Reviews

Publicado em agosto 14th, 2017 | por Mr. D

Review – Kingdomino: um reino de dominós

Review – Kingdomino: um reino de dominós Mr. D
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.7


User Rating: 0 (0 votes)

Em Kingdomino, vossa Majestade é um rei que busca expandir as fronteiras de seu reino adquirindo novos territórios e organizando-os da melhor maneira possível. Você precisará de um bom planejamento espacial e visão de futuro para ter o melhor reino da região. O jogo vencedor do Spiel des Jahres 2017, chega ao Brasil em breve pela PaperGames.

Componentes

A qualidade dos componentes da versão da Blue Orange é fantástica. As peças de dominó tem um bom tamanho e espessura. A arte é muito bonita e caprichada, mesmo que tenha ficado pequena nas peças. Até o insert, que normalmente é motivo de polêmica – principalmente em jogos que envolvam castelos – é ótimo e acomoda todas as peças com perfeição. Se a PaperGames trouxer o jogo com a mesma qualidade, vai ser topper!

O que vem na caixa: 4 peças iniciais; 4 castelos; 48 peças de dominó; e 8 meeples.

Os belos componentes dos reinos

O jogo

Kingdomino é um jogo rápido, bonito e muito gostoso de se jogar de colocação de peças. O objetivo dos jogadores é construir o reino mais valioso usando peças semelhantes a um dominó.

Os terrenos e seus nomes não oficiais: Pântano; Grama; Água; Floresta; Trigo e Mina

Preparação do jogo

Cada jogador escolhe um castelo, pega um meeple da cor correspondente e uma peça inicial. No caso de um jogo com apenas dois jogadores, cada jogador pega 2 meeples. Cada jogador posiciona seu castelo sobre sua peça inicial.

Embaralhe as 48 peças de dominó. Num jogo com dois jogadores, remova 24 peças do jogo. Num jogo com 3 jogadores, remova 12 peças de dominó. No caso de 4 jogadores, use todas as peças. Coloque as peças que serão usadas numa pilha com os números para cima.

Sorteie os meeples para definir a primeira ordem de compra.

Agora é só jogar.

Quando cheguei aqui, era só mato

As rodadas

A cada rodada, pegue 3 ou 4 peças de dominó de acordo com o número de jogadores. Organize as peças em ordem crescente e vire a face do terreno para cima. Cada jogador, na sua vez, posiciona o seu meeple na peça que deseja adquirir.

Assim que todos escolherem suas peças, reponha mais 3 ou 4 (sempre em ordem crescente). Em seu turno, cada jogador pega a peça que escolheu, posiciona o dominó em seu reino e coloca seu meeple sobre outra peça de dominó disponível.

Assim que cada jogador escolhe sua peça, novas peças são reveladas e o jogador que está mais acima escolhe primeiro

Colocação de peças

Ao colocar uma nova peça em seu reino, ela deve obedecer a algumas regras:

A peça deve se conectar a outra do mesmo tipo (como um dominó) ou ao seu castelo que conta como se fosse uma peça coringa.

Seu reino é um grid quadrado de 5×5.

Se o jogador não puder cumprir esses requisitos, a peça que ele comprou deve ser descartada.

Ao menos um dos tipos de terrenos deve encaixar para que a peça possa fazer parte do seu reino

Fim de jogo

O jogo acaba quando acabarem as peças de dominó. Ou após cada jogador ter comprado e posicionado (ou tentado posicionar) 12 peças em seu reino.

Pontuação Final

Cada jogador conta os pontos de cada território em seu reino.

Um território é uma área formada por vários quadrados de terrenos adjacentes (Não, diagonal não é adjacente. Não roube!). O território vale o mesmo que o número de quadrados de terreno multiplicados pelo número de coroas no mesmo território. Ou seja, se não houver uma coroa no território, ele vale 0 (zero) pontos.

Não confunda terreno e território. Um terreno é apenas um quadrado. Um território é um conjunto de terrenos iguais e adjacentes.

Vence o jogador com mais pontos. Em caso de empate, vence o jogador com maior território, não importando o número de coroas.

O jogador azul fez 34 pontos (talvez você não esteja vendo, mas tem uma coroa na floresta atrás do castelo)

Considerações

Antes mesmo de jogar Kingdomino, eu já apostava nele como vencedor do Spiel des Jahres deste ano. Pois a ideia do Cathala de unir um jogo clássico como o dominó a mecânicas mais modernas e o tema medieval/fantasia é fantástica. E eu não estava enganado. O jogo é muito bom. Fácil de entender, boa rejogabilidade, muitas escolhas e, geralmente, placares apertados.

A arte do jogo também é de encher os olhos. Cada peça é cheia de detalhes e única de modo que, mesmo quando ela tem terrenos iguais, a arte é diferente. Minha única queixa é que devido ao tamanho das peças, fica mais difícil aproveitar todos os detalhes.

A experiência de jogar Kingdomino é muito boa em qualquer número de jogadores. Inclusive, eu que não gosto de jogar em dois, achei a experiência muito agradável. Chego a ter dúvidas se Kingdomino fica melhor ao ser jogado em 2 ou com mais pessoas. Porém, apesar da experiência variar com o número de jogadores, o jogo é sempre muito bom e, geralmente, rápido. Em algum momento pode até rolar um Analysis Paralysis, porque todos queremos encaixar as peças da melhor maneira possível, mas não chega a ser algo que incomode. Por aqui, rolava até uma zoeira se a pessoa demorasse demais. haha

O nível de interação entre os jogadores é muito bom também. Às vezes o jogador vai ter que decidir se é melhor abrir mão da peça que você quer pra não deixar o adversário pontuar. Às vezes ele vai querer pegar a primeira peça pra ir primeiro na próxima rodada.

Enfim, Kingdomino é um jogo fantástico onde a simplicidade e a estratégia se encontram. Dúvido que você vai jogar uma partida só.

O que gostei em Kingdomino

  • Muito divertido;
  • Arte muito bonita;
  • Tempo de jogo rápido;
  • Fácil de aprender;
  • Diversas estratégias para pontuar.

O que não gostei em Kingdomino

  • Embaralhar as peças pode partir o coração. Há sempre o medo de estar danificando as peças;
  • Os detalhes da bela arte acabam não podendo ser tão apreciados pois acabam ficando pequenos nas peças.

Indicado para

Jogadores novos e experientes, eurogamers, fãs de jogos de colocação de peças, jogos de duração rápida e apreciadores de jogos bonitos.

Tags: , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