Reviews

Publicado em janeiro 30th, 2017 | por Francis Weslen

Review – Imperial Settlers: meu império, minha vida

Review – Imperial Settlers: meu império, minha vida Francis Weslen
Complexidade das regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.2


User Rating: 0 (0 votes)

Como um grande entusiasta de games, tanto digitais quanto analógicos, encontrei em Imperial Settlers um pouco dos dois. Arrisco fazer um comparativo a um civ de estratégia que acredito que muitos que estão lendo este post já jogaram ou ouviram falar: Age of Empires II. Em Imperial Settlers eu me senti dentro dele, criando estruturas e recolhendo recursos para entrar em combate ou simplesmente alcançar riquezas e garantir a sobrevivência de sua facção.

Ficha Tecnica Imperial Settlers-01

Componentes

O jogo é  em sua grande parte cartas, no total são 220, sendo elas: 84 cartas comuns, 16 de ataque e 120 de facções (30 para cada facção).

Tem um tabuleiro de pontuação e um para cada uma das facções: Romanos, Egípcios, Japoneses e Bárbaros.

Uma das belezas do jogo são os marcadores feitos em madeira e pintados para representar os recursos como trabalhadores, pedra, comida e madeira. Tem marcadores de papel para os escudos, espadas, dinheiro, primeiro jogador e as fichas especiais da facção egípcia.

Todos bem feitos e com acabamento de primeira.

As ilustrações das cartas se parecem muito com mapas de jogos estratégicos digitais, com a “câmera” retratando elas na diagonal superior.

_FRA7665

Os componentes do jogo

O Jogo

Em Imperial Settlers você irá comandar uma das quatro facções disponíveis. Essas nações acabaram de descobrir novas terras com recursos e oportunidades para se estabelecer e crescer suas fronteiras.

Você terá cinco rodadas para explorar novas estradas, construir estruturas, adquirir e trocar recursos, fazer acordos comerciais e comandar tropas, e se tornar o maior império do mundo. Basta somente prestar atenção nas cartas e fazer as jogadas certas.

Preparação

Antes de mais nada, os jogadores devem escolher qual facção cada irá representar. Feito isso, separe as cartas de cada facção e as comuns. Em seguida, cada um recebe o tabuleiro, cartas e componentes que representam sua facção e posiciona a sua frente. O tabuleiro de pontuação vai no centro da mesa, com os marcadores de cada uma das facções, no espaço de número “0”. No canto direito do tabuleiro de pontuação coloque o marcador de Rodadas no número “1”.

Em seguida, pegue as cartas comuns, embaralhe-as e posicione o monte virado para baixo ao lado do tabuleiro, de forma que todos tenham alcance. Faça o mesmo com os recursos colocando cada um separado perto do tabuleiro de pontuação.

Quando escolherem quem será o jogador inicial, ele receberá o marcador com o desenho do colono. Quando a rodada terminar, ele é passado ao jogador a sua esquerda.

Para finalizar a preparação, cada jogador pesca 2 cartas do baralho de cartas comuns e 2 do baralho de facção. Essa será sua mão inicial.

_FRA7666

Tudo pronto para começar seu império

Objetivo de jogo

Em Imperial Settlers você deverá conquistar o máximo de pontos de vitória em 7 rodadas. Para isso, vai liderar sua facção construindo o máximo de estruturas que puder, coletando recursos e protegendo suas construções das facções inimigas.

Tabuleiro de Facção

Vamos explicar brevemente como funciona este tabuleiro. Você pode escolher um dos lados, sendo um com personagem feminino e outro com personagem masculino. Ele é composto por três “andares” que são Produção, Habilidades e Ações onde as cartas de locais serão colocadas ao lado. Do lado esquerdo do tabuleiro ficarão as cartas de Facção e no direito as cartas de locais comuns. Caso fique um pouco perdido sem saber onde vai cada carta, preste atenção nas estradas ilustradas nelas, as de produção não tem estradas para cima, as de habilidade tem estradas para todos os lados e a de ação não tem estradas para baixo.

Por fim na parte superior ficam as cartas de acordo, que serão colocadas abaixo do tabuleiro, deixando apenas a indicação de acordo o exemplo abaixo.

Imperial Settlers

Exemplo de posições das cartas. À esquerda, cartas de facção. À direita, cartas comuns e no topo, acordos

Turno

Imperial Settlers é um jogo com apenas 5 rodadas, mas não deixe esse número lhe enganar. Existe muita coisa que pode ser feita nessas poucas rodadas, que são as fases:

_FRA7668

À esquerda, uma carta de facção e à direita, uma carta comum

  1. Fase de Observação: cada jogador em sua vez compra uma carta de sua facção. O primeiro jogador da rodada compra do baralho comum o número de cartas igual ao número de jogadores mais 1 (por exemplo, 4 cartas para um jogo de 3 pessoas). Ele escolhe uma e passa para o jogador a sua esquerda. Quando terminar revela novamente a mesma quantidade de cartas, mas desta vez o último jogador é quem escolhe primeiro e em seguida o jogador a sua direita e assim até todos terem comprado uma carta.
_FRA7669

