Reviews

Publicado em outubro 23rd, 2017 | por Mr. D

Review – Looterz: tire a mão que esse ouro é meu!

Review – Looterz: tire a mão que esse ouro é meu! Mr. D
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

3.3


User Rating: 0 (0 votes)

Em Looterz você recruta aventureiros para explorar uma dungeon lendária e cheia de tesouros. Sem sangue! Sem glória! Apenas o ouro importa! Divirta-se com seus amigos nesse jogo cheio de take that que não demora 3 horas ou mais pra terminar!

Componentes

Os componentes desse pequeno filler são muito legais. Looterz conta com moedas de plástico (tipo do Arcadia Quest), tokens de plástico em formato de coração (tipo Love Letter), dados personalizados (tipo Los Angeles Lakers. haha) e muitas cartas

O que vem na caixa: 36 tokens de Loot (moedas); 40 tokens de vida; 6 dados; 6 cartas de ajuda; e 60 cartas de Looterz.

Componentes de Looterz

O jogo

Looterz é um take that onde você recruta aventureiros na taverna para encontrar loot (moedas) ou atacar os adversários. O turno de cada jogador é dividido em 4 fases. O primeiro a conseguir determinado número de loot, vence o jogo.

Preparação do jogo

O primeiro jogador começa com 3 cartas e os demais com 4 cartas. O restante das cartas de Looterz forma uma pilha de compras no meio da mesa que é a Taverna. Ao lado desta, tem a pilha de descartes, o Cemitério. Os tokens e dados ficam ao alcance de todos.

Setup preparado para um jogo de 4 jogadores!

As rodadas

O jogador inicial é decidido aleatoriamente e ele começa com uma carta a menos. Porque não é legal dar muita vantagem ao jogador inicial.

Cada jogador realiza as seguintes fases em ordem: 1 – Primeiro Recrutamento; 2 – Dungeon; 3 – Segundo Recrutamento; e 4 – Sacrifício.

1 – Primeiro Recrutamento

O jogador deve escolher recrutar ou comprar uma carta.

Se recrutar, coloque um dos aventureiros em sua mão, na Dungeon (mesa). Coloque tokens de vida sobre a carta do Looter pra marcar quanta vida ele tem no momento.

Se comprar uma carta, você pega a carta do topo da Taverna.

Alguns Looterz com seus tokens de vida

2 – Dungeon

Nessa etapa, o jogador usa todos os seus Looterz que estiverem na Dungeon. Cada Looter pode fazer uma das seguinte ações:

  • Procurar por loot – o jogador rola tantos dados quanto o Looter tem de vida no momento. Cada resultado menor ou igual ao Poder do Looter é um sucesso. Cada sucesso é uma moeda!
  • Atacar – o jogador escolhe um Looter como alvo (ele pode inclusive escolher um looter dele mesmo). O jogador rola tantos dados quanto o Looter tem de vida no momento. Cada resultado menor ou igual ao Poder do Looter é um sucesso (ctrl+c e ctrl+v). Cada sucesso é uma vida arrancada do looter adversário! Isso é importante para mandar os aventureiros adversários para o Cemitério. Caso não perca toda a vida, ao menos o Looter adversário vai  rolar menos dados.
  • Usar uma habilidade especial – os Looterz que possuem a palavra Activation em seus texto, pode escolher usar essa habilidade nessa fase. Não precisa rolar nenhum dado. Apenas siga as instruções da carta.

O Dragonling procurou por loot e teve dois sucessos

3 – Segundo Recrutamento

O jogador deve escolher recrutar ou comprar uma carta.

Se recrutar, coloque um dos aventureiros em sua mão, na Dungeon (a mesa). Coloque tokens de vida sobre a carta do Looter pra marcar quanta vida ele tem no momento.

Se comprar uma carta, você pega a carta do topo da Taverna.

(ctrl+c e ctrl+v. Porque, sim!)

Um Looter mais saudável rende mais na Dungeon

4 – Sacrifício

O jogador só pode ter 3 aventureiros na sua frente nessa fase. Qualquer Looter a mais deve ser sacrificado.

