

Cada jogador realiza em sua vez, a quantidade de ações que quiser (podendo repetir) de acordo com os espaços disponíveis a sua trilha de ações. Existem no jogo, 5 ações disponíveis para serem feitas, indicadas na parte inferior do tabuleiro individual. Elas são: recolher renda, colocar uma peça na rota, deslocar outro jogador, mover seus marcadores e reivindicar uma rota.

1-  Recolher renda

Na sua vez, o jogador pega peças de mercador ou comerciante de seu estoque geral, de acordo com a quantidade liberada na trilha de sacos de dinheiro.

Hansa Teutonica

Pegando novas peças

2- Colocar uma peça na rota

O jogador pode colocar uma peça de comerciante ou mercado em um espaço vazio de rota do tabuleiro.

Hansa Teutonica

Colocando novas peças na rota

3- Deslocar outro jogador

Para deslocar outro jogador, você precisa colocar um comerciante no lugar da peça dele. Se você vai descolar um comerciante, precisa devolver uma peça da sua reserva pessoal para a geral. Se deslocar um mercador, precisa devolver duas peças.

O jogador que foi deslocado, deve posicionar a peça retirada dele em um espaço vazio de uma rota que esteja adjacente ao lugar em que estava. Caso não exista um espaço vazio em uma rota adjacente, ele pode colocar em um espaço vazio de uma rota mais próxima. Caso tenha sido um comerciante, ele pega uma outra peça de seu estoque geral e também posiciona na rota adjacente. Se for um mercador, ele pode pegar 2 peças da reserva geral e posicionar em uma rota adjacente.

Hansa Teutonica

Empurrando o outro jogador

4- Mover seus marcadores

O jogador pode mover peças de mercadores e comerciantes que estiverem em rotas do tabuleiro. A quantidade vai depender da trilha do livro de seu tabuleiro individual.

Hansa Teutonica

Movendo suas peças

5- Reivindicar uma rota

Quando um jogador completa uma rota com todas as suas peças, ele pode reivindicar a trilha. Quando isso acontece, o jogador ou jogadores que dominarem escritórios adjacentes, ganham um ponto de vitória. Domina, quem tem mais marcadores em uma mesma cidade. No caso da mesma quantidade, ganha quem tiver o marcador mais à esquerda.

Hansa Teutonica

As fichas de bônus

Se houver ali uma ficha de bônus, o jogador pega ela e coloca perto de seu tabuleiro, virada para cima. Em seguida, ele pega uma peça do monte ao lado do tabuleiro e deixa virado para baixo no prato do tabuleiro do jogador. A peça adquirida pode ser usada a qualquer momento pelo jogador.

A nova peça é colocada no final do turno do jogador, em uma rota completamente vazia do tabuleiro, com a seta apontando para ela. Deve haver ao menos uma cidade adjacente com um escritório vazio.

Ao final, o jogador pode fazer uma das seguintes coisas: a) fundar um escritório, b) melhorar uma habilidade ou colocar um marcador em Coellen – Warburg.

Hansa Teutonica

Reivindicando uma rota e melhorando uma habilidade

a) Fundar um escritório

O jogador coloca uma de suas peças que estava na rota em um dos espaços de escritório vazios nas cidades adjacentes à rota. É preciso respeitar os espaços exclusivos para mercadores e as cores dos espaços. Para fazer escritórios nos espaços laranja, rosa e preto, é preciso liberar os espaços na trilha de Privilégios.

b) Melhorar uma habilidade

Em algumas rotas, é possível liberar as habilidades do tabuleiro do jogador. Os lugares possuem figuras no tabuleiro (cidades amarelas).

c) Colocar um marcador de pontos em Coellen – Warburg

Ao completar essa rota, é possível colocar ali mercadores em qualquer espaço vazio. Além disso, é preciso ter liberado as cores na trilha de Privilégios.

Final de jogo e pontuação final

O jogo termina quando ocorre uma das 3 seguintes situações: algum jogador alcançar 20 pontos, quando for preciso colocar uma ficha de bônus e não houver para repor ou quando 10 cidade forem completas. O jogo termina imediatamente, assim que a condição acontecer, sendo que o jogador não chega a terminar o seu turno.

Em seguida os jogadores pontuam:

1) Habilidades totalmente desenvolvidas: cada uma das habilidades do tabuleiro dão 4 pontos (exceto as chaves).

2) Fichas de bônus de acordo com a quantidades: 1 ficha = 1 ponto, 2-3 fichas = 3 pontos, 4-5 fichas = 6 pontos, 6-7 fichas = 10 pontos, 8-9 fichas = 15 pontos e 10+ fichas = 21 pontos.

3) Tabelas de Coellen: os jogadores ganham os pontos por seus mercadores nos espaços.

4) Cidades Controladas: cada uma dá 2 pontos para o jogador que a controla.

5) Maior Rede de Cidades: o jogador localiza sua maior rede de cidades e multiplica seus escritórios pelo número mais à direita da sua trilha de chaves do tabuleiro individual.

Quem possuir mais pontos de prestígio depois disso, é o vencedor. Em caso de empate, vence quem tiver menos ações liberadas no tabuleiro pessoal. Em caso de novo empate, ganha quem tiver mais escritórios nas cidades. Se empatar, os jogadores compartilham a vitória.

Hansa Teutonica

Final de jogo: azul vence!

Considerações

Hansa Teutonica é um daqueles jogos que são velhinhos, mas sensacionais. A arte dele pode não atrair a todos, mas o jogo é incrível. Ele oferece diversas formas de jogar, o que vai variar de acordo com os jogadores. Em algumas partidas existirá uma disputa por rotas, outras pelas habilidades, em outras na pontuação de Coellen.

O jogo tem poucas regras, comente 5 ações para fazer e a maioria delas é simples. Bem fácil de pegar o jeito e com isso as partidas ficam mais rápidas. Algo muito interessante do jogo é que quando você tira a peça de alguém, vai dar muitos benefícios para o outro jogador. Tanto que se você pegar o macete e ir travando as rotas para ser retirado, vai conseguir fazer muitas ações de graça.

Isso faz com que o jogo tenha bastante interação, pois você vai atrapalhar o outro jogador bastante e ser atrapalhado. Algumas rotas e bônus serão disputados a unha durante o jogo. Principalmente os locais próximos das cidades amarelas. Isso é garantia de muitos pontos durante o jogo.

O fato de você tirar uma peça e liberar uma habilidade, lembra um certo jogo aí (Terra Mystica, cof, cof…), que deve ter se inspirado no Hansa Teutonica. Aqui, isso brilha muito, liberando habilidades e dando pontos de vitória no final do jogo.

A única coisa negativa é a questão temática. Tá, ele é um euro, mas podia ter um pouco mais a ver com a Liga Hanseática, não? Qualquer tema de viagens e rotas pode ser utilizado no jogo. Quem sabe uma edição Ticket To Ride? (risos).

Hansa Teutonica é um clássico dos tabuleiros modernos que traz muitos elementos que foram consagrados em grandes jogos lançados posteriormente. Vale a pena jogá-lo e quem sabe conseguir uma edição perdida por aí?

O que gostei em Hansa Teutonica

  • Diversas formas de jogar e pontuar;
  • Poucas regras;
  • Muita interação;
  • Benefícios para quem é prejudicado.

O que não gostei em Hansa Teutonica

  • Temática não muito a ver com as mecânicas.

Indicado para

Fãs de euro games, jogos de construção de rota e de interação.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