Acima: ouro, espadas e escudos. Abaixo: comida, trabalhadores, pedra e madeira

  1. Fase de Produção: esta fase é simplesmente o que diz, você vai verificar em sua ficha de Facção quais os recursos que a fase de produção lhe proporciona e verificar se você tem cartas e acordos que lhe dão algo nesta fase.
  1. Fase de Ação: nesta fase cada jogador terá o direito de executar uma ação por vez. Em seguida, passa para o jogador à sua esquerda, até que todos fiquem sem recursos ou ações para realizar. Nesta fase você poderá:
  • Construir locais: as cartas em sua mão têm um custo de construção que fica localizado no lado superior esquerdo. Serão necessários gastar esses recursos para construir um local. Alguns locais exigem fundações para serem construídas (ícone de casa). Para isso você deverá descartar uma carta comum de sua mão ou utilizar um dos seus locais comuns que foram destruídos por seu adversário (que vira uma fundação). As moedas servem também para substituir qualquer recurso de pedra, madeira ou comida na hora de construir.
  • Proteger locais: em qualquer momento da rodada, você poderá pegar seu marcador de escudo e alocar nas cartas de locais que desejar. Ele concede um ponto a mais de defesa caso algum espertinho da facção inimiga queira destruir este local. Então ao invés de 2 espadas, ele terá que utilizar 3. Uma vez que você protege um local com escudo, ele não poderá ser retirado ou realocado em outra carta até a rodada terminar. Obs: Os japoneses têm habilidades especiais e podem utilizar trabalhadores para proteger seus locais.
  • Destruir locais: cada jogador terá a possibilidade de destruir locais de seus inimigos ou de sua mão. Para destruir um local de sua mão, descarte um marcador de espada e a carta, recolhendo os espólios que ficam localizados no canto superior direito da carta. Caso um inimigo ataque e destrua um de seus locais, a carta é virada para baixo no mesmo local, transformando a carta em uma fundação. Para destruir um local de carta comum de outra facção você precisará utilizar duas espadas. Caso a carta do inimigo tenha um marcador de escudo, será necessário utilizar uma espada a mais para cada escudo. Os japoneses são os únicos que suas cartas de facção podem ser destruídas e possuem espólios.
  • Fazer acordos: suas cartas de facção tem uma indicação na parte inferior. Quando você fizer um acordo, paga-se 1 alimento (maçã) e coloque a carta por baixo do tabuleiro de facção deixando pra fora apenas a marcação do recurso de ação, e imediatamente você recebe o recurso indicado. Lembre-se que toda vez que chegar a fase de produção, aquele recurso do acordo será gerado para você.
  • Ativar local de ação: no seu tabuleiro de facção terá lá embaixo as construções de ação. Você poderá ativá-las, pagando recursos para gerar outros, ou até mesmo trocando recursos. Mas preste muita atenção, os locais de ação só podem ser ativados uma vez por rodada ou duas vezes caso a mesma indique na descrição.
  • Troca de recursos: na parte inferior do seu tabuleiro de facção existe um espaço que indica a possibilidade de você trocar trabalhadores por recursos e até mesmo cartas de locais. Você poderá trocar quantas vezes quiser durante sua rodada, não tem limite para essa ação, desde que tenha recursos para isso.
  • Passar a vez: às vezes você não tem mais recursos para efetuar ações ou simplesmente não quer fazer mais nada. Existe a possibilidade de passar a vez, mas tome cuidado pois uma  vez que passou a vez, não poderá fazer mais nenhuma ação nesta rodada. A única coisa boa é que não poderá ter suas estruturas destruídas pelos inimigos.
_FRA7670

No decorrer do jogo, o seu tabuleiro vai ficar mais ou menos assim

  1. Fase de Limpeza: quando ninguém mais tiver ações para serem feitas, todos os recursos restantes serão devolvidos a mesa. Só permanecem com os jogadores os recursos que são indicados na parte central do tabuleiro de facção. Com isso encerra-se a rodada.

Final de jogo

Ao final das cinco rodadas, os jogadores farão suas contagem de pontos por estruturas. Esses pontos serão somados aos já conquistados durante o jogo. Cada estrutura de sua facção construída, contará 2 PVs e as de carta comum 1 PV. O jogador que possuir a maior quantidade de pontos será o vitorioso.

_FRA7672

E assim sabemos, quem é que manda no pedaço

Considerações

Imperial Settlers é um jogo muito divertido e consegue prender a atenção de todos na mesa.

Não é aconselhável para jogadores muito competitivos, pois lá pela terceira rodada os combates entre as facções se tornam mais constantes e provavelmente suas estruturas queridas serão derrubadas.

Ele é estratégico e muito punitivo. Se nas primeiras rodadas você ficar muito atrás, dificilmente conseguirá alcançar os outros jogadores. Olhe bem o que você em mãos, o que os seus adversários têm e as habilidades da sua facção. Depois disso comece a planejar o que fazer, para tentar maximizar suas ações.

Conheça bem a sua facção e suas particularidades, como cartas, habilidades, o que pode manter de uma rodada para outra. Isso vai definir a sua forma de jogar e cada facção te leva a um caminho diferente.

Os bárbaros são bons pra destruir cartas e juntar madeira. Os egípcios são bons em copiar as habilidades e fazer ouro. Os romanos tem ótimas construções de facção e consegue dar uma bela rushada na última rodada e conseguir muitos pontos. Os japoneses são muito fortes em acordos e acumular alimentos, além de poder trocar habilidades de outros jogadores.

Imperial Settlers é do tipo de jogo que é ao mesmo tempo simples, mas muito estratégico. Após várias partidas você vai ver como já conseguirá controlar os poderes de cada facção e programar suas ações com antecedência. Um jogo de um grande autor que você precisa ter em sua coleção, ou pelo menos experimentar algumas partidas.

O que gostei em Imperial Settlers

  • Muito divertido;
  • Material gráfico de alta qualidade;
  • Dinâmico;
  • Arte belíssima.

O que não gostei em Imperial Settlers

  • Algumas regras não estão muito claras no manual;
  • Quando os jogadores não conhecem as facções pode haver um desbalanceamento na partida.

Indicado para:

Fãs de jogo de construção de civilização, fãs de jogos estratégicos e jogadores experientes.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Designer, viciado em games digitais, quadrinhos e financiamentos coletivos.



Voltar ao Topo ↑