Reviews

Publicado em agosto 31st, 2015 | por Jonathan Sampaio

Review – Love Letter – Gata, tem garfo?

Review – Love Letter – Gata, tem garfo? Jonathan Sampaio

Notas Tábula Quadrada

Complexidade de Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary: O que você achou do jogo? Dê sua nota também.

2.8

Nota Final


User Rating: 3.6 (5 votes)

Agora é a hora de você por em prática as suas melhores e infames cantadas (como a do título, por exemplo) para levar o coração da linda Princesa Anete.

Este é um card game que vai lhe deixar tenso. Quando todos já conhecem as regras e as cartas, a dinâmica do jogo fica bem melhor. Esse é o tipo de jogo para levar como um trunfo para qualquer lugar, ou seja, se nada der certo, saque o Love Letter e conquiste a Princesa!

Componentes

16 Cartas de personagem e 4 de referência;

15 Marcadores de coração;

1 Saquinho de tecido;

1 livro de regras.

A história

Tudo começou quando a Rainha Mariana foi pega com a mão no queijo (ou na faca, não se sabe!). Sua linda filha e herdeira, a Princesa Anete ficou desolada com a notícia. Para lhe apaziguar a tristeza e trazer alegria de volta a sua vida, pretendentes de todo o reino estão tentando cortejá-la. Você é um desses pretendentes e precisa fazer com que sua carta chegue até a princesa, que está trancada no palácio. Para isso, vai precisar da ajuda de intermediários para levar sua mensagem a ela.

Durante o jogo, você mantém uma carta na mão em segredo. Ela representa quem está levando sua mensagem de amor para a princesa atualmente. Garanta que a pessoa mais próxima da princesa leve a sua carta de amor ao final do dia para que ela a receba primeiro e você conquiste o coração dela!

Ficha Tecnica Love Letter

Preparação

Embaralhe as 16 cartas a fim de formar um baralho de compra com cartas viradas para baixo. Remova do jogo a primeira carta do baralho sem olhar.

Caso esteja jogando uma partida com dois jogadores, retire mais três cartas do topo do baralho e as coloque ao lado, viradas para cima. Elas não serão usadas nesta rodada.

Cada jogador compra uma carta do baralho. Ela ficará na mão do jogador e não deve ser revelada aos outros, ou distribua 1 (uma) carta para cada jogador.

O jogador que mais recentemente, esteve em um encontro amoroso começa (em caso de empate, o mais novo começa).

PostJogoLoveLetter

As cartas do jogo.

Como jogar

Love Letter é jogado em uma série de rodadas. Cada rodada representa um dia. Ao final de cada rodada, a carta de um jogador chega à Princesa Anete e ela a lê. Quando ela tiver lido cartas suficientes de um mesmo pretendente, ela se apaixona por ele e lhe concede permissão para cortejá-la. Esse jogador conquista o coração da princesa e vence o jogo.

 

Turno

Em seu turno, compre uma carta do topo do baralho e a coloque na mão. Depois, escolha uma das duas cartas em sua mão e descarte-a à sua frente, virada para cima e aplique o efeito da carta descartada. Você deve aplicar esse efeito, mesmo que seja ruim para você.

Todas as cartas descartadas permanecem na frente do jogador que a descartou. Sobreponha as cartas de modo que fique clara a ordem em que foram descartadas. Isso ajuda os jogadores a adivinhar quais cartas os outros jogadores podem ter (e aqui começa aquele velho desfazimento de amizades).

Após ser aplicado o efeito da carta, inicia-se o turno do jogador à sua esquerda.

 

Fora da Rodada

Se um jogador for eliminado da rodada, ele descarta a carta da mão virada para cima (sem aplicar seu efeito) e seu turno é pulado até a próxima rodada.

 

Honestidade

É possível que um jogador roube (Que feio! Por traição o Rei mandou prender a Rainha, se roubares ele pedirá sua cabeça como prêmio!) ao ser desafiado pela Guarda ou se não descartar a Condessa, caso também tenha o Rei ou o Príncipe na mão. Recomendamos que você não jogue com trapaceiros que roubam em jogos leves e divertidos.

 

Fim de uma rodada

Uma rodada termina quando o baralho estiver sem cartas ao final de um turno. A residência real fecha as portas até o dia seguinte, a pessoa mais próxima da princesa entrega a carta de amor e a Princesa Anete se recolhe a seus aposentos para lê-la.

Caso todos os jogadores ainda estiverem na rodada, quando o monte de compras acabar, todos revelam a carta da mão. O jogador com personagem de maior valor vence a rodada. Em caso de empate, o jogador que descartou as cartas com maior valor total vence.

Uma rodada também termina se sobrar apenas um jogador; neste caso, esse jogador vence.

Ao final da rodada, o vencedor recebe um marcador de afeto (um coração). Embaralhe todas as 16 cartas e jogue uma nova rodada, seguindo todas as regras de preparação. O vencedor da rodada anterior começa, pois a princesa falou bem dele durante o café da manhã.

