Reviews

Publicado em abril 17th, 2017 | por Francis Weslen

Review – Loony Quest: aventuras na ponta da caneta

Review – Loony Quest: aventuras na ponta da caneta Francis Weslen
Complexidade das regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

3.8


User Rating: 4.3 (1 votes)

Chegou a hora de enfrentar vários desafios, obstáculos e monstros nos 7 mundos de Arkadia em Loony Quest da Galápagos Jogos. Prepare-se para aprender como entrar nessa divertida aventura e ver quem da mesa manja dos “paranauê” dos desenhos.

Ficha Tecnica Loony Quest

Componentes

A caixa é pequena, mas dentro dela tem muita coisa. Em Loony Quest sua própria embalagem faz parte dos cenários, similar ao Dixit mas com um insert plástico temático. Todos os componentes são guardados no centro deste cenário. São eles 21 tiles de níveis frente e verso que permitem 42 níveis de jogo, 5 transparências, 5 tabuleiros de jogador, 5 canetinhas, 1 ampulheta (para os mais demoradinhos), 5 marcadores de pontos, 5 marcadores de personagem, 28 fichas de bônus, 24 fichas de penalidade e 5 paninhos (apagadores). Além disso tudo ainda vem um poster bonitão de brinde.

_FRA7974

Os componentes bonitões do jogo

O jogo

Em Loony Quest você entrará no magnífico mundo de Arkadia onde você disputará com outros jogadores a sucessão ao trono do rei Fetor. Ele organizou um torneio em que os participantes irão viajar por vários mundos e níveis fantásticos, habitados pelos seres chamados Loonies (os bicho que adora uma treta). Claro que ao longo desta jornada vai existir muito jogo sujo. Quem vencer esse torneio, será o novo rei!

Preparação

Primeiro tire tudo de dentro da caixa (sério?). Cada jogador escolhe um personagem que irá lhe representar nesta aventura. Feito isso pegue o marcador de personagem e o de pontos do mesmo posicionando no número zero mostrado no console da caixa. Distribua canetinha, transparência e paninho (apagador) para cada jogador na mesa. A transparência deverá ser posicionada no tabuleiro de jogador, lembrando que o mesmo deverá ficar com sua face branca virada para cima.

Monte ao lado da caixa as pilhas das fichas de bônus, fichas de penalidade e ampulheta. Para finalizar a nossa preparação, escolha o primeiro cenário do mundo 1 e posicione-o no centro do console da caixa.

Como você pode desenhar

Antes de mais nada, vamos mostrar as formas que você poderá desenhar em Loony Quest. Durante as várias missões, você vai utilizar quatro tipos diferentes de desenho, que são os primeiros itens indicados na caixa de desafios do nível, sendo eles:

  • Ligar: simbolizado na caixa de desafios com uma linha com um ponto em cada extremidade. Para que você obtenha sucesso nesta missão, seu desenho deverá começar dentro de um item indicado no nível e terminar em outro. Se do lado esquerdo existe um número, ele indicará a quantidade de ligações que o nível necessita;
_FRA7981

Ao “Ligar” você sai de um ponto e vai ao outro

  • Mover: simbolizado na caixa de desafios com uma linha que tem um ponto de início e um pontilhado no final. Ao contrário do Ligar, esta deverá começar em um item e terminar em qualquer lugar no nível;
_FRA7980

Em “Mover” você pode terminar em qualquer lugar do nível

  • Circular: simbolizada na caixa de desafios com um círculo e um ponto. Para que você consiga ser bem-sucedido nessa missão, o item alvo indicado na missão deverá ser contornado por completo sem ser tocado pela linha. Se do lado esquerdo existe um número, ele indicará a quantidade de círculos que o nível necessita;
_FRA7979

“Circular” os elementos indicados na ficha de nível, quantas vezes for indicado

  • Marcar: simbolizada por um simples ponto com um alvo branco. Quando você entrar em combate com um inimigo nos níveis, você deverá marcar um simples ponto. Cada ponto que acertar um inimigo, você ganhará a quantidade de XP indicada na Caixa de Aventura dentro da Caixa de Desafios no nível.

Agora que já sabemos como funciona cada desenho em Loony Quest, devemos lembrar que linhas cruzadas ou bifurcadas anulam o desenho na fase de pontuação.