O jogador também não pode ter mais de 10 cartas na mão no fim dessa fase, de outro modo, ele deve descartar o excedente.

Como não posso ficar com mais de 3 Looterz no final da minha jogada, o Necromante vai ter que rodar

Habilidades Especiais dos Looterz

Os Looterz possuem habilidades especiais diferentes e que são usadas em momentos diferentes do jogo. Portanto o jogador precisa entender a habilidade e quando ela pode ser usada. O próprio manual do jogo separa uma sessão de palavras-chave para deixar bem explicado.

  • Activation – Essa habilidade pode ser usada na fase de Dungeon.
  • Last Wish – Essa habilidade tem efeito quando esse Looter morre, é destruído ou sacrificado. Mas não é ativado quando a carta é descartada direto de sua mão.
  • Recruitment –  Essa habilidade tem efeito quando esse Looter é recrutado. Ou seja, quando ele é colocado na Dungeon, essa habilidade é executada.
  • Sacrifice – Significa que você deve pegar um Looter que você controla e mandá-lo para o Cemitério.
  • Steal – Você pode pegar uma moeda de quem tiver mais moedas. Você não vai poder ficar de picuinha e prejudicar alguém por questões pessoais! Você vai ter que roubar de quem tem está vencendo! (Pessoalmente acho que isso nem deveria ser regra, mas já percebi em vários jogos que atacar quem está vencendo não é senso tão comum assim.)
  • Taunt – Esse Looter é o Tank da Party. Qualquer ataque contra o jogador, deve ter o aventureiro com essa habilidade como alvo.

Vários Aventureiros e suas habilidades especiais

Final do jogo

O jogo termina assim que alguém conseguir completar a meta de Loot. O manual estipula certos números que variam de acordo com a quantidade de jogadores. Porém, vocês podem escolher aumentar ou diminuir esse número a fim de alterar a duração do jogo. Se o acordo for quem conseguir 10 Moedas primeiro ganha, adivinha o que acontece quando alguém conseguir a décima Moeda?

O jogador conseguiu as 10 Moedas e vence imediatamente o jogo

Considerações finais

Looterz é um filler rápido, divertido e cheio de take that. É um jogo pra se jogar despretensiosamente e se divertir com os amigos. Ousaria dizer que ele tem um pouco do feeling do Munchkin, mas o jogo não demora eternamente e os outros jogadores não podem interferir tanto nas suas jogadas.

O jogo rola legal. As regras não são complicadas, mas no manual tem uma página que fala sobre algumas situações que podem gerar dúvidas. Os componentes são muito bons. A temática se encaixa bem com o jogo e também com as habilidades especiais. O manual tem comentários engraçados sobre o jogo, inclusive uma piada sobre a segunda fase de recrutamento, que convenhamos, não faz sentido tematicamente falando.

Meu único porém vai pra arte do jogo. Eu entendo que é pra ser cartunesco e engraçado, mas a arte é horrorosa. O tom das cartas é todo em amarelo e roxo, eu como gosto do LA Lakers, não achei as cores ruins. Bom, com exceção da arte, é um jogo leve e divertido pra passar um tempo com os amigos.

Existe um fator sorte no jogo, mas nem tudo depende de rolagem de dados nele. Você pode se concentrar nas habilidades especiais pra depender menos dos dados. Você ainda tem liberdade pra decidir qual a meta do jogo fazendo o jogo ficar mais rápido ou mais disputado. Mas tenha em mente que ele é um party game, jogue pra se divertir com os amigos e não se estresse se você não ganhar.

O que gostei em Looterz:

  • Não é difícil de explicar;
  • Boa variedade de cartas;
  • Jogo rápido;
  • Divertido.

O que não gostei em Looterz:

  • A arte é muito feia, horrorosa, terrível, péssima.

Indicado para

Fãs de fillers, take that e jogos para família. Recomendado para novatos e pessoas que queiram se divertir sem pensar muito.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