PostCoracãoLove

Aquele que alcançar primeiro a quantidade certa de corações, ganha.

Vencedor

Um jogador vence o jogo após ganhar certo número de marcadores de afeto, o que varia de acordo com o número de jogadores:

2 jogadores – 7 marcadores.

3 jogadores – 5 marcadores.

4 jogadores – 4 marcadores.

PostCardsLove

Os personagens do jogo.

Conhecendo as cartas

O jogo possui 8 cartas. Cada carta com um nome diferente representa alguém na residência real. Existem cartas que possuem mais de uma cópia e algumas apenas uma.

Cada carta tem um valor no canto superior esquerdo – quanto maior o número, mas próximo da princesa é a pessoa. Na parte inferior de cada carta, há uma caixa de texto que descreve o seu efeito ao ser descartada.

Há também cartas de referência (o que ajuda muito os virgens, digo os iniciantes na arte do amor!). Elas contém uma lista das várias cartas do jogo, bem como o efeito de cada uma e a quantidade de cópias presentes no baralho. Elas não são usadas no jogo, mas servem de lembrete para os jogadores.

  1. PRINCESA ANETE

Se você descartar a Princesa – independentemente da forma ou do motivo – ela jogará sua carta no fogo. Você será eliminado da rodada. (Mandou mal virjão!)

  1. CONDESSA GUILHERMINA

Diferente das outras cartas, cujo efeito ocorre quando são descartadas, o texto na Condessa tem validade enquanto ela estiver na mão. Na verdade, só não se aplica quando você a descartar.

Se você tiver a Condessa acompanhada do Rei ou do Príncipe na mão, você deve descartar a Condessa. Você não tem que revelar a outra carta da mão. É claro que você também pode descartar a Condessa quando não tiver um membro da família real na mão. A Condessa é chegada a joguetes psicológicos…

  1. REI ARNALDO IV

Ao descartar o Rei Arnaldo IV, troque a carta de sua mão com a de outro jogador à sua escolha. Você não pode trocar cartas com um jogador que esteja fora da rodada ou com alguém protegido pela Aia. Se todos os jogadores ainda na rodada estiverem protegidos pela Aia, esta carta não tem efeito.

  1. PRÍNCIPE ARNALDO

Ao descartar o Príncipe Arnaldo, escolha um jogador (inclusive você). Esse jogador descarta a carta da mão (o efeito não se aplica ao príncipe) e compra uma nova. Se o baralho estiver sem cartas, o jogador compra a carta que havia sido removida no início da rodada. Se todos os outros jogadores estiverem protegidos pela Aia, você deve escolher a si mesmo.

  1. AIA SUZANA

Ao descartar a Aia, você estará imune aos efeitos das cartas de outros jogadores até o início de seu próximo turno. Se todos os outros jogadores estiverem protegidos por Suzana, o jogador deve escolher a si mesmo se possível.

  1. BARÃO TALUS

Ao descartá-lo, você escolhe um jogador na rodada. Você e esse jogador comparam as cartas da mão secretamente. O jogador com o personagem de menor valor (ou seja, menos próximo da princesa) é eliminado da rodada. Em caso de empate, nada acontece. Se todos os jogadores ainda na rodada estiverem protegidos pela Aia, esta carta não tem efeito.

  1. PADRE TOMAS

Ao descartar o Padre, você pode olhar a carta da mão de um jogador secretamente. Padres sabem manter segredos.

  1. GUARDA ODETE

Ao descartar a Guarda, escolha um jogador e diga o nome de uma carta (menos a Guarda, afinal, ninguém acusa a Guarda). Se esse jogador possuir a carta mencionada, ele será eliminado da rodada. Se todos os jogadores ainda na rodada estiverem protegidos pela Aia, esta carta não tem efeito

PostTotalLoveLetter

Os componentes da versão importada.

Considerações finais

Prós: Love Letter é um jogo simples e para todas as horas. Eu costumo dizer que não tem erro, onde você for, se tive um Love Letter, a diversão está garantida. O jogo é simples, divertido e como já mencionado antes, chega a ser tenso. A bela arte te ajuda a entrar no clima e é sempre um motivo para rolar aquelas piadas e cantadas infames que você tem guardada, gerando muitos momentos de alegria. É uma ótima forma de aquecer a noite para aquele Game Of Thrones ou Battlestar Galactica.

Contras: Esse é o tipo de jogo que se tiver aquele amiguinho mais esquentado, pode ser que desfaça a amizade. Sempre pode haver um atrito entre os jogadores (poxa cara, eu de novo?), então se tiveres aquele velho amigo com mania de perseguição, evite-o (ou não). E como todo party game, ele é rápido demais e pode enjoar.

Tags: , , , , , , ,


Sobre o Autor

Estudante de direito, gosta mais de card games do que pizza. Está planejando criar sua própria facção em Smash Up.



Voltar ao Topo ↑