As missões

Cada missão é diferente das outras, mas possuem diversos ícones e ações que se repetem conforme você vai avançando. Para que a missão seja bem-sucedida e seu personagem ganhe XP, você deverá se orientar pela Caixa de Desafios que a missão lhe propõe.

Alvos: Os Alvos da missão são indicados por uma engrenagem verde clara se o item aparecer apenas uma vez no nível. Quando existir mais de um alvo, ele será indicado pela cor Verde Escura.

Pontos: em alguns níveis você encontrará alguns itens na Caixa de Aventura indicados por um círculo de cor verde clara. Esses itens, se acertados, lhe darão benefícios como pontos de experiência que normalmente são indicados por estrelas pratas. Se você encontrar itens envoltos por uma caixa vermelha e uma estrela prata quebrada, saia correndo! Estes alvos farão com que você perca XP, cada vez que tocá-los. Agora se você tocar um ícone de caveira, esqueça, você não leva nada deste nível. Caso você tenha um resultado negativo, seu mercado de XP não recua, ele ficará no mesmo lugar.

Itens Neutros: se no nível você por acaso tocar a caixa de desafios, informações ou até mesmo um item que não está indicado com a estrela prateada quebrada na Caixa de Desafios, nada acontece;

Itens Contornados: no meio do cenário existirão itens com contornos. Alguns itens que estão indicados na Caixa de Desafios podem estar dentro de estruturas cercadas por uma linha pontilhada. Isso indica que esse local inteiro contará como acerto para aquele item;

Fichas de Bônus e Penalidade: quando você tocar em alguma delas durante sua aventura, automaticamente você irá pegá-las da pilha no final da fase de pontuação para serem utilizadas no próximo nível.

_FRA7983

Fichas de Bônus

Sendo as fichas de Bônus:

  • Banana: você deverá jogá-la na transparência um adversário, não colocá-la. Se ela cair da transparência, seu ataque foi perdido. Caso ela caia em cima da transparência, isso Impedirá que o player possa desenhar por aquele caminho e girar a transparência para uma maior precisão;
  • Mosquito: essa é “zicada”. O jogador que receber essa ficha de algum outro jogador, deverá equilibrá-la no topo de sua canetinha. Se a ficha cair, o jogador deve pegá-la e equilibrá-la novamente para continuar;
  • Vassoura: nem todas as fichas de penalidade são ruins. Utilizando a vassoura, você pode transferir uma ficha de penalidade que tenha recebido no momento para outro jogador podendo ser o mesmo que desferiu a “facada”;
  • Escudo: permite cancelar uma perda de pontos de experiência que uma armadilha tenha causado. Lembrando que você poderá utilizá-la para anular qualquer armadilha que tenha caído;
  • XP: quando o jogador adquirir uma ficha de XP, poderá na fase de pontuação mover mais dois pontos à frente o seu marcador.
_FRA7982

Fichas de penalidade. Aí que o perigo mora!

As fichas de Penalidade:

  • Cãibra: o jogador que sofrer esta penalidade não poderá dobrar seu cotovelo. Será preciso manter o braço reto o tempo todo enquanto desenha naquele nível. Não vale tentar desenhar de pé, é sentadinho meu filho!
  • Pinça: as coisas vão só piorando. Quando o jogador sofre esta penalidade, ele poderá neste nível segurar a canetinha apenas com o dedão e o mindinho. Sacanagem, heim!
  • Vórtice: quando o jogador for afetado pelo Vórtice, ele deverá virar o tabuleiro de jogador com a face ilustrada para cima e sua transparência em cima. Deixando confusa a visão na hora de desenhar. Mas calma, ele voltará ao normal após ter terminado o nível;
_FRA7985

Verso do tabuleiro do jogador

  • Inversão: quando receber esta penalidade, o jogador deverá trocar a sua mão para desenhar. Se ele costuma desenhar com a esquerda, neste nível deverá desenhar com a direita;
  • Ciclope: esta é a mais simples. Quando afetado, o jogador fará o desenho utilizando apenas um olho, mantendo o outro fechado o tempo todo.

Fases do jogo

O jogo acontece em 3 fases, sendo que na primeira vão acontecer as rodadas e acontece em 3 momentos: Resolução de Nível, Missão e Pontuação. A segunda é a troca de nível e a última é o encerramento do jogo.

1ª Fase

a) Resolução do nível: já começamos o jogo zuando nossos “amiguinhos” na mesa, com um belo take that. Durante a partida, cada jogador irá conquistar algumas fichas de pegadinha nos níveis que enfrentar. É a hora de utilizá-las, com exceção do Escudo e de XP que só podem ser ativadas na fase de pontuação. Você pode jogar quantas quiser e em quem quiser. O jogador que tiver a maior pontuação no momento será o primeiro, seguindo em ordem decrescente, os outros.

b) Missão: assim como as fichas de pegadinha, você também pode adquirir em alguns níveis, fichas de penalidade. Estas fichas são ativadas neste momento automaticamente. Todas elas podem ser cumulativas, então cuidado pra não se “estrepar”.

Em seguida, vire a ampulheta e cada jogador comece a traçar seu caminho desenhando na transparência. Você pode apagar e desenhar quantas vezes quiser enquanto o tempo não acabar. Quando o tempo acabar, todos devem parar de desenhar.

c) Pontuação: o jogador com a maior pontuação coloca sua transparência em cima do nível no centro do console. Com isso, cada um realiza a análise e contagem dos pontos conquistados no nível, respeitando a ordem sempre decrescente de pontuação.

2ª Fase – Próximo Nível: recolha todas as fichas de penalidade e bônus que sobraram no nível e devolva na base da pilha. Depois, retire o nível atual e o substitua pelo seguinte com um detalhe. Faça um giro de 90º no sentido horário que o anterior estava. Com isso todos terão a chance de ter um nível virado de pé para sí.

3ª Fase – Fim do Jogo: quando o último nível for explorado, incluindo o “Boss”. O jogador com maior número de XP será o campeão do torneio e o novo sucessor do trono de Arkadia.

Final de jogo

Depois da terceira fase, o jogador que tiver o maior número de XP será o vencedor de Loony Quest.

_FRA7977

E assim termina: quem fez mais pontos, ganha

Considerações

Para você que curte um party game cheio de emoções, interações e take that, Loony Quest é perfeito! Ele consegue garantir boas gargalhadas em qualquer mesa sendo jogadores veteranos ou iniciantes. Altamente recomendado para quem curte jogos como Imagem & Ação e Codinomes que conseguem um nível alto de interação entre os jogadores e muita diversão.

O manual do jogo é um dos fatores que mais impressiona no game, sendo objetivo, intuitivo e cheio de exemplos. Isso facilita o entendimento rápido das regras e dos cenários que cada aventura oferece. Quem tem certa dificuldade de interpretação ou aquele amiguinho que toda hora para o jogo para levantar uma “lebre”, não vai ter dificuldade em compreender o jogo.

As ilustrações são um show a parte e conseguem, garantir boas vendas só pela embalagem. A qualidade gráfica nem se fala, com tiles plásticos e acabamento com relevo e verniz localizado. O fato de terem inserido um console que ao mesmo tempo é um insert, foi genial, conseguindo ser melhor do que o do Dixit. Acredito que essa é uma das marcas registradas da Libellud.

O único porém do jogo é que como é basicamente sobre desenhar, pode não agradar quem tem dificuldades com isso, ou que não goste. Mas, como não requer muita habilidade, pode ser uma forma de chamar esse público. Com a criançada, isso aqui é sucesso garantido!

O que gostei em Loony Quest

  • Simplicidade de regras;
  • Arte muito bonita;
  • Componentes de alta qualidade;
  • Nível de interação alto.

O que não gostei em Loony Quest

  • Design não muito funcional dos marcadores de pontuação;
  • Não vai agradar àqueles que não gostam de desenhar e a pegada da arte pode fazer parecer o jogo muito infantil.

Indicado para

Jogadores que curtem party games e jogos que exigem um alto nível de interação. Fãs de jogos de destreza e deseho..

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Designer Gráfico, nerd de carteirinha, cinéfilo e streamer. Apaixonado por jogos de miniaturas e cooperativos. Lutando todos os dias pela glória de um bom ameritrash.



Voltar ao Topo ↑